AUTARQUIAS




LISBOA
BOTERO NO TERREIRO DO PAÇO

Dezoito monumentais esculturas do colombiano Fernando Botero embelezam desde o dia 15 o Terreiro do Paço.

No dia em que uma das mais belas praças do mundo foi devolvida pela Câmara à cidade, após décadas de ocupação como estacionamento automóvel, os lisboetas puderam ver e apreciar 18 esculturas de Fernando Botero, duas das quais poderão ficar para sempre na cidade.

Até Março as monumentais peças de Botero podem ser apreciadas na Praça do Comércio, finalmente liberta de automóveis. E para já ninguém fica indiferente às esculturas do colombiano.

«Nas galerias, ninguém pode tocar nos objectos, eu quero que as pessoas mexam. Essas pessoas provavelmente nunca entraram num museu», afirmou Botero.

Com esta exposição a autarquia de Lisboa coloca a arte ao alcance de todos os alfacinhas.

Reconhecido como um dos grandes escultores mundiais, Fernando Botero, de nacionalidade colombiana, é especialista em obras de grande dimensão, cuja vocação está para além das paredes de um museu e busca o contacto directo com os espectadores naquele que é o local mais privilegiado - a rua.

Depois de Paris, Nova Iorque e Madrid, Fernando Botero traz a Lisboa obras de formas opulentas para o espaço emblemático do Terreiro do Paço, numa das mais completas exposições realizadas da sua obra, já que integra a quase totalidade das esculturas que o artista fundiu até à data.



Túnel da Av. João XXI

Abriu ao público, no dia 12 de Novembro, o túnel da Av. João XXI, ligando o Campo Pequeno à zona das Olaias.

O atravessamento da cidade, neste eixo, fica deste modo mais facilitado, pela eliminação de dois cruzamentos já saturados (Av. Roma e Areeiro), enquanto a retirada do trânsito de passagem, da superfície, melhora a qualidade do ambiente urbano.

Recorde-se que a construção do túnel incluiu a reconstrução integral da Av. João XXI à superfície, com modernização das infra-estruturas de subsolo, ampliação dos passeios, replantação de árvores, reforço da iluminação e implantação de mobiliário urbano.

O desnivelamento da Av. João XXI é mais um passo na conclusão da 1ª circular de Lisboa, que ligará a Av. de Ceuta à Av. Infante D. Henrique.




ABRANTES
TRIBUNAL DO TRABALHO

Foi assinado, no dia 12, no Regimento de Infantaria 2, em Abrantes, um protocolo entre o Estado-Maior do Exército e o Ministério da Justiça, para a cedência das antigas instalações do DRM a esta segunda entidade.

Trata-se da concretização de uma velha aspiração da Câmara Municipal de Abrantes e dos responsáveis ligados ao Ministério da Justiça, em Abrantes.

O presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Nélson de Carvalho, que esteve particularmente empenhado na concretização deste projecto, esteve presente na assinatura deste protocolo, que tem efeitos imediatos, estando o Ministério da Justiça a preparar as obras de adaptação necessárias.

Esta importante infra-estrutura estará, brevemente, em condições de proporcionar um serviço digno, dispondo de uma capacidade de resposta às muitas solicitações que diariamente ali ocorrem.




ALENQUER
PISCINAS MUNICIPAIS

A adesão às aulas de natação nas piscinas municipais, que são ministradas por monitores credenciados, tem sido grande.

Com os preços de ingresso a manterem-se inalterados há já três anos, as aulas de natação têm permitido a munícipes de todas as camadas etárias terem mais saúde e ocuparem saudavelmente os seus tempos livres.



CABECEIRAS DE BASTO
PLANO DE ACTIVIDADES

A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, reunida no dia 13 sob a presidência de Joaquim Barreto, aprovou o seu Plano de Actividades e o Orçamento para 1998.

O Plano de Actividades reflecte o surto de mudança e de progresso por que passou Cabeceiras de Basto em todos os sectores.

São realçadas as obras executadas na rede viária municipal onde durante o mandato que agora está prestes a terminar a Câmara arranjou, pavimentou ou construiu 140 quilómetros de novas estradas e caminhos, muitos deles retirando do isolamento as aldeias serranas mais distantes da sede do concelho.

A urbanização, os equipamentos e as infra-estruturas básicas, como sejam a revitalização da Praça da República e do Campo do Seco, a piscina, o pavilhão multiusos, a via circular, na vila sede, a urbanização do Largo da Serra, ETAR, Extensão de Saúde, Central de Camionagem, o arranque da Ponte da Barca, no arco de Baúlhe, a Escola EB 2,3 do Arco de Baúlhe e a nova zona industrial de Olelela, Basto, trouxeram uma nova dinâmica socioeconómica a todo o concelho que se reflecte positivamente na melhoria do nível de vida das populações.

Em 1998, a Câmara propõe-se prosseguir a obra iniciada e lançar mais investimentos acentuando-se a componente da qualidade e da modernização.

Das obras previstas no Plano para o próximo ano destacam-se a criação da Biblioteca e Casa Municipal da Cultura, a nova Escola de Cavês, a construção da zona de lazer de Vinha de Mouros e da ETAR de Refojos.



