MEMÓRIAS




«Acção Socialista», 13 de Março de 1980

SOCIALISTAS VENCEM NOS SEGUROS DO SUL

Um entrevista em que Mário Soares fazia um balanço das suas recentes viagens à América Latina e à Europa, um artigo de António Reis intitulado «Nervosismo» fortemente crítico em relação à governação da AD, e um artigo de José Niza sobre a televisão a cores, então recentemente inaugurada no nosso país, eram as manchetes da edição de 13 de Março de 1980 do «Acção Socialista».

Na entrevista a Mário Soares publicada nas páginas centrais, o então líder do PS afirmava: «Verifica-se facilmente que sempre que há interrupções ou acrescidas tensões nas relações Leste-Oeste, o diálogo Norte-Sul fica igualmente bloqueado. As ditaduras singram melhor nos períodos de crise. É ao sopro dos "falcões" que os ditadores ganham alento.»

Grande destaque era dado à vitória dos socialistas no Sindicato dos Seguros do Sul, bem como às comemorações do Dia Mundial da Mulher levadas a cabo pelas camaradas do PS em vários pontos do País.

Numa declaração de voto na AR, a propósito de uma proposta de lei que autorizava o Governo (AD) a alterar a lei de delimitação dos sectores público e privado da economia, Almeida Santos lembrava que no tempo da ditadura fascista «discriminando o crédito, administrando o emprego, e seleccionando as vozes segundo critérios de sintonia ideológica, uns tantos portugueses feudalizaram Portugal».

(JCCB)




QUEM DISSE?

«Enleados na teia administrativa, apertados pelo tempo, vítimas da própria inexperiência governativa, desajeitados nos seus métodos de trabalho, os governantes da AD vão dando com a cabeça nas paredes e, perante o ainda leve endurecimento das oposições, reagem como meninos apanhados em falta.»

António Reis