EDUCAÇÃO

 

Ensino secundário

VOLTARAM OS EXAMES

Mais de 160 mil estudantes do ensino secundário entraram ontem em exames nacionais, sendo o primeiro dia preenchido com as provas de Português A e B e Literatura Portuguesa.

Para estas três provas estavam inscritos cerca de 98 mil alunos, dos quais 1 544 fizeram a prova de Literatura Portuguesa (via ensino), 23 321 a de Português A e 72 987 a de Português B.

Iniciou-se ontem um processo que só termina em Setembro, com a segunda fase dos exames nacionais, testes criados há dois anos e que para a secretária de Estado da Educação e Inovação «vieram para ficar» e para permitir «avaliar parte das competências e conhecimentos dos alunos».

Ao todo, durante estes meses, serão realizadas 590 mil provas por 160 mil alunos do ensino secundário, que pretendem assim completar este nível de ensino e ao mesmo tempo aceder ao superior.

Trata-se de uma mega-operação, que envolve centenas de professores e auxiliares de acção educativa de todas as escolas secundárias do País, que, segundo o ministério, saberá responder a todas as dificuldades.

Embora não seja «à prova de bala», como disse o ministro da Educação na segunda-feira quando visitou uma das escolas-sede de agrupamento de Lisboa, o sistema montado para este processo «está preparado para responder atempadamente a erros, para que nenhum estudante seja prejudicado».

«Não é possível dizer que não haverá falhas. Trata-se de um processo muito complexo. O sistema está é preparado para reagir atempadamente em caso de falha, para que nenhum estudante seja prejudicado», disse Marçal Grilo.

É que o resultado destes exames realizados em duas fases conta 30 por cento para a nota final dos alunos do ensino secundário.

Na quarta-feira começou a primeira chamada da primeira fase dos exames, decorrendo até 10 de Julho, estando a segunda chamada agendada para o período entre 16 e 24 de Julho.

Os resultados destes exames serão conhecidos até 21 de Julho, no caso das provas de exames prestadas na primeira chamada da 1ª fase e até 3 de Agosto, no caso da segunda chamada.

Em Setembro os exames regressam com a segunda fase deste processo, que decorrerá de 2 a 16, sendo os resultados divulgados até ao dia 29 do mesmo mês.