PS EM MOVIMENTO




ALMADA
TORRES COUTO SUSPENDE CAMPANHA

Torres Couto anunciou, ontem, em conferência de Imprensa a intenção de suspender a campanha eleitoral em Almada, durante o dia de hoje. Segundo o comunicado, lido durante o encontro com jornalistas, Torres Couto justifica a sua atitude com a ofensa efectuada por Maria Emília, candidata da CDU, numa entrevista ao jornal desportivo «O Jogo». Na referida entrevista, publicada na passada sexta-feira, com ambos os candidatos, Maria Emília acusa Torres Couto de se «aproveitar da adopção de crianças para se promover».

«Antes de qualquer outra coisa, devo dizer que a decisão que a seguir vou anunciar pretende unicamente defender a minha vida privada e, principalmente, a minha família», afirmou Torres Couto, adiantando que «não posso permitir que, em nome de uma disputa eleitoral que, ao que parece a CDU quer fazer descer aos mais baixos níveis civilizacionais, sejam postos em causa os pressupostos mais profundos das minhas opções/decisões familiares».

Para Torres Couto, não é possível consentir que a sua «família que, além da solidariedade e do apoio, nada mais tem a ver com o seu envolvimento nas eleições autárquicas em Almada, seja exposta de uma forma tão cobarde».

Torres Couto esclareceu, ainda que desnecessariamente, que a adopção dos seus dois filhos aconteceu há cerca de dois anos e meio, enquanto a sua candidatura a Almada apenas se formalizou em Maio deste ano. Por fim, o candidato socialista à autarquia de Almada refere que o seu direito à indignação ficou «expresso desta forma na praça pública, sem prejuízo da acção criminal que, como cidadão, vou interpor à candidata comunista».



Almada ignorada e escondida

Torres Couto mostrou, na passada segunda-feira, à Comunicação Social a «obra da CDU no concelho de Almada». Tratou-se de uma visita guiada pelas principais obras, dos mais de 20 anos de gestão CDU no concelho de Almada.

A visita ao concelho foi realizada em dois autocarros e vários carros de campanha, em jeito de caravana, percorrendo a «Almada de miséria» que convive paredes meias com a «Almada bonita de freguesia central».

A visita à Almada «ignorada e escondida», como lhe chamou Torres Couto, começou por uma visita ao Valdeão, na freguesia do Pragal, um bairro de barracas com mais de 1600 habitantes situado entre o Mercado Abastecedor de Frutas e Legumes, o Hospital Garcia da Horta e uma Estação de Tratamento de Águas, tendo como pano de fundo o rio Tejo. O «Casal Ventoso é quase o Restelo comparado com isto», comentou Torres Couto, enquanto mostrava à Comunicação Social a situação em que vivem centenas de famílias e a falta de condições de higiene num local onde brincam as muitas crianças que vivem no bairro. Uma zona de ruelas onde mal cabe uma pessoa, onde um descuido - um desabamento de terras, ou um incêndio - pode ceifar muitas vidas, já que é impossível a entrada de qualquer carro de bombeiros. Um bairro onde os ratos, as baratas, os esgotos a céu aberto, a droga e a prostituição convivem diariamente.

Depois do Valdeão a «excursão» passou pelos bairros sociais do PIA (Plano Integrado de Almada), onde os arranjos exteriores e a construção de equipamentos ficou por concluir. Trata-se de um enorme bairro com deficiências ao nível da recolha de lixos, com edifícios que demonstram elevados índices de degradação e onde a droga abunda.

Na Trafaria a visita incidiu sobre a zona ribeirinha que se encontra num estado avançado de degradação urbana e onde o candidato propõe a completa desactivação e demolição dos silos de cereais aí existentes. Um bairro de pré-fabricados com 20 anos de existência em estado muito avançado de degradação e com uma situação social degradante, foi o outro ponto de visita desta freguesia.



Crianças-«correio»

O Bairro do Marcelino e o Bairro do Campo da Bola foram os pontos de visita na Costa de Caparica. O primeiro é um bairro clandestino de barracas com mais de 20 anos em que «vivem» cerca de três mil pessoas maioritariamente oriundas dos países africanos de expressão portuguesa. O Bairro do Marcelino situa-se na zona nobre da «famosa Mata de Santo António, antiga zona de piqueniques, a 150 metros da praia», comentou Torres Couto, alertando para a urgência do seu desaparecimento. «Se isto não desaparecer rapidamente, dentro de dois anos a polícia deixa de poder entrar aqui», referiu o candidato, chamando a atenção dos jornalistas para o contraste entre os potentes carros estacionados e as barracas. Aliás, dois jovens estudantes, moradores do bairro, reconheceram o uso das crianças como «correio».

