AUTARQUIAS



 

LISBOA
FAZ-ME FESTAS NA CAPITAL

As Festas de Lisboa iniciam este ano um novo ciclo, tendo a autarquia optado por concentrar no tempo e no espaço as iniciativas, a grande maioria das quais termina dia 13 de Junho.

De salientar que, embora durante todo o mês de Junho se realizem arraiais na cidade, a grande maioria das iniciativas decorrerá entre os dias 2 e 13, Dia da Cidade, o que permitirá que as festas sejam vividas mais intensamente.

A existência da Expo-98, que assegura uma programação cultural contínua, permitiu à autarquia fazer tal alteração concentrando as iniciativas em 13 dias em vez de utilizar todo o mês como acontecia.

No entanto, a autarquia pretende continuar nos próximos anos com uma programação concentrada no tempo e no espaço, se a resposta este ano for positiva.

Segundo Vítor Costa, vereador do pelouro do Turismo, a câmara investirá cerca de 300 mil contos numa programação que «celebrará as raízes culturais da cidade e das suas gentes» e integrará diversas formas de expressão artística e diferentes estilos.

Praça do Comércio, Campo das Cebolas, Terreiro do Trigo e Largo do Chafariz de Dentro constituem os palcos privilegiados da maioria das iniciativas, tendo o primeiro uma programação mais generalista.

A abertura das festas, dia 2 às 21e 30 na Praça do Comércio, está a cargo de 250 profissionais das percussões que realizarão o desfile «Tocá Rufar», uma hora depois os "Els Comediants" iniciam a sua actuação, estando previsto para a 1 hora fogo-de-artifício.

De salientar que o fogo-de-artíficio fechará a programação todas as noites, excepto nos dias 12 e 13, intitulando-se o espectáculo «Flores de fogo para Carlos Paredes».

O dia 7 é dedicado às culturas regionais, estando previstos jogos tradicionais e actuações de ranchos folclóricos, enquanto no dia 8 se realizará um desfile de moda, no dia 9 um festival equestre e no dia 10 o único espectáculo de um artista individual. Trata-se de Fausto e o espectáculo intitula-se «Atrás dos tempos vêm tempos».

Para os mais jovens estão previstas «raves» com início à 1 hora dos dias 12 e 13. Neste último dia actuam antes dessa hora a Ala dos Namorados e Rui Veloso.

Para o Campo das Cebolas estão marcados os bailes populares de música latina, música da América, danças de salão, música brasileira, música de festa, música dos anos 50/60, rock anos 60/90 e grandes «slows».

A Casa dos Bicos oferece durante o período a exposição «Vasco da Gama», cuja viagem é tema para um espectáculo de teatro infantil marcado para os dias 7 e 10.

No Terreiro do Trigo é possível ver artistas da Guiné, Mali, Colômbia, França, Angola, Brasil, Sudão, Moçambique e Cabo Verde, entre outros, enquanto para o Largo do Chafariz de Dentro estão previstos espectáculos de piano bar, de jazz, flamengo e sapateado, bem como noites de fado.

O IV Torneio de Futebol InterJovem, actividades naúticas, uma gala de ginástica, um passeio nocturno de bicicleta todo-o-terreno e o III Encontro Internacional de Teatro Especial CRINABEL são outras iniciativas que decorrerão paralelamente organizadas por diferentes pelouros da câmara.

Na noite de dia 12 não faltará o habitual desfile das marchas populares.

Para o presidente da Câmara, João Soares, trata-se de um «programa particularmente rico», que justifica «o orgulho que os autarcas de Lisboa têm das Festas da Cidade», que são já «imagem de marca de Lisboa a nível nacional e internacional».

 



FAFE
FESTA DO LIVRO

Numa organização da Câmara Municipal, com o apoio de diversas entidades locais, decorre na cidade de Fafe até 6 de Junho a Festa do Livro e do Artesanato.

Além da exposição e comercialização de livros e objectos artesanais, no centro da cidade, o programa inclui diversos espectáculos musicais e sessões com escritores de literatura infanto-juvenil.

 

FARO
JUVENTUDE NAS «MANHÃS DESPORTIVAS»

A iniciativa «Manhãs Desportivas», que a Câmara de Faro promove nas manhãs de todos os sábados em vários locais da cidade, já registou a aderência de muitas centenas de jovens farenses dos 7 aos 18 anos.

Sensibilizar os jovens para a salutar prática do desporto é o principal objectivo desta iniciativa da autarquia, que proporciona a prática de diversas modalidades.

 



FERREIRA DO ALENTEJO
REABILITAÇÃO DA ESTRADA DOS GASPARÕES

Mais uma obra de inegável interesse está a ser executada pela Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo, presidida pelo socialista Luís Ameixa. Com o objectivo de melhorar as acessibilidades, a estrada municipal (EM-526), denominada estrada dos Gasparões, está a sofrer restauros de grandes dimensões.

Trata-se da sua repavimentação total, drenagem e arranjo urbanístico nas localidades de Gasparões e Aldeia de Rouquenho.

A obra está orçada em 143 712 contos a ser investidos numa extensão total de 14 km.

Prevê-se a sua conclusão a 31 de Julho deste ano.

 



PORTO
PARQUE SUBTERRÂNEO

No passado dia 20 foi inaugurado o parque de estacionamento subterrâneo do Palácio de Cristal, com capacidade para 400 lugares, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara do Porto, Fernando Gomes.

 

SANTO TIRSO
PONTE DE CANIÇOS

Desde há vários anos, nomeadamente aquando da repavimentação da EN 310 entre Rebordões, Riba D´Ave e Pevidém, que a Câmara Municipal de Santo Tirso vem alertando a Junta Autónoma de Estradas (JAE) para o perigo que representa a actual Ponte de Caniços tendo em conta o crescimento que se verificou no tráfego desta zona tão importante do Vale do Ave

De vários factos entretanto verificados e que aumentaram a periculosidade no local, a autarquia deu conhecimento à JAE, aguardando-se que esta tome a iniciativa de, uma vez por todas, remodelar a referida ponte.

A edilidade deu também conhecimento desta situação ao Ministério do Equipamento, Planeamento e Administração do Território.

 



VILA DO CONDE
MAIS APOIO ÀS ESCOLAS

A Câmara Municipal de Vila do Conde, no âmbito da política que vem seguindo de apoio às escolas do concelho, vai oferecer material diverso para a prática da educação física.

Assim, as escolas do ensino básico e do 1º ciclo vão receber da autarquia bolas, arcos, cordas, bancos suecos e outro material, havendo ainda a disponibilidade de técnicos especializados para aulas pontuais.

 



VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO
NOVO CENTRO CULTURAL

O novo Centro Cultural de Vila Real de Santo António foi inaugurado no passado dia 13 de Maio, data em que a cidade comemorou 224 anos após a sua fundação pelo marquês de Pombal.

O novo Centro Cultural fica instalado no antigo mercado municipal, no coração da zona comercial da cidade, dispondo de diversos espaços modulares, que poderão ser adaptados em função das necessidades de utilização.

 



SINTRA
DESENHOS INFANTIS

Até ao dia 30, sábado, está patente ao público uma exposição de desenhos infantis, no hall central da Biblioteca Municipal de Agualva-Cacém.

Em exposição estão os desenhos elaborados num «Atelier Aberto», realizado no dia 23, na Escola Básica nº 3 de Agualva-Cacém.