MEMÓRIAS




«Acção Socialista», 29 de Novembro de 1979

A MARCHA DA LIBERDADE

A pré-campanha para as eleições legislativas antecipadas de 1979 estava ao rubro. O PS, partido de militantes, realizava uma histórica Marcha da Liberdade entre o Largo do Rato e o Rossio na qual participaram muitas dezenas de milhar de militantes e simpatizantes do PS.

Esta iniciativa era, naturalmente, a grande manchete da edição de 29 de Novembro do «Acção Socialista».

«Partido de massas, demonstrou de novo, em grandes comícios e sobretudo na imponente Marcha da Liberdade, em Lisboa, a capacidade de mobilização dos seus militantes, o entusiasmo que suscita, a determinação dos seus aderentes e simpatizantes de lutarem por uma sociedade nova, justa e fraterna, impedindo o regresso ao passado, de triste memória», lia-se nas páginas centrais do «AS».

Na desenvolvida reportagem sobre a Marcha da Liberdade, referia-se que no final da manifestação-comício que terminou no Rossio, o então líder dos socialistas, Mário Soares, num discurso frequentemente interrompido pelos aplausos da multidão, afirmava que «a aliança da direita (AD) é a aliança do ódio ao 25 de Abril».

(JCCB)



QUEM DISSE?

«A direita é sempre a mesma e as suas políticas não podem mudar muito sem se virarem contra a lógica dos seus interesses, escreva o que escrever nos seus programas eleitorais - ou já nos esquecemos do que fez quando esteve 50 anos no poder?».

Nuno Portas