Regiões Agrárias da Beira
O secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, visitou nos dias 30 e 31 de Março as Regiões Agrárias da Beira Litoral e da Beira onde presidiu a diversas reuniões e lançou uma série de projectos.
No dia 30, de manhã, a convite da Confagri, Capoulas Santos presidiu à sessão de abertura do seminário subordinado ao tema «As perspectivas da nova legislação para o sector cooperativo agrícola», que decorreu no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro.
À tarde, na Escola Superior Agrária de Coimbra, Capoulas Santos presidiu à reunião do primeiro Conselho Regional Agrário da Beira Litoral.
Nos Conselhos Regionais Agrários têm assento as organizações representativas dos agricultores e do mundo rural de cada uma das sete regiões agrárias do País.
Nesta sessão, para além da apresentação do novo sistema de informação a instalar nas zonas agrárias concelhias, a que os agricultores e as suas organizações poderão ter acesso, foi discutida a estratégia negocial do Governo português na reforma da PAC no âmbito da agenda 2000, para além de outros assuntos de interesse regional.
No dia 31, Capoulas Santos deslocou-se à Guarda, tendo estado presente na cerimónia de assinatura dos contratos de adjudicação das barragens de Vermiosa, em Figueira de Castelo Rodrigo, e Alfaiates, em Sabugal.
Os valores dos contratos ascendem a cerca de um milhão de contos, devendo as obras estar concluídas dentro de, aproximadamente, um ano.
Com a construção destas duas barragens serão irrigados mais cerca de 270 hectares no distrito da Guarda.
A deslocação de Capoulas Santos às Zonas Agrárias da Beira Litoral e Beira Interior, e que se saldou num enorme êxito, terminou na Câmara Municipal da Guarda, onde presidiu à segunda reunião do Conselho Regional Agrário da Beira Litoral.
Nesta sessão foi apresentado o novo «Sistema de Informação para os Agricultores através das Zonas Agrárias».
(JCCB)