Estudo revela
Os portugueses estão orgulhosos da Expo’98 e consideram que este evento projecta a imagem de Portugal no estrangeiro, revela uma sondagem divulgada, no passado dia 22 pelo jornal «Público».
O estudo - realizado pela Universidade Católica, junto de 1 594 entrevistados -, informa que 30,7 por cento dos inquiridos são da opinião de que se trata de «uma realização de que os portugueses se devem orgulhar».
Mais de 27 por cento entendem que «é uma oportunidade para projectar Portugal no estrangeiro».
No total, 57,9 por cento têm uma opinião positiva da Expo’98, contra 18,2 por cento que a consideram «um luxo para um país com muitas necessidades» ou que pensam que «só beneficia a região de Lisboa», afastando investimento do resto do País.
As opiniões mais negativas concentram-se na região Norte e no Algarve, refere o estudo, sublinhando que os maiores fãs da Expo estão na Grande Lisboa, onde a relação entre as opiniões positivas e negativas é de três para um.
Dos entrevistados, 7,5 por cento afirmaram que já tinham visitado a exposição. Dos restantes, mais de metade (44,7 por cento) tenciona visitar a exposição durante os meses de Agosto e Setembro.