No Bairro do Campo da Bola, hoje legalizado pela autarquia CDU, é um exemplo paradigmático da incapacidade de gestão da autarquia, na medida em que, tendo em conta a situação privilegiada destes terrenos e a génese ilegal destas construções, fácil teria sido o realojamento destas famílias, a libertação destes terrenos e a consequente valorização deste espaço riquíssimo à beira do Atlântico.


Esgotos, cheias e arruamentos

A Charneca de Caparica foi a paragem seguinte. Trata-se de uma freguesia onde uma parte significativa da população não é servida por esgotos, os arruamentos e as azinhagas estão cheios de buracos. A limpeza e a recolha do lixo são outro dos problemas, a par das frequentes inundações em Vale Cavala, da Vala da Timex - a céu aberto.

Com pompa e circunstância, a candidata da CDU inaugurou recentemente a «Pista de Atletismo». Uma pista construída em plena reserva ecológica, junto à Vala de Corroios, em que faltam as obras exteriores, os balneários e instalações de apoio. Trata-se de mais uma obra de fachada inaugurada em período pré-eleitoral, que só começará a funcionar em Março ou Abril de 1998 e que por só possuir seis pistas não serve para a prática de provas oficiais. Mais uma prova da má gestão desta autarquia.



Chegadinho espera há 15 anos

O Bairro do Chegadinho, na freguesia do Feijó, situado em frente ao futuro parque da Paz, é mais um exemplo da insensibilidade da Maria Emília. Trata-se de um conjunto de edifícios inacabados, ocupados há 15 anos, onde vivem centenas de pessoas em condições sub-humanas. Para Torres Couto, «é um escândalo que a presidente da Câmara anuncie a construção de um elevador panorâmico entre Almada e Cacilhas, se com menos dinheiro podia realojar estas pessoas». Segundo Torres Couto, as grandes obras só devem ser feitas depois dos problemas sociais estarem resolvidos. Este caso poderia ser resolvido através de programas do IGAPH, que detém terrenos em Almada, mas a Maria Emília, acusa Torres Couto, não é capaz de dialogar com o poder central, preferindo viver em «permanente conflito».

A caravana socialista visitou ainda o Bairro da Fundação, no Laranjeiro, a Estação de Tratamento de Águas Residuais da Mutela, as freguesias da Cova da Piedade e de Cacilhas. Uma viagem pela «obra da CDU».

(JMV)
 
 
 

ALMADA

JORNAL DE CAMPANHA

Já se encontra em distribuição o número um do jornal de campanha eleitoral da candidatura de Torres Couto à presidência do município de Almada.

De excelente aspecto gráfico, podem ler-se neste primeiro número as biografias de Torres Couto e Paulo Pedroso, respectivamente, candidatos à presidência da Câmara e à presidência da Assembleia Municipal.

No jornal de campanha encontram-se as fotos e respectivas profissões dos candidatos à Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia de Almada.

Personalidades de vários sectores de actividade explicam nas páginas centrais as razões porque apoiam Torres Couto na corrida à presidência do município de Almada.

Referindo-se a Torres Couto, o eurodeputado socialista Barros Moura escreve: «Para além das suas inegáveis qualidades e talentos, pessoais e políticos, o homem que tem no seu activo realizações concretas como a construção de uma central sindical (concorde-se, ou não, com ela) dá rosto, voz e sinal político-partidário a um projecto de renovação urbana, económica, social e cultural, que é do interesse de todos quantos vivem ou trabalham em Almada e, bem assim, do conjunto da área metropolitana de Lisboa.»

A agressão a Torres Couto e a inauguração da sede de campanha do PS à luz da vela são também objecto de notícia neste jornal de campanha.



Candidata à Junta de Freguesia

A camarada Maria Isabel Diogo, candidata do PS à Junta de Freguesia de Almada, escreveu uma carta aos munícipes falando-lhes das razões que a levaram a candidatar-se e traçando algumas ideias-base da sua candidatura.

