CIÊNCIA & TECNOLOGIA

 

Açores - Feira de Ciência e Tecnologia

APOSTA NO DESENVOLVIMENTO

Realizou-se no passado dia 14, no hangar da Marinha, em Ponta Delgada, a cerimónia de abertura da I Feira de Ciência e Tecnologia dos Açores 2000 (FCTA 2000), que contou com a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Mariano Gago, e do presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César.

O evento que é uma iniciativa do Governo Regional dos Açores, tem como principais objectivos permitir que as comunidades empresarial e científica comuniquem entre si, de forma a suscitar parcerias inovadoras e mostrar à população em geral o que se faz nos Açores em matéria de ciência e tecnologia.

Durante a FCTA 2000, que termina no dia 21, domingo, realizam-se visitas guiadas ao certame, dirigidas aos estudantes, com especial incidência nos alunos do ensino básico de todas as ilhas.

Nas visitas, pretende-se transmitir conhecimentos sobre o que se faz em matéria de ciência e tecnologia na Região, nomeadamente, sobre a energia eléctrica, energias alternativas; sobre o computador; sobre a importância da meteorologia, numa região profundamente marcada pelo Anticiclone; e sobre as novas tecnologias, em geral.

A Feira de Ciência e Tecnologia dos Açores está estruturada em seis pavilhões.

 

Conversas com astronautas

Na presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Mariano Gago, e do embaixador dos EUA em Lisboa, Gerald McGowan, alunos portugueses colocaram no dia 9 quatro perguntas aos astronautas que orbitam à volta da Terra, na missão que leva a bordo o detector antimatéria AMS.

A comunicação (audio) estabeleceu-se a partir do novo edifício da Portugal Telecom, na zona da Expo-98, junto à gare do Oriente.

Para o efeito, esteve aberta uma «janela» de comunicações de cerca de sete minutos, em que alunos da Escola Secundária da Amadora colocaram quatro questões aos astronautas norte-americanos.

Alunos de outras seis escolas, que também participaram nesta iniciativa, acompanharam os seus colegas da Amadora.

«A missão do Discovery, 500 anos depois de Vasco da Gama» é uma iniciativa coordenada pela Unidade de Apoio à Rede Telemática Educativa, organismo do Ministério da Ciência e Tecnologia responsável pelo programa Internet na Escola.

 

II Forum Ciência Viva

O Presidente da República, Jorge Sampaio, presidiu no dia 5, no Forum Picoas, à sessão que marcou o arranque dos trabalhos do II Forum Ciência Viva.

Presentes nesta sessão, os ministros Mariano Gago e Marçal Grilo, e os secretários de Estado Vítor Ramalho e Paulo Pedroso.

Uma forte presença de membros do Governo socialista a demonstrar a importância que o Executivo chefiado por António Guterres atribui à generalização dos saberes científicos e tecnológicos na formação inicial dos estudantes portugueses, nomeadamente, no reforço da componente experimental das ciências nas salas de aula.

Recorde-se que o Forum Ciência Viva é um encontro dirigido aos professores e outros responsáveis envolvidos nos projectos realizados no âmbito do programa Ciência Viva, bem como às comunidades científica e educativa em geral.

(JCCB)