AUTARQUIAS




LISBOA
GUERRA ÀS BARRACAS CONTINUA

A guerra às barracas continua na cidade de Lisboa. No passado dia 24, as cem famílias do bairro de barracas dos Merinos receberam as chaves de novas habitações no Casalinho da Ajuda.

O vereador do pelouro da Habitação, Vasco Franco, revelou que as barracas dos Merinos serão integralmente demolidas na primeira semana de Dezembro.


Lisboarte Contemporânea

No âmbito da «Lisboarte Contemporânea 97/98», teve início no passado dia 22 um novo ciclo de exposições, com inaugurações simultâneas nas principais galerias de Lisboa.

Esta iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Lisboa e pela Associação de Galerias de Arte, estará patente até Novembro do próximo ano, e vem dar sequência a um evento análogo que decorreu em 1994 e com reedição em 1996.

Esta reedição demonstra o êxito que tal iniciativa tem alcançado na cidade de Lisboa, muito concretamente como impulsionador do (re)encontro do público com as galerias de arte.


Substituição de arvoredo

O município de Lisboa procedeu, no dia 22, à substiyuição de oito árvores, da espécie Populos nigra, choupos, por 13 Quercus rubra, na Rua João Villaret.

A intervenção inseriu-se no Plano de Arborização e Substituição

de Arvoredo Degradado de Lisboa.




ABRANTES
ETAR PARA CASA BRANCA

No seguimento da política de saneamento básico que tem vindo a ser desenvolvida pela Câmara Municipal de Abrantes, mais uma localidade do concelho irá dispor de uma unidade de tratamento de esgotos. Trata-se de Casa Branca, na freguesia de Alvarenga.

Assim, o município deliberou adjudicar a uma firma a aquisição de uma ETAR compacta para servir a população de Casa Branca.

Esta ETAR custará cerca de 5700 contos e irá complementar e fazer funcionar a rede de esgotos já instalada, satisfazendo uma necessidade e um desejo dos habitantes desta localidade.

O município de Abrantes continua desta forma a desenvolver a sua política prevista no Plano Director de Saneamento Básico, que referia a necessidade de criação de várias redes de esgotos, entre as quais Souto e Concavada (já concluídas), Martinchel (em fase de concurso) e, tal como previsto, Casa Branca, agora complementada pela aquisição de uma ETAR compacta.

A instalação desta ETAR significará, a muito curto prazo, uma melhoria substancial na qualidade dos habitantes de Casa Branca, em matéria de higiene e tratamento dos esgotos.




ALCOBAÇA
VIAS DE COMUNICAÇÃO

As vias de comunicação são uma das grandes preocupações do executivo da Câmara Municipal de Alcobaça, dada a sua importância fundamental para o desenvolvimento do concelho.

Dando seguimento a uma política de desenvolvimento integrado a autarquia tem realizado um vasto conjunto de obras de conservação e manutenção da rede viária municipal.

A melhoria das condições da rede viária está a ser acompanhada de alterações ao nível dos transportes, beneficiando a circulação automóvel e facilitando a ligação entre lugares e freguesias.

Entre as inúmeras obras, destaque para a estrada do Chamiço-Benedita, estradas em Eiras-Vimeiro, arrelvamento do estádio municipal de Alcobaça que incluirá pista de atletismo sintética, e os arruamentos Ribafria-Benedita, Venda da Rega-Benedita.

Destaque ainda para as obras nos acessos ao pavilhão das Pataias, à habitação social da Moita, e ao parque de merendas de Prazeres.




CABECEIRAS DE BASTO
INCENTIVOS À CRIAÇÃO DE EMPREGO

A Associação Industrial do Minho, com o apoio do município de Cabeceiras de Basto, realizou no passado dia 19, na Sala de Conferências do Mercado Municipal desta vila, uma acção de sensibilização e de informação sobre o sistema de incentivos ao investimento das empresas e à criação de emprego.

