CULTURAS E DESPORTOS




SUGESTÃO


«MÁQUINA HAMLET»
(de Heiner Muller)

O projecto «Máquina Hamlet», construído por João Paulo Seara Cardoso (Teatro de Marionetas do Porto) e Isabel Barros (Balleteatro Companhia), com base no «Die Hamletmachine», de Heiner Mmuller, visa aprofundar as diferentes dimensões das linguagens cénicas, através de uma estratégia geral de fusão da dança, das marionetas e do teatro.

A escolha do texto do referido autor alemão encontra justificação no estilo liberto dos padrões dramatúrgicos convencionais da sua própria escrita, criando condições para uma interpretação livre do universo que em palco se representa.

A cenografia constitui um elemento marcante da concepção deste espectáculo. A ideia de máquina está sempre presente enquanto instrumento gerador de (des)equilíbrios pois, no fim, é a própria máquina cénica que se apresenta como a essência do «show».

Verdadeiramente, um espectáculo a não perder, hoje e amanhã, no Grande Auditório do Rivoli - Teatro Municipal, no Porto, pelas 21 e 30.





QUE SE PASSA



ENCONTROS EM ABRANTES

«A religião e a política face aos desafios do fim de século» é o tema dos encontros que, a partir de hoje e até ao sábado, dia 22, pelas 10 horas, se realizarão, no Auditório da Santa Casa da Misericórdia, com a participação de um notável painel de convidados: Jean-Marc Ferry, Frei Bento Domingues, Jean-Peirre Cometti e Tito Cardoso e Cunha.




CCD'S EM ALBUFEIRA

No sábado, dia 22, decorrerá, no C. F. de Albufeira, o I Encontro de CCD's da região algarvia.




LIVRO EM COIMBRA

Hoje, a Casa Municipal da Cultura exibe, no âmbito do ciclo de cinema «Nós da Violência», o filme clássico de Carl Theodor Dreyer, «A paixão de Joana d'Arc», às 21 e 30, seguindo-se um debate dinamizado por Fausto Cruchinho.

No mesmo sentido, realiza-se, amanhã, pelas 9 e 30, o colóquio «Nós da violência: na escola, família e sociedade».

Assim, no dia 22 serão dois os debates que se lhe oferecem. O primeiro iniciar-se-á às 16 horas e tratará «A Missão Fotográfica Transmanche», contando com a participação de Pierre Devin. A segunda, começará duas horas mais tarde e será dinamizada por Ashley Woods que falará sobre «A Agência Fotográfica Lookat - Projectos a Longo Prazo».

No domingo, respeitando os mesmos horários, haverá outras duas conferências. Desta feita será abordado o tema «A Obra de Thomas Ruff», por João Fernandes, e «A Guerra nos Limites da Racionalidade», por Vitorino Soromenho Marques.

«Juvilação» é o nome do livro de Carlos Miguéis que será apresentado ao público por Poiares Baptista, na Casa Municipal da Cultura, às 18 e 30.




ORQUESTRA NO ENTRONCAMENTO

Às 18 horas do sábado, dia 22, a Orquestra Típica de Ourém deliciará a assistência do Centro Cultural.



DESPORTO EM FARO

A sessão de abertura do torneio de ténis de mesa está marcada para o dia 22, no Campo Distrital.



PRÉMIO NA GUARDA

No dia 22, não perca o Grande Prémio Casa do Benfica, um evento que promete muita emoção.




FANTOCHES EM GUIMARÃES

Amanhã estreia, no Cinema São Mamede, a fita «Duplo Team», que permanecerá em exibição nesta sala até ao dia 27, com duas sessões diárias, a primeira às 15 e 30 e a segunda à 21 e 30.

Também amanhã, os mais pequeninos poderão ver «As Novas Aventuras de Robin Hood», na Biblioteca Municipal Raul Brandão, a partir das 10 e 30, na versão teatro de fantoches.

A partir do domingo, dia 23, visite a Sociedade Martins Sarmento, local onde poderá apreciar as pinturas de Carina Ferreira. A inauguração da mostra «Lugar Primeiro» ocorrerá às 17 horas.

Os Paços dos Duques de Bragança serão palco do concerto de piano a cargo de Cristina Pegoraro, na terça-feira, dia 25, a partir das 22 horas.

Até ao dia 1 de Dezembro, estará aberta ao público, nos Paços dos Duques de Bragança, a mostra de Óscar Machado de escultura em madeira.




DANÇA EM LISBOA

A 5ª edição de Danças na Cidade prossegue nas salas de espectáculos da metrópole lisboeta. Para esta semana o programa é variado, começando pelos «Kinkaleri» com «Domm», hoje, às 20 e 30, no Teatro Cinearte, passando pelo Chameckilerner com «António Caído», no sábado, às 22 horas, no Teatro da Cornucópia, e terminando as sugestões com «Gust», de Francisco Camacho, na terça-feira, às 22 horas, no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém.

