A Câmara Municipal da Lousã e o Centro Português de Estudos, Artes e Letras promovem, amanhã, um encontro onde as artes terão, na colectiva de pintura da responsabilidade de Mário Silva com inauguração marcada para as 19 horas, um digno representante.
Quanto às letras, também elas arte, que melhor emblema do que o livro? É por isso que, no mesmo dia, no Cine-Teatro da Lousã, já passados 30 minutos das 21 horas, José Santos Viegas e Eduardo Aroso apresentarão a mais recente publicação de Carlos Carranca, «Lousã em Menino».
No lançamento de «Lousã em Menino» haverá lugar, igualmente, para um recital de poesia com a participação de Carlos Carranca, de João Vasco e de finalistas da Escola Profissional de Teatro de Cascais.
O sentir à moda de Coimbra far-se-á sentir, depois, com uma serenata de cantares a cargo de Luiz Goes, Augusto Camacho, Américo Marques dos Santos e Carlos Carranca.
Os grupos conimbricenses Porta Férrea, Tertúlia do Fado de Coimbra e Pardalitos do Mondego participarão igualmente neste momento musical.
Durante o espectáculo os cenógrafos da EPTC pintarão uma tela.
«Lousã em Menino» será apresentado aos lisboetas no dia 19, às 19 horas, na Biblioteca-Museu República e Resistência.
Nos Recreios da Amadora, de terça a sábado, às 21 e 30, e aos domingos, às 16 horas, continua «O Campielo», de Goldoni. Uma encenação de José Peixoto, pelo Teatro Malaposta que poderá ser apreciada até ao dia 14
O Interline Clube de Portugal vai realizar, a partir do domingo, dia 8 e até ao dia 14, o XVII World Airlines Football Cup - Mundialito'98 das companhias de aviação.
O jogos realizar-se-ão nos campos de futebol da área de Albufeira e arredores.
Com o apoio da Câmara Municipal, decorrerá, a partir de hoje e até ao domingo, dia 8, no Complexo Desportivo e Cultural da Quinta das Pratas, uma mostra itinerante de promoção da Expo'98.
A exposição denominada «A Vida Começa no Mar» visa divulgar, informar e educar sobre os temas ligados ao mar e oceanos, numa perspectiva histórica e científica, que seja lúdica e atractiva.
A visita ao camião da Expo'98 poderá ser realizada hoje e amanhã das 9 horas às 18 e 30 (estudantes) e das 18 e 30 às 21 horas (público em geral).
No sábado e no domingo as visitas começarão às 16 horas para terminarem às 21 horas.
Para comemorar o Dia da Mulher, a Casa Municipal da Cultura promove um recital de piano a quatro mãos com Graça Mota e Nelly Santos Leite.
O espectáculo realizar-se no domingo, às 21 e 30.
No Café-Galeria Almedina os trabalhos do pintor João Matias serão, até ao dia 30, uma das principais atracções deste espaço de lazer e de cultura.
«Erich Lessing - 50 anos de fotografia» é o título da exposição que se encontra patente nas Galerias do Átrio do Jardim e das Doações, até ao dia 31.
Amanhã, às 21 e 30, não deixe de passar pelo Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém para ouvir o Ciclo de Canções do Século. Liliane Montevecchi será a artista que recriará «On the boulevard».
A Sala de Ensaio do CCB será palco, na quarta-feira, dia 11, às 21 e 30, de um recital de a cargo do quarteto de cordas Ethos e da Orquestra Metropolitana de Lisboa, um evento cujo programa inclui nomes sonantes da música erudita como Shostakovich, Sallinen, Schnittke e Webern.
Para os amantes do Jazz, o Centro Cultural de Belém reservou o Pequeno Auditório, nos dia 11 e 12, às 22 horas, para servir de cenário ao espectáculo «Quadrofonia do Tempo». No programa deste concerto encontram-se incluídas composições inéditas de Bernardo Sassetti, Carlos Martins, Carlos Barretto e Laurent Filipe.
Se é amante da boa fotografia, saiba que a mostra de Ulisses Rolim, «Encontro com Borges», estará patente ao público, no Padrão dos Descobrimentos, Sala Rio Tejo, até ao dia 22.
