AGRICULTURA

 

5 de Outubro

ABERTURA DA TEMPORADA DE CAÇA

O secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, assinou, no dia 16, a portaria que estabelece o Calendário Venatório para a época de 1998-99.

O documento, que seguiu para publicação no «Diário da República», identifica as espécies que podem ser calçadas e estabelece os limites diários e os períodos venatórios autorizados para cada uma delas, bem como os períodos que estarão sujeitos a condicionantes específicas a fixar por edital pela Direcção-Geral das Florestas ou das Direcções Regionais de Agricultura.

Recorde-se que o projecto da portaria foi debatido no Conselho Nacional da Caça e reflecte as mais importantes recomendações dos diversos interesses nele representados.

 

Ajudas ao investimento agro-industrial

Entretanto, o Ministério da Agricultura anunciou que foram atribuídos mais de três milhões de contos de subsídios a 29 projectos homologados pelo secretário de Estado da Produção Agro-Alimentar, Cardoso Leal, em diversos sectores agro-industriais, envolvendo investimentos no valor total de quase seis milhões de contos.

Os sectores beneficiados foram os do vinho, leite e lacticínios, bem como produtos hortícolas, cada qual com cerca de 700 mil contos de ajudas.

Importante foi, de igual modo, o apoio prestado ao sector da carne.

Recorde-se que, o início deste ano, foram homologados projectos agro-industriais, totalizando investimentos de 23,6 milhões de contos e obtendo ajudas no valor de 11,7 milhões de contos.