Hoje, às 21 e 30, e amanhã, às 19 horas, no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, os ritmos são outros. O Coro e a Orquestra Gulbenkian, sob a direcção do maestro Muhai Tang e com interpretação do violinista - solista Sholomo Mintz, recriarão as obras de Johannes Brahms e de Jean Sibelius.




JAZZ EM MATOSINHOS

A banda formada por Rich Perry (saxofone), Carlo Morena (piano), Bernardo Moreira (contrabaixo) e António Sanches (bateria), ou seja, o Rich Perry Quartet actuará, hoje, às 23 e 30, no B. Flat Jazz Club.




CONFERÊNCIA EM PORTIMÃO

«O destino da política na era do ciberespaço» é o tema em torno do qual girará a conferência que a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes organiza no seu próprio espaço, amanhã, no âmbito das já habituais e periódicas conversas sobre «A sociedade na curva do milénio».

Desta feita, a iniciativa contará com a intervenção do sociólogo e comunicólogo José Bragança de Miranda.




CANÇÃO ALEMÃ NO PORTO

Hoje, pelas 24 horas, não perca a exibição, no Café-Concerto do Rivoli - Teatro Municipal, da soprano Rosário Ferreira e do pianista João Queirós e ouça alguns dos mais belos temas musicais de diversos autores germânicos.

No sábado, dia 22, no mesmo local e à mesma hora o espaço «Nascer da Noite» oferecerá à assistência «Sobremesas Teatrais», ou seja, quatro quadros sobre o amor e o crime em que os próprios espectadores escolhem as histórias, depois de estas serem propostas por Patrizia (personagem criada pela actriz Babette Peiker).

No domingo, dia 23, pelas 18 horas, decorrerá a apresentação, no Grande Auditório do Rivoli, dos resultados do atelier de formação para profissionais do espectáculo, realizado no Balleteatro e orientado por Claire Heggen, no âmbito do projecto «Cities».




CONVERSA EM SANTARÉM

«As conversas com um delegado e um café...» prosseguem, hoje, na Delegação local do Instituto Português da Juventude, desta feita com o delegado a ter como interlocutores os Grupos Informais do Distrito.




ESCULTURAS EM SANTO TIRSO

Estão já implantadas nos lugares de paisagem do concelho 23 esculturas que dinamizarão os espaços públicos da cidade, sem desrespeitar as leis do equilíbrio da natureza envolvente. Aproveite esta oportunidade de ver arte fora dos constrangimentos espaciais e temporais dos museus e galerias.




CONVERSAS COM LIVROS EM SINTRA

A iniciativa «Às quartas conversas com livros» está de volta e ficará entre os sintrenses até ao mês de Maio de 1998.

Para já saiba que a próxima tertúlia entre especialistas convidados e professores, aliás, como todas as restantes, decorrerá na Casa da Juventude de Sintra, das 18 às 20 horas.

A acção prevista para esta quarta-feira intitula-se «Lendo e relendo», e tem como dinamizador Maria José Sotto Mayor.

Contactar com alguns dos valores patrimoniais mais remotos do concelho como os vestígios do Império Romano e a paisagem deslumbrante é por si só um bom motivo para participar no passeio pedestre que, no dia 22, se realizará em Sintra, uma aventura subordinada ao tema «Arqueologia no concelho».



FESTIVAL EM VIANA DO CASTELO

O Teatro Sá de Miranda é, até ao dia 29, palco do «Festeixo» - o II Festival de Teatro do Eixo Atlântico.

Hoje, poderá ver uma representação galega, «A Incrível Vida de Artur Loureiro», uma criação de Celso Parada.




ARTE PORTUGUESA EM VILA DO CONDE

O Auditório Municipal albergará, até ao dia 30, uma colecção da Fundação Serralves de arte portuguesa dos anos 70. Se for apreciador deste género artístico, saiba que o local estará aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 15 às 23 horas e de sábados a domingos, das 15 às 24 horas.



CAVAQUINHO EM VILA NOVA DE FAMALICÃO

Amanhã, não perca o grande encontro de tocadores de cavaquinho que decorrerá no Centro Cívico.



POEMA DA SEMANA



(Selecção de Carlos Carranca)
 

Morre todas as noites uma águia

que só de minha vida se alimenta

Que mistura de cânhamo e de carne

no seu rasto de carne me desvenda

Morre todas as noites no momento

em que volta a nascer de madrugada

E para lhe fugir ainda é cedo

E para celebrá-la já é tarde.



in «Lua de Bolso»

David Mourão-Ferreira