CULTURAS E DESPORTOS

 

SUGESTÃO

 

SERÕES CULTURAIS

Amanhã, às 22 horas, Gianmaria Testa, acompanhado pelos irmãos Mansuco, apresentará, nos Claustros do Convento, em Faro, um espectáculo de canções populares italianas, abrindo oficialmente a 4ª edição dos «Serões Culturais».

Organizado pela Câmara Municipal de Faro, esta prestigiada iniciativa visa «responder às expectativas de um público que se habituou, desde há quatro anos, a participar numa programação musical e artística mais selectiva».

Assim, a partir de amanhã e até ao dia 27 de Setembro, o Algarve em geral e a cidade de Faro em particular terão à disposição uma programação artística de elevado nível.

Para além de Gianmaria Testa, que abre a temporada, haverá espectáculos a cargo da Companhia Rossini (Suíça), do Teatro Kabuki (Japão), de Thomas Leabart (mimo corporal dos Estado Unidos), dos Made Djimat e Ensemble Tjanolarang (grupo de dança do Bali), do quinteto vocal Le Voci Atroci (Itália), do Coro Infantil de Maitrise Henri Duparc (França), de Aringa Verdurini (teatro cómico musical da Itália), de Ranuga Pinigrahi e Ensemble (música e dança da Índia) e de Cantovivo (grupo histórico de folk italiano), na área internacional.

A representação portuguesa apresentará um concerto de música contemporânea nacional, três recitais de órgão (na Sé catedral) a cargo de João Vez, de Libertin Blanc e de António Duarte; um concerto de música de câmara e um espectáculo de música tradicional portuguesa apresentado pelo grupo Vá-de-Viró, do Conservatório Regional do Algarve.

Para complementar o programa musical haverá também sessões de cinema no Cine Clube de Faro, precedidas de breves palestras.

A julgar pela qualidade da sugestão, depois de um dia de Verão na praia, nada melhor que um «Serão Cultural» em Faro. Não perca!

 

NOITES DE BAILADO
Sintra-Festival’98
14 de Agosto – Ballet Espanhol Antonio Márquez
21 e 22 de Agosto - Ballet Stanislavsky

 

QUE SE PASSA

 

CONVERSA EM ABRANTES

Hoje, pelas 21 e 30, realiza-se na Biblioteca Municipal António Botto uma «Conversa Com Música», contando com a presença do convidado brasileiro Jorge Mautner, num diálogo cativante com Francisco Lopes e Maria Helena Torrado.

O II Simpósio Internacional de Escultura em Ferro na Cidade de Abrantes decorre até ao dia 8 de Agosto, contando com a participação de sete escultores portugueses e um estrangeiro.

Durante este período poder-se-á observar os artistas participantes a esculpirem as suas obras ao vivo, sendo todo o trabalho desenvolvido no antigo Matadouro Municipal.

 

SAMBA EM ALBUFEIRA

Termina amanhã o programa de animação de rua organizado pela Câmara Municipal para o mês de Julho com um espectáculo de música brasileira a cargo de Geraldo Maia, no Largo Engenheiro Duarte Pacheco, às 22 horas.

Entretanto, saiba que a Casa do Jovem está a promover uma Oficina de Teatro destinada a jovens com idade igual ou superior a 15 anos.

A actividade vai decorrer nas instalações do antigo tribunal, ás segundas e quartas-feiras, das 19 às 21 horas, integrando formação nas áreas de expressão corporal, movimento, voz, sons/instrumentos, texto e formas animadas/teatro de figuras.

Os interessados em participar nesta iniciativa devem dirigir-se á Casa do Jovem para inscrição.

 

SAXOFONES EM COIMBRA

As escadas do Quebra-Costas serão palco para o espectáculo do Grupo de Fados e Guitarradas de Coimbra, hoje, às 22 horas. Trata-se de um espectáculo musical inserido no já conhecido programa de animação «Noites de Verão’98», promovido pela Câmara Municipal.

Amanhã, à mesma hora e dentro do mesmo espírito cálido, será a vez de ver e ouvir o Quarteto de Saxofones do Conservatório, na Praça 8 de Maio.

 

VÍDEO EM FAFE

A animação na Biblioteca Municipal com histórias em vídeo termina hoje com a exibição de «Fábulas Fantásticas», às 10 e 30 e às 15 horas.

 

GARGALHADAS EM GUIMARÃES

A boa disposição de Fernando Mendes chegará, hoje, pelas 22 horas, à Praça de São Tiago. É que o conhecido actor fará as delícias da assistência com o teatro de revista «Toma Lá Disto».

