A Câmara Municipal de Albufeira deliberou adjudicar a empreitada de ampliação da cantina escolar dos Caliços.
A obra que inclui trabalhos de construção civil e instalações especiais de águas, esgotos e electricidade, tem um prazo de execução de dois meses, tendo sido adjudicada por cerca de 30 mil contos.
A autarquia vai também abrir concurso para a empreitada de construção do jardim-de-infância da Guia.
A obra tem um prazo de execução de oito meses e envolve um custo previsto na ordem dos 67 mil contos.
O Cartão 65 já se encontra à venda no Gabinete de Apoio ao Munícipe.
Recorde-se que o Cartão do Idoso pode ser adquirido por todas as pessoas com idade igual ou superior a 65 anos e concede descontos em diversos bens e serviços.
Os interessados deverão fazer-se acompanhar do Bilhete de Identidade.
Atenção navegadores, a Câmara de Fafe já está na Internet. A página virtual da autarquia, que começou a funcionar no dia 10, inclui diversas aberturas que os navegadores interessados podem consultar.
A mensagem do presidente, o organigrama de funcionamento da Câmara, com a indicação dos vereadores e da organização dos serviços municipais, e o conteúdo do boletim municipal são alguns dos items que os utilizadores podem abrir e consultar.
O endereço provisório da página é http://www.fafe.org.
A Câmara Municipal de Faro, em colaboração com o Sport Faro e Benfica, vai organizar um vasto programa de animação desportiva, cultural e educativa nas praias do município.
No programa, que decorrerá até ao final de Agosto nas praias de Faro, Farol e Culatra, as actividades desportivas incidirão na aeróbica, no futebol de 4, no futevólei, na canoagem, na natação, na vela e nos patins em linha, enquanto a astronomia e o teatro integram as actividades socioculturais.
De salientar que houve também a preocupação de organizar actividades especificamente destinadas às crianças e aos idosos. Trata-se da animação infantil e animação para a terceira idade.
Para o efeito, a autarquia contratou diversos monitores, criou diversos espaços desportivos nas praias e melhorou alguns dos recintos já existentes.
Os calendários das actividades estão afixados nos diversos «placards» informativos que, para o efeito, foram colocados nas praias onde irá decorrer a animação no Verão.
A II Bienal de Artes Plásticas da Marinha Grande - O Vidro, organizada pela autarquia local, encerrou as suas portas no dia 26.
Integrada no programa das comemorações dos 250 anos da indústria vidreira, a bienal que se realizou no parque municipal de exposições, conquistou já um dos seus objectivos prioritários: constituir-se como uma festa à volta das artes.
«O maior evento gastronómico da região.» Foi assim que o presidente da Câmara de Olhão, Francisco Leal, classificou o Festival do Marisco de Olhão, que vai decorrer naquela cidade algarvia de 12 a 17 de Agosto.
Este ano, o Festival realiza-se mais uma vez no Jardim Pescador Olhanense, junto à ria Formosa, e cada entrada custará 1 500 escudos, com direito a uma caneca de cerveja e a um prato de camarões, para «abrir o apetite», conforme referiu o presidente da edilidade na conferência de Imprensa em que foi apresentado o programa do certame.
Entre as atracções musicais estão programadas as actuações de Sérgio Godinho, Luís Represas e os Xutos e Pontapés, entre outros.
Patrocinadas pela Câmara Municipal de Santo Tirso, vão realizar-se nos dias 25, 25 e 26 de Julho, no Lugar da Ponte Velha, as Festas de Sanguinhedo.
A música, as tasquinhas, o vaivém de gentes, a observação da maior e mais bela cascata movimentada do País e o espectáculo de rara beleza proporcionados pelo acender das luminárias são os maiores motivos de interesse destas festas já com tradição.
A educação e a cultura continuam a ser uma prioridade para o Executivo da Câmara Municipal de Vila do Conde.
Esta é a conclusão da informação recentemente prestada pelo presidente Mário Almeida da actividade autárquica à Assembleia Municipal.
Para além do apoio aos jovens alunos do concelho nas visitas à Expo, Mário Almeida prestou esclarecimentos sobre as numerosas e importantes obras recentemente levadas a cabo em estabelecimentos dos diversos graus de ensino.
No campo cultural realizaram-se acções nas áreas da música, dança, teatro, artes plásticas, fotografia, audiovisuais, informática, cerâmica e malabarismo, que mobilizaram milhares de jovens.
Desde o início de Julho que as praias do concelho dispõem de uma viatura todo-o-terreno integrada no Serviço dos Socorros a Náufragos, que permite uma maior segurança aos banhistas.
A viatura que se desloca sobre a areia e está equipada com os mais modernos equipamentos de socorro, foi disponibilizada por uma empresa de comercialização de automóveis, é abastecida gratuitamente pela Galp e a autarquia de Vila do Conde garantiu os meios necessários à contratação dos nadadores-salvadores.
As crianças finalistas do ATL do jardim-escola da Misericórdia de Azurara foram recentemente à Câmara Municipal de Vila do Conde apresentar cumprimentos ao presidente Mário Almeida.
Tal cortesia ficou a dever-se à colaboração sempre dada pela edilidade, mas também pelo facto de Mário Almeida ter sido um dos fundadores do jardim-de-infância e seu primeiro responsável.
A generalidade das obras de saneamento básico e arranjo urbanístico realizadas pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António na estância balnear de Monte Gordo ficaram concluídas até ao início da época alta do turismo, cumprindo assim o planeamento anunciado pela autarquia em meados de Maio passado.
António Murta, presidente da edilidade, sublinha que se trata de um processo de grande importância para toda a população e turistas que, com as novas infra-estruturas de saneamento básico e com os novos arranjos urbanísticos, irão seguramente considerar que «valeu a pena o sacrifício».
A nova rede de saneamento básico que vai canalizar e tratar todos os esgotos do concelho de Vila Real de Santo António e parte de Castro Marim, está a avançar, depois do actual Executivo camarário ter aberto concurso para duas das quatro fases do projecto.
No âmbito da geminação entre Sintra e a cidade japonesa de Omura, oito jovens nipónicos, com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos, permaneceram em Sintra até ao dia 27, aprofundando, deste modo, os laços de amizade entre as duas cidades irmãs.