O seminário destinou-se aos potenciais investidores que pretendam renovar e melhorar as suas empresas ou iniciar uma actividade ligada ao sector.

Os programas de apoio ao investimento e à criação de emprego consignados no RIME e SAJE foram analisados e discutidos pelos técnicos da Associação Industrial do Minho, e a abordagem dos incentivos IPCME, SIR, PROCOM, PEDIP e IMIT estiveram a cargo do IAPMEI.

Sendo Cabeceiras de Basto uma região carecida de investimentos que potenciem o fomento de riqueza e possibilitem a criação de emprego tão necessário à fixação dos jovens nestas terras, as ajudas que agora se anunciam e que poderão ser disponibilizadas aos investidores darão, por certo, um impulso decisivo a este concelho.

De destacar que a autarquia de Cabeceiras de Basto dispõe de um Gabinete de Apoio aos sectores social e do desenvolvimento apetrechado para ajudar e encaminhar os interessados na elaboração dos seus projectos e candidaturas aos referidos apoios financeiros.




COIMBRA
ÁGUA E SANEAMENTO

Água e saneamento são duas vertentes ambientais que Coimbra soube valorizar.

Na primeira, o nível é dos melhores do País, na segunda, a meta é ter 16 ETAR´s no ano 2000.

A água consumida em Coimbra está cotada entre as melhores de Portugal.

Os mais de 170 mil consumidores têm o privilégio de usufruir uma das três melhores águas do País, de acordo com um estudo independente de uma associação de consumidores.

O Mondego é a fonte de abastecimento de água da região. Consciente desta realidade, a Câmara Municipal de Coimbra, presidida pelo socialista Manuel Machado, tem desenvolvido, nas últimas duas décadas, uma estratégia de tratamento dos efluentes lançados no rio.

Desde 1993 que a equipa de Manuel Machado tem implantado uma rede de estações de tratamento de águas residuais de modo a minimizar o impacto do seu lançamento no Mondego.




GUARDA
CONCERTO DE JAZZ

No âmbito das comemorações do 798º aniversário da cidade da Guarda, realizou-se no passado dia 25, no auditório municipal, um concerto de jazz pelo Quarteto de Rich Perry.

No mesmo dia, na biblioteca municipal, realizou-se um colóquio sobre «Livros e autores da Guarda», que contou com a participação de António José Dias de Almeida.

Na ocasião, foi apresentado o número 2 da revista «Praça Velha». Esta edição reúne mais de 30 textos de colaboradores da cidade da Guarda ou ligados de alguma forma a ela.




MIRANDA DO CORVO
A OBRA NOTÁVEL DA CÂMARA

O concelho de Miranda do Corvo mudou para melhor. Ao longo de quatro anos à frente do executivo camarário, o autarca socialista Jorge Cosme realizou uma obra notável.

Para comprovar o excelente trabalho basta apenas circular um pouco por todo o concelho para comprovar a veracidade desta afirmação.

No «Boletim Municipal» de Outubro é feito um pequeno balanço das obras realizadas ao longo de quatro anos.

A folha informativa lembra a inauguração da Biblioteca Municipal, que dará resposta em termos culturais a todos os mirandenses, independentemente da sua idade ou condição socioeconómica.

Na área do ambiente, registe-se que a ETAR de Miranda do Corvo vai também ser uma realidade. Trata-se de uma infra-estrurua que melhorará significativamente a qualidade de vida de muitos mirandenses. Entre as obras mais relevantes realizadas, destaque para as piscinas municipais, posto de turismo, ampliação da escola primária nº1 e pré-primária, bem como a praceta da Pedreira, a estrada Semide-Fundo da Ribeira, e a estrada Vale de Arinto-Vila Nova Souravas.

Com a colaboração da Câmara Municipal desde a primeira hora, decorreu em Outubro a I Feira de Actividades dos Moinhos que foi um êxito a todos os níveis.




