CULTURAS E DESPORTOS



SUGESTÃO


UTOPIA E MÚSICA

Situar a obra de José Afonso na música portuguesa do século XX, assim como sublinhar os textos musicais que mais contribuíram para a consolidação da modernidade das nossas músicas.

Recriar arranjos para o piano, guitarra e voz, de canções menos conhecidas deste cantautor, tirando partido das suas características de simplicidade harmónica e rítmica, para atingir, porém, momentos de inspiração sofisticada, sobretudo no que diz respeito às composições dos anos 70.

Fazer emergir o sentido acústico da obra, dado tratar-se de um espaço não muito amplo e de um pequeno número de executantes.

Tudo isto e muito mais serve para descrever o sentido e o espírito de um espectáculo intitulado «José Afonso: A Utopia e a Música».

É no âmbito do megaevento chamado Festival dos 100 Dias que o Centro Cultural de Belém, mais especificamente o seu Pequeno Auditório, foi escolhido para ser o palco onde Janita Salomé e Vitorino Salomé recriarão as músicas que marcaram a Primavera de Abril.

Os cantares mais conhecidos do poeta da Revolução serão acompanhados instrumentalmente por João Paulo e Esteves da Silva ao piano, por Ricardo Rocha, na guitarra portuguesa, e por Rui Alves e Janita Salomé, na percussão.

Se ainda não comprou os seus bilhetes ou não fez reserva dos mesmos não perca mais tempo porque o evento é já este domingo, dia 22, com repetição no dia 23, sempre às 22 horas.

(MJR)




QUE SE PASSA



FEIRA EM ABRANTES

A cidade receberá a já tradicional Feira de São Matias, um evento que congrega diversos divertimentos mecânicos e muitos stands de venda das mais variadas quinquilharias e artefactos.

A edição de 1998 decorre a partir de amanhã, até ao dia 9 de Março, apresentando uma novidade: a Feira sai do espaço do Convento de São Domingos para a zona adjacente ao Centro Coordenador de Transportes.




ESCULTURA NA AMADORA

Recreio da Amadora é o espaço cultural em que poderá visitar, todos os dias, das 14 às 20 horas, até ao dia 8 de Março, a exposição de escultura de Domingos Laurindo.




CARNAVAL EM CASTELO BRANCO

Este ano as festas do Entrudo prometem animar a cidade como nunca. Para já, estão previstos dois desfiles carnavalescos, um de carros alegóricos, no dia 21, e o outro para exibição de trajes, grupos e trapalhões, no dia 24, culminando a festa com a eleição dos «Reis do Carnaval'98». Os contemplados do concurso ficam com a responsabilidade de organizar a folia do ano seguinte.




RECITAL EM COIMBRA

Hoje, pelas 21 e 45, o Teatro Académico de Gil Vicente será palco de um recital de piano a cargo de Pacirolli.

Luís Meireles (flauta) e Maria José Souza Guedes (piano) formam o duo que, também hoje, às 21 e 30, oferecerão um recital na Casa Municipal da Cultura.

Entretanto, decorre, até ao dia 4 de Abril, na Ludoteca, um espaço de animação infantil que oferece a encenação de um conto baseado na obra de Ana Castro Osório.




«NET» EM FARO

«Vem criar a tua página na Internet» é a sugestão feita, para hoje, pelo Instituto Português da Juventude de Faro, no âmbito do espaço «Às Quintas no IPJ», já conhecido dos leitores.

Também hoje, o Cinema Santo António fará a última exibição do filme de Michael Caton Jones, «O Chacal», com Bruce Willis e Richard Gere. É que, a partir de amanhã, e até ao dia 26, os espectadores desta sala de cinema não poderão parar de rir. Vem aí o «Mr. Magoo».

Até amanhã, poderá visitar, na Sociedade Recreativa Artística Farense, uma exposição de fotografia da autoria de Xavier Costa.


MÁSCARAS EM GUIMARÃES

Hoje, às 21 e 30, o Auditório da Universidade do Minho exibe uma notável fita de Akira Kurosawa, «Madadayo ainda não!».

Também hoje, pela mesma hora, Fernando Dias de Carvalho Conceição dará nos Paços dos Duques de Bragança uma conferência subordinada ao tema «A era Gamica - uma nova etapa no mundo moderno».

