RENDIMENTO MÍNIMO 




Rendimento Mínimo...

...e combate ao desemprego

COIMBRA COM QUATRO MIL BENEFICIÁRIOS

O ministro da Solidariedade e da Segurança Social, Ferro Rodrigues, garantiu que já são cerca de quatro mil os cidadãos do distrito de Coimbra beneficiários do Rendimento Mínimo Garantido.

Ferro Rodrigues, que falava no dia 13, na Figueira da Foz, à Comunicação Social, acrescentou que, a nível nacional, são 55 mil as pessoas contempladas por aquele programa de apoio social.

Ferro Rodrigues deslocou-se ao distrito de Coimbra para visitar o Centro Paroquial de Solidariedade Social de Buarcos (Figueira) e a Associação Cultural Recreativa e Social de Samuel (Soure).

Na instituição de Buarcos, que acolhe diariamente 150 crianças (creche, jardim de infância e ATL), realçou a importância dos investimentos do Estado nesta área, dado que «a luta contra a exclusão social começa com as crianças».

«Trata-se de um investimento nas pessoas e numa maior dignidade da vida social», referiu.

Ferro Rodrigues frisou que «o Governo acompanha e dinamiza a promoção social dos cidadãos, mas não é o seu primeiro motor», considerando este «um dos trabalhos mais nobres» que as instituições particulares de solidariedade social e as autarquias podem realizar.

A técnica de serviço social do Centro Paroquial de Buarcos (que emprega 15 funcionários) declarou que um dos problemas sociais que mais afecta as crianças de menores recursos da freguesia é o desemprego.

Maria de Lurdes Gaspar aludiu à existência de um numero elevado de pais, sobretudo mães, que se encontram em situação de emprego precário.

A mesma técnica adiantou que outros problemas que atingem «muitas crianças» da zona são o aumento do numero de famílias monoparentais e o arrastamento de processos de regulação da tutela do poder paternal.