A Comissão Nacional do PS vai estar reunida no dia 14, no Hotel Altis, em Lisboa.
A aprovação dos novos estatutos do PS e a análise da situação política nacional são os pontos da ordem de trabalhos.
«Desporto e Formação» é o tema do debate que se realiza amanhã, na Secção da Ajuda, pelas 21 horas.
O debate contará com a presença de Vicente Moura, presidente do Comité Olímpico de Portugal e do Conselho Superior do Desporto; Mário Paiva, delegado regional de Lisboa do Instituto Nacional de Desporto; Luís Horta, director do Centro de Medicina Desportiva de Lisboa; Carlos Lourenço, subdelegado regional do Instituto Nacional de Desporto; João Barnabé, técnico da Associação de Futebol de Lisboa e ex-jogador de futebol; e Domingos Castro, atleta do Sporting Clube de Portugal.
Os socialistas do Algarve acusaram no dia 17 o PSD de ter «memória curta».
Num comunicado, o Secretariado da Federação Regional do PS/Algarve «regista com espanto a atitude de mera hipocrisia política do líder parlamentar do PSD que numa curta visita de fim-de-semana ao Algarve criticou a velocidade a que estão a decorrer as obras da auto-estrada Lisboa-Algarve e da Via do Infante».
«Esqueceu-se Marques Mendes e seus correligionários que durante uma década de Governo PSD apenas foram construídos 40 km da auto-estrada Lisboa-Algarve numa atitude de claro abandono do Sul do País em geral e do Algarve em particular», referem os socialistas algarvios no comunicado.
O PS/Algarve, salienta, por outro lado, que «não obstante as dificuldades inerentes ao cabal cumprimento da nova e mais rigorosa legislação ambiental, o Governo da Nova Maioria, em dois anos, já cumpriu mais quilómetros de auto-estrada para o Algarve do que o Governo PSD numa década».
O Secretariado do PS/Algarve «desafia o Grupo Parlamentar do PSD a promover uma audição parlamentar ao prof. Cavaco Silva e ao ex-ministro Ferreira do Amaral para apurar com seriedade e rigor as razões do atraso das grandes vias de comunicação de e para o Algarve».
O PS/Algarve «exorta o líder parlamentar do PSD a visitar as obras do Hospital do barlavento algarvio, a nova face da rede de estabelecimentos de ensino da Região e as comunidades abrangidas pelo Rendimento Mínimo Garantido».
«Talvez com um olhar mais sereno sobre a Região, Marques Mendes encontre boas razões para se penitenciar dos dez anos em que o PSD governou e abandonou o Algarve», refere ainda o comunicado.
Face às alterações preconizadas na proposta de novos estatutos do PS, recentemente publicada no «Acção Socialista», o Secretariado da Comissão Política Concelhia de Almada realiza hoje um debate, aberto a todos os militantes, sobre esta problemática, que decorrerá no Hotel da Costa da Caparica, pelas 21 e 30.
O debate contará com a presença do camarada Fausto Correia, membro do Secretariado da Comissão Permanente do PS, e de Alberto Antunes, presidente da Federação Distrital de Setúbal.
Um debate a não perder, pela sua actualidade e importância para a vida do Partido.
O Secretariado da Federação do PS/Coimbra, em articulação com a Comissão Permanente do Secretariado Nacional, realiza no próximo sábado mais um plenário distrital de militantes, que decorrerá no Auditório do Instituto Português da Juventude.
Estará em discussão o novo projecto de revisão dos estatutos do PS.
O camarada Fausto Correia, presidente da Federação de Coimbra, que coordenou o grupo de trabalho encarregado de elaborar o projecto de revisão dos estatutos, participará na reunião.
O Secretariado da Comissão Política Concelhia de Lisboa do PS manifestou no dia 28 a António Guterres a sua «solidariedade, apoio e confiança» na Direcção do Partido «rumo à obtenção da maioria absoluta em 1999».
