MEMÓRIAS



 

«Acção Socialista», 5 de Junho de 1980

AD FAZ CENSURA NOS «MEDIA»

O grande destaque da edição de 5 de Junho de 1980 do «Acção Socialista» era a interpelação do PS ao Governo de centro-direita da AD sobre a sua política de Comunicação Social, na qual foram denunciados variados casos de censura, manipulação e tentativa de controlo da imprensa, rádio e televisão.

Sobre a situação na RDP, José Manuel Nunes, um excelente profissional da informação, criador do inesquecível «Página Um», denunciava escândalos, ilegalidades, corrupção e actos de censura.

Por sua vez, o deputado António Reis acusava a AD de asfixiar as empresas de Comunicação Social e os jornalistas.

Na RTP a situação não era melhor segundo o deputado José Niza, que na sua intervenção denunciava que o Governo da AD usava a estação pública como propaganda para as eleições legislativas.

Almeida Santos, por seu turno, punha em contraste a prática dos Governos PS e da AD na área da informação.

E lançava um aviso à fúria censória e manipuladora do Governo da AD: «Governar um país domesticado é hoje um sonho irrealizável.»

(JCCB)

 

QUEM DISSE?

«A informação (com o Governo AD) voltou a não ser livre, voltou a ser dirigida, voltou a não ser plural, voltou a ser sectária. Há, de novo, manipulação de informação, pressões, intimidações, digamos a palavra abjecta: censura.»

Almeida Santos