A Câmara Municipal promove uma exposição colectiva da autoria dos pintores Cândido Caldas e Fátima Guimarães designada por «De Guimarães à Índia». A mostra encontra-se aberta ao público na Sociedade Martins Sarmento.

A partir de amanhã uma outra exposição de pintura poderá figurar na agenda dos amantes das belas-artes. Trata-se de «What kind of nature needs protection», de Marta Wengorovius, que poderá apreciar na Galeria de Arte J. Gomes Alves.

Na segunda-feira, dia 23, às 21 e 30, realizar-se-á um concurso de máscaras no Salão Paroquial de Pevidém.




DANÇAS NA HORTA

O Ginásio do Fayal Sport Club será palco, na terça-feira, dia 24, de um desfile de danças e das marchas de Carnaval.




ÓPERA EM LISBOA

«O Navio Fantasma» é o nome da ópera de Wagner que poderá ver e ouvir hoje, amanhã e no dia 23, sempre às 20 horas, no Centro Cultural de Belém. O espectáculo estará a cargo da companhia de teatro Mariinski (Kirov) de S. Petesburgo e será dirigido pelo maestro Valéry Gergiev.

O agrupamento musical Champ D'Action apresenta-se, hoje, no Pequeno Auditório do CCB, pelas 21 e 30.

Hoje, às 21 e 30, e amanhã, pelas 19 horas, o Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian servirá de cenário para um musical que visa recriar obras de Wagner, Berg e Tchaikovsky, sob a direcção do maestro Jun Ichi Hirokami e as interpretações da Orquestra Gulbenkian com um solista ao piano, Inogen Cooper.

Os recitais chegarão à Fundação na segunda-feira, dia 23, e na Terça-Feira Gorda, dia 24, com o Grande Auditório a receber, pelas 19 horas, o barítono Thomas Hampson.

Isabel Carreira é a pintora que terá expostos os seus trabalhos no Bar Imprevisto, até ao dia 6 de Março. Os trabalhos de Isabel Carreira também estão disponíveis através da Internet, no site: http://www.geocities.com/SoHo/Museum/1791.




FOLIA EM LOULÉ

Em Alte, concelho d e Loulé, a Casa do Povo vai brincar ao Carnaval, organizando, nos dia 22 e 24, a partir das 15 horas, desfiles de carros alegóricos e de grupos de foliões. Às 21 e 30 realizar-se-ão os bailes.




PINTURA EM PORTIMÃO

O Antigo Teatro Municipal terá patente ao público, até ao dia 1 de Março, a mostra de pintura de Gabriel Gutierrez.

A exposição poderá ser visitada de segundas-feiras a sábados, no horário que vai das 11 às 13 horas ou das 15 às 20 horas.




COLÓQUIO NO PORTO

O ciclo de colóquios intitulado «O desafio europeu: passado, presente e futuro» termina no dia 21. Para a última sessão desta série de conversas sobre a nova realidade do Continente, a Fundação de Serralves escolheu o tema «A cultura europeia: o diálogo euro-americano». Este colóquio será presidido por Eduardo Lourenço e contará com as participações de João Bernard da Costa, Fernando Pernes e Richard Zimler.




MÁSCARAS EM TORRES VEDRAS

A Galeria Municipal alberga a exposição do pintor José Barata designada pelo título genérico «Máscaras in Loco».

Nos dias 21, 22, 23 e 24, no Sporting Clube de Torres festeja-se o Carnaval com muita música e animação.




FILME EM SINTRA

O King D. Pedro III de Queluz exibirá, hoje, às 19 horas, «A Cerimónia», de Claude Chabrol.





POEMA DA SEMANA
Selecção de Carlos Carranca


Deu-me a vida por regra e por destino

de cada gesto o peso.

Deu-me o corpo voraz e as mãos rasgadas,

percurso inacabado para ser.

É noite a minha vida

e escurecido o rosto que a sustém.

As mãos, se mãos encontram,

inertes tombam a escoar-se em dedos.

Queima o teu rastro

e em cinzas elabora a mente.

Urgente lutar.

E no entanto,

é mágoa a vida e desleixada a face.

Hélder Macedo

in «Vesperal», 1957