Realizou-se no passado dia 21, domingo, em Albufeira, a Festa da Música, uma iniciativa que teve início às 10 horas da manhã e que integrou diversos géneros musicais, desde as populares bandas filarmónicas à música erudita.
De manhã houve arruadas na zona antiga da cidade pela Sociedade Filarmónica Silvense e Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva.
Durante a tarde actuaram vários grupos de música popular e erudita, como, entre outros, o Ensemble Guitarras do Conservatório Regional do Algarve, o Grupo Juvenil Acordeonistas de S. Brás de Alportel e o Grupo Erva-Doce.
À noite, realizou-se uma grande noite de rock no Largo da Câmara Municipal. Insano, Pain Box, Enraged e Three Rivers foram os grupos que puseram a juventude a abanar o capacete.
Ainda no dia 21, domingo, realizou-se o II Festival Nacional Folclórico de Albufeira, que decorreu na Praça de Touros.
Participaram o Rancho Folclórico de Albufeira, o Rancho Folclórico Infantil de Vila de S. Miguel de Souto, o Grupo Etnográfico Danças e Cantares da Freguesia de Miomba, o Rancho Folclórico de Cabrela e o Grupo Etnográfico Danças e Cantares de Sesimbra.
A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, reunida recentemente sob a presidência de Joaquim Barreto, aprovou um importante conjunto de medidas.
Assim, a zona de lazer e animação fluvial, com pista de pesca desportiva, em Cavês, vai avançar a curto prazo graças à decisão da edilidade de executar esta obra por administração directa e em estreita colaboração com a Junta de Freguesia daquela localidade com quem foi decidido assinar um protocolo de colaboração, com vista a acelerar o processo de uma iniciativa de grande importância para esta freguesia do concelho.
Nesta reunião, a autarquia deliberou também atribuir a responsabilidade da organização das Festas de S. Miguel e da Agro-Basto deste ano à Associação Comercial e Industrial de Cabeceiras, Celorico e Fafe e à Mútua de Basto, respectivamente.
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, um dos autarcas-modelo do PS, realizou no dia 20 uma visita às freguesias de Ceira e Torres de Mondego, procedendo nesta última à abertura oficial da época balnear na praia fluvial de Palheiros e Zorro, um espaço onde foram realizadas obras com vista à sua valorização.
A Câmara Municipal de Fafe aprovou o plano de distribuição de subsídios para este ano destinado às colectividades de cultura e desporto do concelho.
A novidade do plano é a disponibilização de uma verba de 7 700 contos para a construção ou beneficiação de infra-estruturas desportivas.
Promovido pela Câmara Municipal de Faro, realiza-se hoje à noite o tradicional Festival de Encerramento das «Farensíadas».
Com este Festival, encerra-se, no que diz respeito ao ano lectivo de 1997-98, os projectos que a autarquia, no âmbito da animação e da iniciação desportiva, dedica os mais jovens e que levaram a estas actividades cerca de 1 500 crianças das escolas do ensino básico e do concelho e terminam, também, diversas actividades e torneios que, em colaboração com escolas e clubes, a Câmara Municipal de Faro proporcionou a jovens até aos 16 anos.
Na noite do passado dia 19 a Alameda João de Deus foi animada por mais um desfile das Marchas Populares do Concelho de Faro.
Organizado pela Câmara Municipal de Faro, o desfile contou com a presença das marchas da Cooppofa, do Centro Popular de Trabalhadores da Bordeira, do Ginásio Clube de Faro e do Centro Desportivo da Torre Natal.
A Câmara Municipal da Marinha Grande, o Gabinete do Pacto Territorial para o Emprego da Marinha, e a Secretaria de Estado do Emprego e Formação Profissional, entre outras instituições, vão assinar amanhã, dia 26, o protocolo de criação do Parque Tecnológico e de Formação Profissional da Marinha Grande Grande.
A cerimónia de assinatura que se realizará, às 11 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, vai ser presidida pelo secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional, Paulo Pedroso.
A Câmara Municipal vai conceder um subsídio à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Miranda do Corvo, no valor de 2 600 contos, para continuar a fazer face ao pagamento da obra do seu novo quartel.
Com a atribuição deste subsídio, a contribuição da autarquia de Miranda do Corvo para aquela obra ascende já a 29 300 contos, dos quais 12 700 foram para projectos.
A obra encontra-se parada, aguardando o empreiteiro os pagamentos em falta. Com a disponibilização deste subsídio a obra executada fica paga na totalidade, tendo o empreiteiro prometido à Associação o seu recomeço para breve.
A excelente prestação da marcha da Penha de França no desfile das marchas populares realizado na noite do dia 12, na Avenida da Liberdade, é o tema em destaque na última edição do «órgão de informação» da Junta de Freguesia da Penha de França.
De periodicidade trimestral e dirigido por João Jofre da Fonseca Costa, o referido boletim informativo dedica ainda, nesta edição, largo espaço noticioso às múltiplas iniciativas socioculturais promovidas pelo Executivo da Junta, no âmbito das comemorações do 80º aniversário da criação da Freguesia da Penha de França.
No passado dia 20, o presidente da Câmara Municipal do Porto, Fernando Gomes, e o vereador do Desporto estiveram presentes na inauguração do Campo de Jogos da Pasteleira.
As obras consistiram, entre outros melhoramentos, no arrelvamento e iluminação do campo existente, na construção da sede, balneários, posto médico e bancadas, correspondendo a um investimento da ordem dos 198 mil contos.
Entretanto, está a ser elaborado o projecto para a construção de um campo em terra batida, dois campos de ténis e uma zona lúdica.
A Galeria Municipal da Praia das Maçãs foi palco de 13 a 23 de Junho de uma exposição colectiva de artesanato, da autoria de Maria de Lurdes e Eduardo Ceia.
Este espaço municipal funciona de Maio a Setembro, de modo a dar apoio à grande afluência turística daquela zona em época estival.
A Câmara Municipal de Vila do Conde deliberou, sob proposta do seu presidente, Mário Almeida, transferir significativos recursos financeiros (350 mil contos) para as 30 Juntas de Freguesia.
Esta deliberação é o claro reconhecimento por aquilo que as Juntas de Freguesia têm feito e do que podem fazer no futuro desde que tenham os meios adequados.
Por outro lado, o presidente da Câmara, Mário Almeida, reuniu com os presidentes das Juntas de Freguesia, com o objectivo de analisar formas de cooperação.
Na sequência de um projecto inovador e que se insere numa estreita colaboração com as escolas, a Câmara Municipal de Vila do Conde decidiu o já habitual apoio para que as crianças dos jardins-de-infância possam ir à praia durante 15 dias.