PS EM MOVIMENTO



 

REUNIÃO DO SECRETARIADO NACIONAL

O Secretariado Nacional do PS esteve ontem reunido ao fim da tarde na sede nacional do Largo do Rato, em Lisboa.

 

CAMPO DE OURIQUE - LISBOA
DEBATE SOBRE INSERÇÃO SOCIAL

A FAUL vai ser palco hoje, às 21 e 30, de um debate sobre aspectos relacionados com a inserção social, que contará com a presença do secretário de Estado Rui Cunha.

Trata-se de mais uma iniciativa do dinâmico Secretariado da Secção de Campo de Ourique, coordenado pelo camarada Flávio Fonte, que tem vindo a realizar uma série de debates sobre temas da actualidade nacional, com a presença de membros do Governo responsáveis pelas respectivas áreas.

Hoje, no debate que contará com a presença do secretário de Estado da Inserção Social, os militantes poderão ser esclarecidos sobre a política que tem vindo a ser implementada pelo Governo no que concerne à questão dos lares de idosos, bem como outros aspectos relacionados com a problemática da Terceira Idade, uma área onde Rui Cunha tem desenvolvido um notável trabalho.

 

Debate sobre a Segurança Social

Entretanto, um outro debate está já agendado para o dia 2 de Julho, na FAUL.

Desta vez vai ser discutida uma das mais importantes reformas do Governo. Trata-se da reforma da Segurança Social e para falar deste tema vai estar presente o ministro do Trabalho e da Solidariedade, Ferro Rodrigues.

Trata-se de uma oportunidade única para os militantes do PS, partido de projecto, colocarem todas as questões que acharem oportunas sobre tão importante reforma.

Um outro tema que será abordado no debate com Ferro Rodrigues será a situação dos cidadãos na faixa dos 50 anos desempregados ou em vias de perder o emprego, e para a qual o mercado não dá nenhuma resposta.

 



24º aniversário da Secção

Mas, para além dos debates, a Secção de Campo de Ourique tem já em agenda uma outra iniciativa: um jantar-convívio comemorativo dos 24 anos desta estrutura de base do PS.

O local escolhido foi o Restaurante «Central do Salitre» e as inscrições podem ser efectuadas até amanhã, dia 29, através dos camaradas Flávio Fonte (telef. 3465160) e Eugénia Gavieiro (telem. 0931.9038687).

O custo do jantar que terá início às 20 horas é de 1.500 escudos.

A Secção de Campo de Ourique endereçou convites para mais esta grande jornada de confraternização e de afirmação do PS como partido de projecto e de militantes a vários dirigentes nacionais.

Confirmadas estão já as presenças dos camaradas António José Seguro, Sérgio Sousa Pinto e Rui Pedro Soares.

Por confirmar estão as presenças dos camaradas Jorge Coelho, António Galamba, Ferro Rodrigues, Manuel Maria Carrilho, Rui Cunha e João Soares.



 

FAUL
CONGRESSO

Realiza-se no próximo sábado, dia 30, no Coliseu dos Recreios, o Congresso da FAUL.

Um Congresso que será marcado por um grande clima de unidade em torno dos grandes objectivos do PS para a área da Grande Lisboa e para as batalhas que se avizinham.

Os textos de orientação política, as moções sectoriais e o programa político do presidente eleito que estarão em discussão, são os instrumentos de acção política de todos os militantes da FAUL.

 

MADEIRA
GRUPO PARLAMENTAR DO PS/M

O serviço público nos transportes aéreos para as regiões autónomas deve incidir apenas sobre os cidadãos insulares e deixar livre os restantes segmentos de mercado, defendeu o deputado do PS/M António Trindade.

O Grupo Parlamentar do PS/M, através do deputado António Trindade, defendeu que o novo concurso público que visa regular o transporte aéreo regular entre o Continente, Açores e Madeira deverá assumir uma série de princípios que salvaguardem os direitos dos cidadãos insulares.