Amanhã, ás 21 e 30, será altura de ir até ao Jardim Público para apreciar uma boa sessão de cantares ao desafio, um evento inserido nas Festas da Cidade e Gualterianas.

Meia hora mais tarde os UHF estarão no palco do Largo de São João, em concerto.

 

ÓPERA EM LISBOA

O mito de Orféu e Eurídice será reinterpretado por um dos mais surpreendentes grupos do novo teatro dinamarquês, os Hotel Pro Forma, hoje e amanhã, às 22 horas, no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém (CCB), numa acepção da ópera que a entende como uma sequência de imagens e movimentos.

Amanhã, nas salas de cinema lisboetas estreia «O Enigma do Horizonte». Trata-se do filme mais recente de Paul Anderson, com Laurence Fihsburne, Sam Neill, Katheleen Quinlan e Joely Richardson.

«Louise Bourgeois – Obras Recentes» é o título escolhido para designar a mostra que se encontra patente ao público, até ao dia 23 de Agosto, na Galeria Cruzeiro do Sul (do CCB).

Esta exposição poderá ser visitada todos os dias das 11 às 20 horas.

 

PIANO EM ÓBIDOS

Paula Badura Skoda, Luiz Moura Castro, Pierre Réach e Manuela Gouveia serão mestres e pianistas em quatro recitais a decorrerem no Auditório Municipal da Casa da Música, entre 6 e 16 de Agosto.

Trata-se de uma iniciativa inserida na terceira edição da Semana Internacional de Piano de Óbidos (SIPO’98).

 

ORQUESTRA EM PORTIMÃO

Hoje, às 21 e 30, vá até ao Cais da Zona Ribeirinha ver o espectáculo de Teatro «Valle Inclán Pirata».

A Pequena Orquestra Avion Travel (da Itália) actuará, amanhã, na Praça de São Tiago, no âmbito do Festival Sete Sóis Sete Luas.

 

ESPANTALHOS NO PORTO

Educar para o ambiente pela arte de construir espantalhos, promovendo a percepção simultânea da arte e da natureza, é o objectivo do «Arte Efémera na Paisagem – XI Exposição de Espantalhos».

Trata-se de um projecto que assenta fundamentalmente na mostra de espantalhos concebidos e produzidos nas escolas do ensino básico e secundário, sobre o tema «Personagens da Literatura e da Mitologia Marítima».

Para conhecer melhor este projecto vá à Fundação de Serralves, até ao mês de Outubro

 

MÚSICA NA PÓVOA DE VARZIM

A Orquestra Nacional do Porto estará hoje, a partir das 21 e 30, no Casino da Póvoa para recriar, sob a direcção do maestro Mark Stephenson, as obras de Dvorák (o «Concerto em si menor op. 104» para violoncelo e orquestra com o solista Paulo Gaio Lima) e a «Sinfonian n.º 9, "A Grande"», de Schubert.

 

CARTOONS EM SINTRA

«A Visão de Rui Pimentel, 10 Anos de Cartoons nas Páginas de "O Jornal" e "Visão"» é o nome da exposição que será inaugurada hoje, às 18 horas, no Palácio Valenças.

 

ARTESANATO EM VILA DO CONDE

Até ao dia 9 de Agosto Vila do Conde será a «capital do artesanato português». É que até lá estará aberta ao público a XXI Feira Nacional de Artesanato, onde mais de duas centenas de artesãos – dos melhores do País – expõem os seus trabalhos.

 

POEMA DA SEMANA
Selecção de Carlos Carranca

 

Ao Meu País

(em Abril, um cravo…) Faça-se azul o gesto, ao rubro o credo

E as palavras, d’oiro a liberdade,

Verde o desejo, alva a fé que há-de

Tornar purpúreo um povo que, sem medo,

Agita o grito verde e encarnado

Dos tempos, sob o brilho das façanhas…

- O sal a escorrer-lhe das entranhas,

E nos dentes um cravo liberto!

 

Faça-se azul o cravo! Azul, sim!,

Da cor do fundo anil das almas francas:

Azul igual ao voo de asas brancas

De quem morrer não pode e voa assim!

 

Jamais o negro canto, o roxo arfar

De um peito, contra ventos e marés!

Jamais a longa noite das galés,

Neste céu, nesta terra, neste mar!

 

Que tudo seja azul! Até a Lei

E o sangue do meu Povo! Por que não?

Azul é transparência, é confissão:

As cores do meu País, da minha Grei!

 

António Nova

in «Silêncios», ed. tartaruga