«Acção Socialista», 10 de Abril de 1980
«"Despertar Abril" é o título do espectáculo com o qual o Partido Socialista vai comemorar o 6º aniversário do 25 de Abril, na noite do próximo dia 24, no Coliseu dos Recreios.», lia-se na página 16 do «Acção Socialista» de 10 de Abril de 1980, com chamada de 1ª página.
Para além do destaque a esta festa do PS que tinha como convidado especial Herbert Paganini, grande intérprete da música francesa, o «Acção Socialista» noticiava uma importante intervenção do deputado José Luís Nunes na Assembleia da República, defendendo ser preciso respeitar os limites de revisão da Constituição e sustentando que a lei fundamental «integra um projecto político e uma mensagem de esperança», sendo ainda «a expressão de um povo que nunca se demitiu da sua cidadania e que após meio século de ditadura viu chegar a liberdade, não como algo de concedido ou outorgado, mas como resultado concreto de uma luta pela sobrevivência de Portugal».
Numa entrevista ao «Acção Socialista», Vítor Hugo Sequeira abordava as próximas eleições para a direcção do Sitese, salientando a sua «vital importância para o movimento sindical democrático».
(JCCB)
«O PS não alimenta ilusões quanto à possibilidade de um governo de direita como o actual (AD) viabilizar a autodeterminação dos e a emancipação dos trabalhadores. Lutará. Porém, e por todos os meios, para conseguir a regularização das situações de autogestão existentes e pela criação de sociedades de trabalhadores associados, verdadeiras sociedades em autogestão, ao mesmo tempo que fomentará o desenvolvimento do espírito autogestionário que seja obra de homens livres.»