Profunda conhecedora dos problemas e necessidades da cidade, a camarada Maria Isabel Diogo considera que «basta de continuidade» e afirma que «Almada merece mais e melhor».

Por isso, sustenta, «é urgente mudar de políticas, de atitudes e de pessoas».
 
 
 

LISBOA

JOÃO SOARES COM OS TAXISTAS

O candidato da coligação «Mais Lisboa», João Soares, anunciou no dia 29 de Novembro que as praças de táxis na capital começarão a ser equipadas com sanitários e postos públicos grátis para apoiar os taxistas.

João Soares falava num almoço que reuniu num restaurante da cidade cerca de centena e meia de taxistas apoiantes da sua candidatura.

O candidato da coligação de esquerda lembrou o grupo de trabalho criado pela autarquia que tem reunido frequentemente com as diferentes associações e cooperativas de táxis, «que permitiu entender e responder a uma série de problemas que afectam aqueles que melhor conhecem Lisboa».

Questionado sobre os problemas relativos à segurança, o candidato da coligação PS/PCP/UDP/PEV indicou que o grupo de trabalho está a estudar as formas de garantir a integridade física dos taxistas, «o que poderá ser feito através de um sistema electrónico de detecção e protecção».

Sobre os buracos, João Soares lembrou que Lisboa é actualmente uma «cidade em obras» e que, em breve, a situação será ultrapassada.
 
 
 

ARGANIL

FESTA DE ABERTURA DE CAMPANHA

O Cine-Teatro Alves Coelho, em Arganil, foi palco no dia 1 de uma grande festa de abertura da campanha eleitoral promovida pela candidatura de Rui Silva à presidência da Câmara de Arganil.

Destaque para as presenças dos dirigentes do PS Vitalino Canas e Fausto Correia.

Na sua intervenção, o camarada Vitalino Canas falou do «acordo secreto PCP/PSD, no Governo como nas câmaras» e alertou para o facto de «o PSD estar a retirar importância à campanha eleitoral, para minorar a derrota».
 
 
 

COIMBRA

RUMO À QUINTA VITÓRIA

O camarada Fausto Correia, presidente da Federação de Coimbra do PS, apelou à mobilização de todos os militantes e simpatizantes socialistas com vista à quinta vitória eleitoral consecutiva no distrito.

Num comunicado, o camarada Fausto Correia, depois de lembrar que a Federação «está pacificada e todos os militantes têm participado activamente nesse esforço de coesão, de credibilidade, de unidade na acção», considera que o combate eleitoral das autárquicas «assume particular relevância para o PS e para o Governo de António Guterres», uma vez que, explica, «consolidar agora as posições socialistas traduzir-se-á no "cartão verde" que potenciará em 1999 a maioria absoluta que merecemos e justificamos».

«Que nem um voto se perca! Que nem um minuto se desperdice» é o apelo de Fausto Correia.
 
 
 

FEIJÓ

UMA EQUIPA DE GENTE QUE FAZ

Já se encontra em distribuição o folheto de campanha dos candidatos do PS à Junta de Freguesia do Feijó.

O camarada António Pereira de Sá, cabeça-de-lista do PS, refere: «O conhecimento que tenho do Feijó e das suas necessidades são as razões porque me candidato a presidente da Junta».

E acrescenta: «É facto demonstrado que a alternância democrática é sempre portadora de novas ideias, novas formas de saber, diferentes modos de agir.»
 
 
 

GAIA

CARVALHEIRAS EM CAMPANHA

O camarada Heitor Carvalheiras não tem tarefa fácil em Gaia. Apesar de ter obra feita à frente da autarquia e ser um profundo conhecedor dos problemas locais e dos anseios das populações, tem pela frente Luís Filipe Menezes, um candidato pára-quedista, rei da demagogia e que tem atrás de si toda a máquina laranja que aposta tudo em Gaia.

Mas Heitor Carvalheiras já está no terreno em contacto com a população e em iniciativas de campanha do PS no distrito do Porto, como é exemplo a sua participação no dia 2 no almoço com todos os candidatos do PS do distrito do Porto que se realizou nas Caves Taylor´s.

À noite, no mesmo dia, esteve em Crestuma na apresentação dos candidatos do PS.

Contra a demagogia, Heitor Carvalheiras tem como armas um trabalho notável realizado na autarquia e um programa de desenvolvimento sustentado para Gaia.
 
