AUTARQUIAS

 

LISBOA
MAIS UM PARQUE DE ESTACIONAMENTO

João Soares e o vereador do pelouro do Trânsito, Machado Rodrigues, estiveram presentes, no dia 8, na inauguração do parque de estacionamento subterrâneo da Praça do Município.

O novo parque, com capacidade para 485 viaturas, vem reforçar significativamente a oferta de estacionamento na zona central da cidade, respondendo às expectativas, em especial, dos comerciantes da zona.

No entanto, não obstante o esforço de construção de novos parques de estacionamento, o trânsito em Lisboa continua caótico, sendo por isso urgente dar uma resposta global, que passa, nomeadamente, por uma verdadeira aposta na oferta do transporte público, entre outras medidas.

Só com medidas de fundo e integradas o problema do trânsito poderá ser atenuado.

 

ABRANTES
FESTAS DA CIDADE

As Festas da Cidade de Abrantes foram mais uma vez um êxito. A Feira da Flor, a gastronomia, o desporto, a música, exposições, e outras manifestações socioculturais e desportivas fizeram da cidade de Abrantes um local ainda mais atractivo.

A Câmara de Abrantes está, mais uma vez, de parabéns.

 

FAFE
TEATRO PARA AS ESCOLAS

Entre 3 e 5 de Junho, no Estúdio Fénix e no âmbito da Festa do Livro, cerca de 1 500 alunos de escolas do ensino básico do concelho de Fafe tiveram a oportunidade de assistir à peça «Lengalengas vão ao mar», pelo Novo Teatro Construção - Companhia Profissional do Vale do Ave.

«Lengalengas vão ao mar» tem dramaturgia de José Leitão e recolhe textos da tradição oral, visando dar a conhecer aos mais novos histórias, canções, ditos, rimas, lengalengas, xácaras e romances de literatura tradicional e popular.

 

XII Torneio de Futebol Juvenil

Realizaram-se no passado dia 10 as finais do XII Torneio de Futebol Juvenil de Fafe, uma organização do pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Fafe.

No torneio, que teve início no dia 25 de Abril, participaram muitos jovens com especiais aptidões para a prática do chamado desporto-rei.

 

FARO
BANDEIRA VERDE

Faro vai receber a Bandeira Verde das Cidades Limpas, em virtude de ter sido a vencedora do Concurso Nacional de Limpeza Pública Urbana, na vertente Cidade com Actividades Múltiplas, no escalão 20 000 e 49 999 habitantes, certame promovido pelo Ministério do Ambiente e Recursos Naturais e pela Associação Portuguesa para Estudos de saneamento Básico.

Para Luís Coelho, presidente da autarquia, «este prémio vem reconhecer os enormes esforços que a Câmara Municipal de Faro e os seus serviços municipalizados têm vindo a fazer no domínio da limpeza pública urbana nos últimos anos, em particular em 1996 e 1997, avalizar a política que, nesse âmbito, tem sido seguida e reforçar a determinação com que, com a colaboração empenhada dos cidadãos, encaramos o futuro neste domínio».

 

Curso de Literatura Portuguesa

Termina amanhã um Curso Breve de Literatura Portuguesa, patrocinado pelo Serviço de Bibliotecas e Apoio à Leitura da Fundação Calouste Gulbenkian e co-organizado pelo Gabinete de Bibliotecas da Câmara Municipal de Faro.

 

MARINHA GRANDE
EXPOSIÇÃO SOBRE CAMÕES

Decorre desde o dia 8 e até ao dia 22, todos os dias úteis das 10 às 18 e 30, na Biblioteca Municipal da Marinha Grande, uma exposição denominada «Camões: Vida e Obra».

Trata-se de uma mostra composta de 36 painéis, através dos quais se procura abordar, de uma maneira simples, alguns aspectos mais importantes da vida e obra de Luís de Camões.

 

OVAR
FEIRA DA FLOR

No passado dia 11, a Câmara Municipal de Ovar organizou, pelo segundo ano consecutivo, a Feira da Flor, no jardim Almeida Garrett, que contou com a participação de mais de duas dezenas de floricultores e técnicos de arte floral.

Durante o certame, que contou com a estreita colaboração da Direcção Regional da Beira Litoral do Ministério da Agricultura, os visitantes para além de apreciarem a riqueza e diversidade da arte floral da região, puderam assistir a um espectáculo de música e bailado.

 

PORTO
PEDALAR PELO AMBIENTE

A Câmara Municipal do Porto assinalou o Dia Mundial do Ambiente com uma série de iniciativas dirigidas principalmente às crianças da escolas da cidade.

Destaque, no entanto, para a 2ª edição da iniciativa «Vamos Pedalar pelo Ambiente», no dia 6, que decorreu nas principais artérias da cidade.

 

SANTO TIRSO
MALHA E JOGOS POPULARES

Numa organização da Câmara Municipal de Santo Tirso e da Junta de Freguesia de Monte Córdova, realizou-se no passado dia 6, em Baldorigo, Lugar de Quinchães, Freguesia de Monte Córdova, o I Torneio de Malha e Jogos Populares do Concelho de Santo Tirso.

Esta iniciativa teve como objectivo ajudar a preservar os jogos populares que tendem a desaparecer dos usos e costumes.

 

SINTRA
SINTRANIMA 98

A presidente da Câmara Municipal de Sintra, Edite Estrela, esteve presente, no dia 7, domingo, na sessão de encerramento do SintrAnima 98, que decorreu no complexo desportivo do Real Sport Clube de Queluz, em Massamá.

Aliando num mesmo espaço a ciência e tecnologia com a música tradicional, ou a educação ambiental com os espectáculos de marionetas, entre muitas outras acções, o SintrAnima 98 foi visitado por mais de 20 mil pessoas de todas as idades, o que prova o interesse que esta iniciativa desperta na população do concelho.

 

VILA DO CONDE
FESTAS DE S. JOÃO

Sérgio Godinho e os grupos Tentações, Santamaria e Gaiteiros de Lisboa vão actuar nas Festas de S. João de Vila do Conde, que começam hoje, dia 18, com um concerto pela Orquestra do Norte.

Do programa das festas destaque para a noite de S. João, com a tradicional sessão de fogo-de-artifício - aquático, aéreo e cachoeira - e as «marchas luminosas» dos ranchos do Monte e da Praça.

Dia 19, haverá a Feira de S. João, com cravos e manjericos, e a abertura da VI Expomarca e no dia seguinte serão inauguradas as cascatas e começará o II Encontro de Pescadores Amadores.

Outra das atracções das festas e o cortejo «Vila do Conde e o mar», dia 21, com a participação das freguesias do concelho, estando programada para o dia seguinte a final do IV Festival Novos Talentos.

As festas terminam dia 24, com um concerto pela Banda de Musica de Vila do Conde, Procissão de S. João Baptista, «Ida à Praia» dos ranchos do Monte e da Praça e sessão de fogo preso.

 

VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO
5º MEETING DO GUADIANA

O 5º Meeting Internacional do Guadiana, prova inserida no Circuito Nacional de Meetings da Federação Portuguesa de Atletismo realizada no dia 31 de Maio, registou diversas marcas de grande nível, confirmando assim a prova como uma das mais cotadas do circuito português.

Destaque para o domínio das atletas russas nas provas femininas (ganharam 5 das 9 provas) e dos atletas portugueses nas provas masculinas (ganharam 7 das 9 provas).