Educação e Trabalho
Os ministérios da Educação e do Trabalho assinaram, no dia 22, um protocolo que permite a entrada em funcionamento de um sistema de observação para acompanhar a inserção dos diplomados pelo ensino superior no mercado de emprego.
O observatório visa a criação de bases para a tomada de decisões e a concepção de políticas de emprego e de educação, e assentará na acção desenvolvida por serviços dos dois ministérios.
O trabalho a desenvolver, baseado na recolha de informação fornecida pelos parceiros das áreas da educação e do emprego, compreende a procura e oferta de emprego e a relação entre as instituições de ensino superior e a indústria.
Este sistema de observação de percursos de inserção dos diplomados do ensino superior insere-se no programa para a integração de jovens na vida activa e no Plano Nacional de Emprego.
Segundo o protocolo, a implementação do sistema de observação permanente será alimentada por vários actores e instituições (universidades, politécnicos, empresas, associações profissionais e de estudantes e outros parceiros sociais) e funcionará, por um lado, como suporte às entidades de mediação entre oferta e procura de emprego, e, por outro, como um contributo para avaliação global do sistema de ensino superior.
Ao abrigo do acordo entre os dois ministérios, os dados globais gerais, resultantes do tratamento preliminar dos inquéritos, serão publicados anualmente.
Cada ministério poderá, entretanto, desenvolver outros estudos e publicações específicos às respectivas áreas de competências.