Nesse concurso - acentuou o deputado em conferência de Imprensa na Assembleia Legislativa Regional - devem figurar os seguintes princípios: continuidade territorial, as compensações por serviço público prestado devem visar prioritariamente o cidadão insular e a manutenção das garantias da periodicidade e de capacidade de resposta em determinados períodos do ano.

António Trindade lamentou ainda as campanhas realizadas nas últimas três semanas em meios de Comunicação Social do Reino Unido - no «Sunday Times», no «Financial Times» e na «BBC-1» - contra a alegada perda de qualidade do destino Madeira, as quais considerou de «sensacionalistas».

No entanto, este deputado chamou a atenção para a necessidade de o Governo Regional dar cumprimento a um projecto de resolução, votado por unanimidade na Assembleia Legislativa Regional, que recomenda a elaboração de um Plano e Ordenamento Turístico.

António Trindade ressalvou que nos próximos dois anos o parque hoteleiro regional vai aumentar em mais de 25 por cento, crescimento esse que pressupõe, em sua opinião, regras «bem claras» da participação quer do Governo regional, quer das autarquias, nomeadamente na coordenação de infra-estrutura em obras públicas, no controlo do impacto ambiental, na aplicação de iniciativas que visem melhorar a oferta turística e na formação de novos quadros.

 

PS exige libertação imediata de Xanana Gusmão

O Grupo Parlamentar do PS/Madeira defendeu no dia 25, face à nova situação política da Indonésia, a imediata libertação de Xanana Gusmão.

Em comunicado distribuído no Funchal, os deputados socialistas madeirenses salientaram que, com o afastamento de Suharto da chefia do governo daquele país, «surgem revigoradas alguma expectativa e esperança para Timor-Leste e seu martirizado povo».

O Grupo Parlamentar, além de defender a libertação imediata do líder da resistência timorense, sustentou que a comunidade internacional deve empenhar-se de «modo mais firme» na defesa dos direitos dos timorenses, incluindo o da autodeterminação.

 

PORTO
DECLARAÇÕES DE NARCISO MIRANDA

O camarada Narciso Miranda rejeitou, em declarações à Agência Lusa, a existência de uma estratégia concertada dos socialistas do Porto contra o Governo, mas reafirmou que considera a regionalização uma prioridade.

«Não há estratégia concertada contra o Governo, mas um envolvimento construtivo em defesa daquilo que consideramos que é prioritário e continuamos a entender que a regionalização é uma reforma prioritária», frisou o presidente do PS/Porto.

Narciso Miranda acrescentou que os socialistas portuenses «estão disponíveis para reflectir em conjunto com o Governo sobre a prioridade da regionalização e a importância desta reforma no ponto de vista nacional».

«Queremos fazer a pedagogia da regionalização, mas sem os radicalismos dos anti-regionalistas», frisou.

Segundo o líder dos socialistas portuenses, «a regionalização é tão importante para o Norte como para o Sul e ganha tanto com ela Lisboa como o Porto».

Para Narciso Miranda, «não deve surpreender ninguém que um ou outro elemento do PS faça chamadas de atenção sobre aquilo que considera que não esta a correr bem».

Relativamente à alegada «reunião conspirativa» que envolveu Narciso Miranda, Fernando Gomes e Carlos Lage, o líder do PS/Porto confirmou que os três se encontraram sábado a noite «em casa de um amigo», voltando depois a «tomar café» no domingo de manhã.

«Isto não são reuniões, são encontros de amigos.

Nós encontramo-nos muitas vezes para almoçar ou jantar», frisou Narciso Miranda, rejeitando que nos encontros do fim-de-semana tenha sido concertada qualquer estratégia contra o Governo.

«O balanço destes dois anos e meio de Governo é muito positivo e António Guterres sabe que pode sempre contar com o meu apoio e envolvimento crítico para o futuro», afirmou.