Em comunicado, a Concelhia de Lisboa do PS informou que na reunião efectuada no dia 28 analisou, nomeadamente, «a problemática» do referendo sobre a lei do aborto.
Segundo o Secretariado da Concelhia da capital, a Imprensa tem divulgado «algumas curiosas opiniões», onde se tenta «colocar a questão como se estivéssemos na presença de uma querela entre católicos e não católicos».
Assim, o Secretariado da Comissão Política deliberou «manifestar ao secretário-geral, António Guterres, a sua solidariedade, apoio e confiança na Direcção do Partido, rumo à obtenção da maioria absoluta em 1999».
A Concelhia manifestou ainda a «todos os militantes, independentemente do seu credo, a certeza de que contribuirão durante a campanha sobre o referendo, para o engrandecimento do PS».
A Comissão Política do PS de Ourém lamentou recentemente que a Câmara tenha reprovado a proposta sobre as alterações estruturais da Feira de Ourém.
Para o PS, tal recusa constitui um bom exemplo da «falta de abertura que revela a maioria do Executivo que, por mera táctica político-partidária, decide adiar, assim, a hipótese de garantir um futuro para este certame e mobilizar. Desta forma, o concelho de Ourém e as empresas do sector do mobiliário e derivados de madeira».
Entretanto, no dia 27, numa nota à Imprensa, a Comissão Política tece duras e justas críticas à Câmara de Ourém.
Em causa está o «chumbo» da maioria laranja na autarquia a uma proposta apresentada pelos vereadores do PS que previa a constituição de uma comissão destinada a promover o concelho junto dos visitantes da Expo-98, aproveitando o circuito complementar que constitui Fátima.
«Teria sido uma óptima oportunidade para podermos divulgar os restantes motivos de potencialidade turística do concelho de Ourém como, entre outros, o Castelo, as Pegadas de Dinossauro, os valores da ruralidade hoje tão procurados», referem os socialistas de Ourém.
A Comissão Política do PS lamenta que a Câmara de Ourém, concelho situado a pouco mais de uma hora de hora de Lisboa, «com uma capacidade hoteleira única», prefira «fechar os olhos» a uma iniciativa que trará «visitantes de todo o mundo».
Por outro lado, o PS/Ourém «regozija-se pela estratégia do Governo de reforçar o número de efectivos da PSP na sede do concelho».
De facto, «contrariamente aos venenos identificados mas pretensamente incógnitos de que iria encerrar a esquadra da PSP em Ourém, verifica-se que, não só tal corresponde a uma mentira de gigantesca demagogia política, como se irá verificar um reforço do número de guardas a prestar serviço na esquadra de Ourém».
Os socialistas de Ourém verificam, assim, «que o nível de segurança prestado no concelho irá ser melhorado».
Realizou-se no passado dia 2 a cerimónia de instalação da nova Assembleia de Freguesia, com a subsequente eleição da Junta de Freguesia e Mesa da Assembleia de Freguesia.
O PS vai dirigir a Junta de Freguesia pois foi a força política mais votada, obtendo 4 299 votos, contra 3 613 da CDU e 2 367 votos do PSD.
É o culminar de um excelente trabalho do Secretariado da Secção e de todos os seus militantes.
O camarada António Gameiro apresentou no dia 21, no CNEMA, em Torres Novas, a sua candidatura ao cargo de presidente da Federação Distrital da JS/Ribatejo.
Trata-se de uma candidatura que tem como pontos fortes a defesa da regionalização, bem como dos princípios da solidariedade.
«Pela Nossa Região com uma JS Solidária» é o slogan da campanha.
Miguel Pombeiro, presidente da Câmara da Barquinha, é o mandatário da candidatura.
Na apresentação da candidatura de António Gameiro
à liderança da JS/Ribatejo, o autarca disse ter aceite este
cargo pelo facto de conhecer e acreditar nas capacidades de liderança
e de trabalho do seu camarada António Gameiro.