 
 

LISBOA

COMUNICADO DA CONCELHIA

O Secretariado da Comissão Política Concelhia de Lisboa do PS, num comunicado do dia 28, congratulou-se «com a celeridade da remodelação do Governo, eliminando especulações das oposições e demonstrando mais uma vez a determinação do primeiro-ministro, António Guterres, em assegurar a estabilidade de que o País necessita».

O Secretariado da Concelhia de Lisboa «presta homenagem aos ministros cessantes, em particular Alberto Costa e Maria João Rodrigues, pela colaboração prestada a este órgão do PS».

Relativamente aos membros do Governo agora empossados, os socialistas de Lisboa manifestam a sua «total disponibilidade, solidariedade de e espírito de crítica construtiva para o acompanhamento da realização das suas missões no âmbito do Programa do Governo e do Programa Eleitoral do PS».
 
 
 

PENHA DE FRANÇA

DISTRIBUIÇÃO DE PROPAGANDA

Os candidatos da coligação «Mais Lisboa» à Junta de Freguesia da Penha de França aproveitaram o passado fim-de-semana para percorrerem toda a freguesia distribuindo o seu programa eleitoral.

Destaque para a excelente receptividade dada pela população aos candidatos.
 
 
 

PORTO

MANOEL DE OLIVEIRA MANDATÁRIO

O Manuel Oliveira, o cineasta português mais galardoado internacionalmente e, o mandatário da candidatura do camarada Fernando Gomes à presidência da Câmara Municipal do Porto.

O anúncio foi feito no dia 1 de Dezembro pela candidatura do autarca socialista na sessão pública de início de campanha, realizada no Palácio da Bolsa, e na qual participaram algumas centenas de personalidades da cidade, nomeadamente dos meios artísticos e culturais.
 
 
 

SETÚBAL

COMÍCIO-FESTA

O Teatro Luísa Todi foi palco no dia 30 de Novembro de um comício-festa de apresentação dos candidatos socialistas aos órgãos autárquicos de Setúbal.

Numa intervenção fortemente aplaudida o dirigente nacional do PS António Costa inspirou-se em mais uma «aparição» de Cavaco Silva, desta vez num almoço com o candidato laranja em Sintra, para afirmar: «Já me tinha esquecido daquele jeito, muito dele, de nos querer fazer de parvos. Estava lá tudo, Cavaco, Marcelo e as bandeiras. Mas não era campanha eleitoral.»

O candidato do PS à presidência da Câmara de Setúbal é o camarada Mata Cáceres.
 
 
 

VILA FRANCA DE XIRA

GRANDE COMÍCIO-FESTA

O dirigente nacional do PS Jorge Coelho afirmou no dia 30 que o líder do PSD «afinal» já não é candidato a primeiro-ministro, mas pretende apenas a pasta da Administração Interna, atendendo ao grande número de críticas que lhe vem fazendo.

Jorge Coelho falava em Vila Franca de Xira, no grande comício-festa realizado no Ateneu Artístico Vilafranquense, onde foi apoiar a candidata do PS à Câmara local, a camarada Maria da Luz Rosinha, mulher determinada e de fortes convicções que está prestes a ocupar a presidência do município e protagonizar um novo ciclo de progresso e desenvolvimento para Vila Franca de Xira, pondo termo a uma longa e penosa gestão CDU.

Jorge Coelho aproveitou a ocasião para se congratular com a participação de Cavaco Silva na campanha eleitoral, sublinhando que o antigo chefe de Governo do PSD «é bem-vindo» à disputa eleitoral.

O também líder da FAUL voltou a acusar o PSD e a CDU de estarem a fazer «coligações negativas» contra os socialistas.

Jorge Coelho afirmou, por outro lado, «ter uma grande fezada» quanto à vitória do PS em Vila Franca de Xira.

A camarada Maria da Luz Rosinha, na sua intervenção, teceu duras críticas à gestão da CDU, sublinhando que os problemas do concelho se mantêm há 20 anos.
 
 
 

AMADORA

NOITE DE FADOS

No âmbito das actividades da candidatura do camarada Joaquim Raposo à presidência da Câmara Municipal da Amadora, realizou-se na passada sexta-feira, dia 28, uma Noite de Fados no Cine-Teatro D. João V.