MATOSINHOS
CENTRO DE CONGRESSOS E DESPORTOS

A notável obra de Narciso Miranda à frente da Câmara Municipal de Matosinhos continua. Matosinhos tem desde o dia 23, domingo, um Centro de Desportos e Congressos.

Na cerimónia de inauguração estiveram presentes o ministro-adjunto, Jorge Coelho, e o secretário de Estado do Desporto, Miranda Calha.

A construção deste equipamento resultou da necessidade de dotar o concelho de Matosinhos de uma estrutura desportiva vocacionada para a alta competição em recinto coberto.

Este novo equipamento surge como complemento e corolário dos espaços desportivos municipais: ringues descobertos e pavilhões desportivos.

Para além da vertente desportiva, o programa deste equipamento foi desenvolvido na perspectiva de vir a albergar realizações de carácter colectivo, lúdico e cultural.

Assim, esta realização é reveladora do esforço que a autarquia de Matosinhos tem vindo a desenvolver no sentido de dotar o seu concelho de infra-estruturas e equipamentos capazes de responder a solicitações e realizações no âmbito da área metropolitana, nacional e, mesmo, internacional.

De salientar que o Centro de Desportos e Congressos, cujo espaço se apresenta especialmente dotado de características de polivalência, possibilitará não só a realização de eventos desportivos, mas também uma vasta panóplia de actividades culturais e de lazer.



Casa da Juventude

Foi inaugurada no passado dia 24, segunda-feira, a Casa da Juventude de Matosinhos, numa cerimónia que contou com a presença do secretário de Estado da Juventude, António José Seguro.

A Casa da Juventude é um equipamento polivalente e multifuncional. Este equipamento é o corolário de uma política cuidadosamente planeada, que concretiza um princípio fundamental: proporcionar aos jovens do concelho um espaço que foi organizado e será dirigido e direccionado de acordo com as suas legítimas aspirações e anseios.

Para o efeito, a estrutura contempla sala de novas tecnologias, sala de estudo, sala de convívio, forum associativo, gabinete administrativo, núcleo de formação, entre outros.

Encontra-se também prevista a instalação de uma UNIVA - Unidade de Inserção na Vida Activa.

De salientar, no entanto, que não existem soluções definitivas para a ocupação e organização deste espaço.

Assim, os jovens terão a cada momento a possibilidade de sugerir alterações ao modelo vigente, pois mais uma vez a vontade organizada dos representantes juvenis é considerada.

Recuperado pelo arquitecto Siza Vieira, o projecto concilia o rigor e a sobriedade com o respeito pela estrutura original.



Centro Social de Leça do Balio

O secretário de Estado da Inserção Social, Rui Cunha, presidiu no dia 24, segunda-feira, à cerimónia de inauguração do Centro de Dia do Centro Social.

O Centro de Dia surgiu da necessidade de alargar a actividade do Centro Social à população idosa, dadas as carências da freguesia neste tipo de equipamentos.

O edifício tem capacidade para dar apoio em Centro de Dia para 90 utentes, apoio domiciliário para 25 idosos e lar residencial para 13 utentes. Esta obra representa um investimento global de 165 mil contos, tendo a autarquia de Matosinhos comparticipado com cerca de 50 mil contos, para além de ter custeado os arranjos exteriores, no valor de 15 mil contos e ter cedido o terreno para a construção do Centro de Dia.



Concerto de música de câmara

Realizou-se no passado dia 21, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, um concerto de música de câmara.

O programa incluiu obras de Heitor Villa-Lobos, Francis Poulenc, Georg Crumb e Alberto Ginastera.

A interpretação esteve a cargo dos músicos Jed Barahal (violoncelo) e Chirtina Margotto (piano).