Integrado no âmbito da última exposição internacional do século, a Expo'98, o Festival dos 100 Dias, que decorre até Maio, concentrar-se-á na produção artística e no movimento cultural do século XX com a apresentação, nos espaços do Centro Cultural de Belém (CCB), de três importantes mostras: «Viagem ao século XX», «À Prova de Água» e «100 Livros do Século».
Esta iniciativa, comissariada por António Mega Ferreira, espera por si até 21 de Maio, na Galeria das Descobertas do CCB, todos os dias, das 11 às 20 horas.
Hoje, às 19 horas e às 14 e 30, Alice Vieira encontra-se com os alunos do 2º e 3º ciclos de ensino básico para as «Graças e Desgraças da Corte de El Rei Tadinho».
Continuando a homenagem a António Coentro de Pinho por ocasião do centenário do seu nascimento, a Câmara Municipal promove, no sábado, dia 7, no exterior da Biblioteca Municipal, um concerto a cargo da Banda Ovarense, a decorrer a partir das 10 e 30.
O Projecto Teatral estará, amanhã e no sábado, às 15 e 30, no Antigo Mercado Municipal para representar a peça «Dissidências».
Também no sábado, dia 7, a Biblioteca Municipal será palco da conferência «Dia Internacional da Mulher», um evento agendado para as 21 e 30.
Para os mais pequeninos e, sobretudo, para aqueles que guardam dentro de si uma criança o Grupo de Teatro Experimental de Lagos encenará a peça «O Principezinho», no domingo, dia 8, pelas 18 horas, no Clube de Instrução e Recreio Mexelhoeirense.
Nos dia 6, 7 e 8, a Câmara Municipal (Pelouro do Ambiente) promove, no mercado Ferreira Borges, a IX Exposição/Concurso de Camélias com trabalhos das escolas da Cidade Invicta. Paralelamente realizar-se-á uma mostra temática, «Expocamélia'98».
Amanhã e no sábado são dias reservados para ir ao Rivoli assistir a espectáculos de dança contemporânea com Ne Barros e Joana Providência.
Mas, se gosta de apreciar uma boa exposição, então aproveite a viagem ao Teatro Municipal, no dia 7, e participe na sessão inaugural de uma mostra de fotografia de Cristina Pinto intitulada «Raizes sem Terra» e dedicada ao povo cigano.
O Centro Lúdico de Rio de Mouro albergará, até ao dia 15 de Maio, uma exposição que relata a viagem à volta do mundo através da exploração do texto «Meninos de Todas as Cores».
A música, a dança, as brincadeiras dos mais pequeninos de todo o mundo e o aprender a conhecer os outros sentindo solidariedade são também temas nesta mostra que poderá ser visitada das 9 e 30 às 17 horas, excepto à terça-feira de manhã.
Mais cedo terminará uma outra exposição, desta feita localizada na Galeria Municipal do Museu Regional de Sintra. Trata-se da colectiva de pintura de Júlio César e Suzanne Haisall.
Este espaço de exibição artística situado no edifício do turismo está aberto ao público, de segunda a sexta-feira, das 9 e 30 às 12 horas e das 14 e 30 às 19 horas, bem como aos sábados, domingos e feriados, das 14 e 30 às 19 horas.
«Fortunato e TV Glória» é o título da sátira ao meio televisivo da autoria de Norberto Ávila, com encenação de Carlos César e Célia David, que o Teatro Animação de Setúbal representará, no Forum Luísa Todi, de quartas a sextas-feiras, às 21 e30, bem como aos sábados e domingos, às 16 horas e às 21 e 30.
Naquela tarde em que eu parti e tu ficaste
sentimos, fundo, os dois a mágoa da saudade.
Por ver-te as lágrimas sangrarem de verdade
sofri na alma um amargor quando choraste.
Ao despedir-me eu trouxe a dor que tu levaste!
Nem só o teu amor me traz a felicidade.
Quando parti foi para amar a Humanidade
Sim! foi por isso que eu parti e tu ficaste!
Mas se pensares que eu não parti e a mim te deste
será a dor e a tristeza de perder-me
unicamente um pesadelo que tiveste.
Mas se jamais do teu amor posso esquecer-me
e se fui eu aquele a quem tu mais quiseste
que eu conserve em ti a esperança de rever-me!
Vasco Cabral
Guiné-Bissau