Rodrigo, Fernanda Baptista, Celeste Rodrigues e Carlos Castela foram alguns dos fadistas que actuaram neste espectáculo que foi apresentado pelo actor e declamador Vítor de Sousa.



Rede viária, educação e segurança

A rede viária, educação e segurança são as grandes apostas do programa eleitoral do PS para a Amadora.

O programa das infra-estruturas viárias e trânsito na cidade da Amadora do PS engloba a construção de uma série de circulares e radiais dentro e fora da cidade.

Destaque nesta área para o túnel do Alto maduro, uma obra orçada em 1,5 milhões de contos.

Na área da educação, o PS aposta sobretudo na reestruturação da rede de pré-escolar, com a construção de 28 jardins de infância, a maior parte dos quais aproveitando instalações livres de algumas escolas primárias da Amadora.

Para colmatar a falta de segurança no concelho da Amadora, o PS avança com a construção de cinco esquadras.



Manipulação da SIC

A candidatura do camarada Joaquim Raposo à Câmara da Amadora, num comunicado do dia 26, manifestou «a sua mais profunda preocupação perante a acção manipuladora da SIC visando a promoção das candidaturas do PCP/APU e do PPD/PSD às próximas eleições autárquicas».

Tal acção manipuladora, refere o comunicado, «teve hoje (dia 26) uma gravíssima expressão com a manipulação dos resultados de uma sondagem realizada pela própria SIC e com a exclusão das demais candidaturas, incluindo a do PS numa reportagem organizada com representantes do PCP/CDU e PPD/PSD no bairro da Cova da Moura».

Estes acontecimentos permitem concluir com segurança à candidatura do camarada Joaquim Raposo que «a interpretação forçada e capciosa dos resultados da alegada sondagem não passa de uma manobra grosseira para "escolher" os dois "principais" candidatos com exclusão dos outros».

«Os resultados difundidos contradizem, à luz de todas as regras e de todos os métodos, os números da amostragem, fornecidos pela própria SIC», refere ainda o comunicado, acrescentando que a candidatura do PS às eleições da Amadora «exige um tratamento igualitário da parte da SIC e reclama um maior rigor no tratamento das diversas candiadaturas».

Perante uma sondagem do canal de Carnaxide que constituiu um autêntico «Big Show» da manipulação, a candidatura do PS à Câmara da Amadora mantém a serenidade e a confiança, certa da clarividência dos eleitores do concelho da Amadora.
 
 
 

AVEIRO

ALBERTO SOUTO «NON STOP»

O candidato do PS à presidência do município de Aveiro, Carlos Souto, começou, na madrugada do dia 26, as suas 24 horas de campanha ininterrupta.

Conhecer a outra face da cidade, contactar com as condições daqueles que trabalham à noite, ver no fundo o pulsar da cidade ao longo de todo o dia foi o objectivo.

Durante o dia Alberto Souto visitou empresas, estabelecimentos comerciais, a praça de peixe, uma escola, e a extensão de saúde de Santa Joana, e ainda teve fôlego para viajar de automotora no trajecto efectuado entre Eixo e Aveiro.

À noite, visitou a farmácia de serviço, a praça de táxis, a urgência de um hospital, bares, discotecas, o pique da PSP e os bombeiros.

Nesta «directa», Alberto Souto já tinha diagnosticado diversos problemas.
 
 
 

ÉVORA

CONVENÇÃO AUTÁRQUICA DISTRITAL

O dirigente nacional do PS Jorge Coelho acusou no dia 29, em Évora, o PSD de estar a fazer «um grande frete ao PCP» para impedir a vitória socialista em concelhos onde existem possibilidades do PS vencer.

Ao discursar na Convenção Distrital Autárquica do PS/Évora, Jorge Coelho deu como exemplos dos «fretes do PSD ao PCP os concelhos de Portel e Mértola».

«Em todos os sítios onde o PS tem possibilidades de ganhar, entram eles (PSD/PCP) em acção, como uma brigada no terreno, para impedir a mudança e a vitória do PS», adiantou.

O camarada Jorge Coelho, que centrou a sua intervenção nas críticas ao PSD e PCP, acusou a oposição de estar «sistematicamente contra tudo e contra todos, não propondo nada de concreto».

O dirigente nacional do PS sublinhou que aquela «coligação negativa» não tem «ideias positivas para o País».
 