OVAR
DESENVOLVIMENTO DESPORTIVO

Esmoriz Ginásio Clube, Associação Desportiva Ovarense-Basquetebol e Aliança Futebol Clube outorgaram no dia 21 contratos de desenvolvimento desportivo com a Câmara de Ovar.

Os contratos-programa rubricados no Salão Nobre da Câmara Municipal visam a concretização da cooperação técnica e financeira entre os contratantes para o desenvolvimento das actividades desportivas, nomeadamente do basquetebol e voleibol e apoio à formação.




PORTO
MAIS UM COMPLEXO DESPORTIVO

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Fernando Gomes, presidiu, no dia 23, à cerimónia de inauguração da primeira fase do complexo desportivo do Cerco do Porto, em Campanhã.

Este complexo desportivo fica na primeira fase com um campo de futebol iluminado equipado com balneários.

Entretanto, foram já adjudicadas as piscinas que integram este complexo desportivo.




SANTO TIRSO
IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESCULTURA

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, esteve presente, no dia 19, na cerimónia de encerramento do IV Simpósio Internacional de Escultura - Santo Tirso´97, que decorreu no Salão Nobre da Câmara.

Para além da presença de Joaquim Couto, estiveram presentes os seis escultores que participaram na edição deste ano.

O município de Santo Tirso projecta-se, assim, também, na arte e na cultura, para o terceiro milénio.

Os simpósios, que se realizam desde 1991 com periodicidade bienal, são uma organização da autarquia e visam converter os maiores centros urbanos do concelho em espaços públicos povoados de peças escultóricas onde possam coabitar harmoniosamente a arte e a população.




SETÚBAL
ENTREGA DE 48 CASAS

O município de Setúbal entregou no dia 19 as chaves de mais 48 habitações, abrangendo um total de mais de 150 pessoas, no Bairro Afonso Costa.

A autarquia prossegue assim os objectivos do PER, que prevê a construção de 1 272 novas habitações até 1999.

Até agora, no âmbito do PER, a Câmara Municipal de Setúbal já entregou 350 casas e propõe-se realojar a curto e a médio prazo mais 460 famílias, tendo em vista, até ao final de 1999, a eliminação de todas as barracas inventariadas no concelho.

Um bom trabalho de Mata Cárceres e da sua equipa. Uma obra que não pode ser interrompida, a bem do desenvolvimento solidário de Setúbal.




SINTRA

Edite Estrela esteve presente, no dia 25, na bênção da primeira pedra do novo «campus» de Sintra da Universidade Católica.

Para o concelho de Sintra, este projecto, que resulta de um protocolo assinado pelo município e a Universidade Católica, será um pólo de desenvolvimento integrado e motor de futuras estratégias de desenvolvimento, viabilizando as iniciativas municipais nas áreas da educação, ensino e cultura.




TORRES VEDRAS
APOSTA NA CULTURA

A Câmara Municipal de Torres Vedras continua a apostar na cultura. O mais recente e emblemático exemplo é a aquisição por parte do município do Cine-Teatro Ferreira da Silva.

Com um investimento de cem mil contos, a autarquia adquiriu a mais lendária sala de espectáculos do concelho, impedindo deste modo o seu eventual desmantelamento.

Estão em curso projectos que visam elevar aquele espaço a um grande forum Cultural Municipal, incluindo auditório, galeria de exposições, espaços de animação.



Marginal de Santa Cruz

A marginal da Praia de Santa Cruz, conhecida pela sua magnífica paisagem marítima, está a ser valorizada com a colocação de muros característicos daquela praia e de calçada portuguesa.

Entretanto, na Praia Formosa, os pisos foram renovados.



Um novo ringue

A Câmara Municipal de Torres Vedras considera que a prática desportiva é da maior importância para o desenvolvimento das crianças. Por isso, construiu um rinque na escola primária da Conquinha que tem feito as delícias dos mais novos.

Recorde-se que o investimento nas infra-estruturas do ensino básico é uma das prioridades da edilidade para os próximos anos.