 
 

FIGUEIRA DA FOZ

FESTA-COMÍCIO

Ranchos folclóricos e bandas de música animaram a festa-comício do PS realizada no passado sábado.

Alegria, entusiasmo e determinação foram as notas dominantes do comício-festa, em que Manuel Alegre, candidato à presidência da Assembleia Municipal, num discurso vibrantemente aplaudido, considerou que o PS tem na Figueira da Foz «o combate político mais difícil do País» e apelou aos socialistas para não se impressionarem com as sondagens.

Por sua vez, o candidato do PS à presidência do município, Carlos Beja, afirmou que os socialistas não se deixam intimidar pelas sondagens e prometeu disputar «cada voto, com convicção».



Beja quer uma cidade para todos

O candidato do PS à presidência da Câmara da Figueira da Foz, Carlos Beja, reafirmou como principal aposta da sua candidatura a construção de uma Figueira da Foz, onde caibam todos os figueirenses, com mais emprego, progresso, justiça e riqueza.

Trata-se de um programa credível de um homem que conhece a realidade da Figueira da Foz, ao invés de outros que apenas podem apostar num projecto de plástico assente na imagem e no apoio da direita dos interesses e de tias desocupadas à procura dos «flashes» das revistas do coração.
 
 
 

MIRANDA DO CORVO

COMÍCIO-FESTA

Realiza-se no próximo domingo, dia 7, no mercado municipal, pelas 21 horas, um comício-festa do PS, que contará com a presença da ministra da Saúde, Maria de Belém.

A festa será abrilhantada pelo popular cançonetista Quim Barreiros.



Caravana da vitória

No próximo dia 8, segunda-feira, a partir das 14 horas circulará em todo o concelho de Miranda do Corvo a caravana socialista da vitória.
 
 
 

ÓBIDOS

JANTAR DE APRESENTAÇÃO DOS CANDIDATOS

Realizou-se no passado dia 1 o jantar de apresentação dos candidatos do PS aos órgãos autárquicos de Óbidos.

O jantar decorreu no Hotel Mansão da Torre, em Óbidos.

O candidato do PS à presidência do município de Óbidos é o camarada José Pereira Júnior.
 
 
 

PAREDES

CANDIDATO DO PS RESGATA PENHORA

Uns fazem propaganda pura e simples, à custa dos dinheiros públicos, outros actuam.

Em Paredes, o camarada Renato Guerra, candidato socialista à presidência da Câmara Municipal, decidiu resgatar a penhora judicial que impendia sobre as instalações do União de Paredes.

Uma actuação reveladora de um modo de ser e de actuar, e que contrasta com a prática política do ainda presidente da Câmara caracterizada pelo autoritarismo e pela ausência de sensibilidade.

Renato Guerra que será o futuro presidente para colocar Paredes no mapa, mostrou como se actua.

É a velha diferença entre gente que faz e gente que finge fazer.

Os eleitores de Paredes saberão tirar no dia 14 de Dezembro as devidas ilações.
 
 
 

PONTINHA

SECÇÃO ORGANIZA DEBATE

A Secção do PS/Pontinha organizou no passado dia 29, sábado, um debate sobre «Bairros de génese ilegal», que decorreu na Escola Básica do Casal do Rato.

O debate contou com as presenças do arquitecto Tomás Taveira e de Menezes Rodrigues, candidato do PS à presidência da Câmara Municipal de Loures.



Apresentação da lista

«O mais importante para o PS são as pessoas. Quando nos propomos trabalhar nas autarquias é com o intuito de trabalhar em prol do desenvolvimento da nossa terra, servindo e dignificando as pessoas enquanto comunidade», afirmou o camarada José Guerreiro, candidato à presidência da Junta de Freguesia da Pontinha, na intervenção que efectuou na cerimónia de apresentação da lista do Partido Socialista.

Uma intervenção na qual enumerou as soluções preconizadas pelo PS no seu programa eleitoral para a Junta de Freguesia da Pontinha.
 
 
 

PORTO

CAMPANHA ELEITORAL

No passado dia 2, o primeiro dia da campanha eleitoral, o candidato à presidência da Câmara do Porto, Fernando Gomes, participou de manhã num debate na TSF.

À noite, no Espaço Aliados, realizou-se o primeiro debate desta campanha. O tema em discussão foi «Os partidos e a participação democrática» e participaram Jorge Coelho, Elisa Ferreira, Vital Moreira e Augusto Santos Silva.
 
 
 

SEIXAL

PS DENUNCIA SITUAÇÕES DEGRADANTES

O candidato do PS à presidência da Câmara Municipal do Seixal, o camarada Rui Oliveira Costa, denunciou no dia 29 de Novembro a existência de um grande aglomerado de barracas, em Santa Marta de Corroios, onde vivem centenas de famílias em condições degradantes.

Na visita que efectuou ao local para se inteirar da dimensão do problema, disse ser necessário «avançar, rapidamente, com a construção de mil fogos» que afirmou serem necessários para acabar com as barracas no concelho do Seixal.

No prazo máximo de quatro anos, caso seja eleito presidente da autarquia do Seixal, Rui Oliveira e Costa promete acabar com estas e com todas as barracas do concelho.
 
 
 

SINTRA

A ESTRELA DE EDITE

A estrela de Edite continua a brilhar em Sintra. Edite Estrela, uma autarca-modelo, a mulher que voltou a colocar Sintra no mapa, vê reconhecido o seu trabalho pelos munícipes.

Uma sondagem Diário de Notícias/TSF/Euroteste dá-lhe uma vitória em toda a linha em Sintra. Edite Estrela recolhe 39 por cento das intenções de voto, enquanto o seu mais directo adversário, o comunista Lino Paulo, obtém 23 por cento, e o candidato do principal partido da oposição, José António Barreiros, queda-se por uns magros 13 por cento. A lanterna vermelha desta sondagem é Celeste Cardona, do PP, que obtém apenas três por cento das intenções de voto, o que demonstra a clarividência dos eleitores sintrenses ao rejeitarem a demagogia populista.

Recorde-se que há quatro anos Edite Estrela ganhou a Câmara ao PSD com 34,6 por cento dos votos.

Na edição do «Diário de Notícias«, do dia 28, em que é publicada esta sondagem, Edite Estrela aponta as acessibilidades como o principal problema do concelho de Sintra que, recorda, nos últimos quatro anos «acolheu mais 50 mil habitantes», salientando que «para um concelho com um atraso de 20 anos, o aumento da população jovem gerou novos problemas ao nível das acessibilidades».

Prometendo continuar a auscultar os munícipes, Edite Estrela lembra: «Em quatro anos lancei uma rede de parques urbanos, outra de bibliotecas, foram construídos três jardins-de-infância, vários centros de dia para a terceira idade, construí novos museus, novo edifício dos Paços do Concelho, reestruturei e informatizei os serviços».

E conclui: «No próximo mandato terei a alegria de inaugurar mais obras do que em 97.»

Edite Estrela revela ainda que o que a atrai na função de autarca é ver «a alegria estampada no rosto» dos munícipes de cada vez que um problema é resolvido.

«Sinto-me solidária com os que sofrem e partilho com eles as suas angústias», afirma.

(JCCB)
 
 
 

VALONGO

PS EM DEFESA DOS COMERCIANTES

O candidato do PS à Câmara de Valongo, Braga Lino, acusou no dia 28 de Novembro o presidente da autarquia de «não ter defendido os interesses dos comerciantes de Ermesinde face à construção do Maiashopping».

Braga Lino, que visitou a zona da Gandra, Ermesinde, afirmou que os comerciantes por si contactados «estão em pânico e temem ter de fechar as seus negócios, aumentando o desemprego».



Trânsito «insuportável»

Braga Lino recordou que a autarquia não fez nada em defesa dos comerciantes e sublinhou que também o tráfego automóvel se tornou «insuportável» nos acessos a Ermesinde devido à abertura do novo centro comercial.

Braga Lino, que garantiu que se for eleito presidente «o Governo terá de olhar para esta gente com olhos de ver», desafiou os comerciantes locais a «juntarem-se e defenderem os seus interesses».
 
 
 

VILA DO BISPO

APRESENTAÇÃO DE CANDIDATOS

O PS/Vila do Bispo realizou no passado dia 30, no restaurante «S. Vicente», em Sagres, um almoço de apresentação pública dos candidatos socialistas à Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia do concelho de Vila do Bispo.

Estiveram presentes, entre outros, os camaradas Vitalino Canas, Fialho Anastácio, Luís Carito, Martim Gracias e Paulo Neves.