O Basto de Reportagem

Os jornalistas da Rádio Antena Minho, Rui Sequeira e Secundino Cunha, foram os vencedores do II Concurso «O Basto de Reportagem» promovido pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.

Esta iniciativa lançada pela Câmara Municipal tem como principal objectivo divulgar e promover a imagem do concelho de Cabeceiras de Basto, um dos locais de maior interesse paisagístico deste município.



COIMBRA
MOVIDA

A animação cultural de Coimbra está a mudar. A cidade do Mondego conhece, desde este ano sobretudo, uma movida sem precedentes, com início na Queima das Fitas e prolongando-se pelo Verão fora.

A noite na cidade já não está só pautada pelo ciclo universitário, e impõe-se cada vez mais com uma dinâmica própria.

Muitas foram as iniciativas realizadas ou patrocinadas pela autarquia. Do fado de Coimbra, ao Teatro, passando pelo folclore e música ligeira, a cidade encheu-se de animação ao longo do ano.



Guerra ao lixo

A Câmara Municipal de Coimbra, presidida pelo socialista Manuel Machado, declarou guerra ao lixo.

Acabar com as lixeiras a céu aberto e substituí-las por estruturas organizadas de recolha e tratamento dos resíduos sólidos urbanos - os aterros sanitários -, é o que a autarquia se impôs.

Coimbra quer dar o exemplo e há cerca de um ano iniciou a construção do aterro sanitário da Cegonheira, prevendo o fim da obra para breve.




MATOSINHOS
CENTRO CÍVICO DE GUIFÕES

O Centro Cívico de Guifões foi inaugurado no dia 15, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Narciso Miranda, e do secretário de Estado da Administração Local e Regional, José Augusto Carvalho.

Trata-se de uma obra iniciada em Setembro de 1996, e representa um investimento por parte da Câmara de 160 mil contos, que inclui o terreno e o projecto para o Centro Cívico.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Matosinhos tem feito um grande esforço no sentido de dotar as freguesias do concelho com equipamentos modernos e funcionais que contemplam os diversos serviços públicos, nomeadamente as Juntas de Freguesia.

Foi no âmbito desta política que nasceram os Centros Cívicos de S. Mamede de Infesta, de Matosinhos, e agora o de Guifões.

Neste moderno e funcional edifício vai funcionar a Junta de Freguesia, mas este local vai ser muito mais do que isso. Vai ser um espaço em que a população terá oportunidade de usufruir de um local onde se encontram concentrados alguns dos principais serviços da freguesia e onde a comunidade pode ter também uma intervenção cívica.

Esta é uma obra de grande valor arquitectónico, que vem enriquecer o património concelhio e dotar a freguesia de um equipamento há muito reivindicado.




OVAR
CÂMARA ADQUIRE ESMORIZTUR

A Câmara Municipal de Ovar já assinou no dia 14 um contrato-promessa de compra do complexo denominado Esmoriztur, do qual faz parte a sala de espectáculos com 700 lugares, o café, snack-bar e restaurante, bem como a zona envolvente destinada a parqueamento.

Este equipamento será destinado à promoção de actividades culturais na cidade de Esmoriz.




PORTO
PARQUE DE ESTACIONAMENTO SUBTERRÂNEO

Foram abertas as propostas para a construção e exploração do Parque de Estacionamento Subterrâneo na Praça Infante D. Henrique.

Concorreram duas empresas e o número de lugares previstos é de 304 lugares mínimo e 420 máximo.

De acordo com as normas do concurso, neste Parque haverá um número de lugares para residentes no Centro Histórico, com preço especial de residente, de 50 lugares.

A adjudicação deverá ser feita ainda este mês, o que permitirá que o Parque fique pronto no fim de 1998, início de 1999.



Fernando Gomes nos EUA

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Fernando Gomes, acompanhado de técnicos ligados à APOR, Agência para o Desenvolvimento do Porto, efectuou uma visita de dois dias a Orlando, nos Estados Unidos da América, para ver e analisar quatro hipóteses diferentes, de parques lúdicos apoiados nas mais modernas tecnologias.

A APOR, no denominado Parque Oriental, vai construir um parque lúdico tecnológico, que deverá estar pronto no ano 2000.

Assim, foi do maior interesse esta deslocação do presidente da edilidade do Porto aos EUA.




SANTO TIRSO
CÂMARA CRIA COOPERATIVA DE DEFICIENTES

A solidariedade não é uma palavra vã para o executivo da Câmara Municipal de Santo Tirso que, no âmbito da sua política de apoio activo à integração socioprofissional dos deficientes, criou uma nova entidade com a forma jurídica de uma régie-cooperativa de deficientes.

Assim, no passado dia 14, no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho, realizou-se a assinatura pública da constituição da CAID-Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente.

Na ocasião, foi apresentado o programa «Formação para Jovens Deficientes».

Face à marginalização que, voluntária e involuntariamente, é imposta aos deficientes, a Câmara Municipal de Santo Tirso, numa iniciativa inédita no nosso país, decidiu criar uma nova entidade, com forma jurídica de régie-cooperativa na área da integração socioprofissional de pessoas com deficiência.



Pilhómetros

Os pilhómetros, receptáculos para pilhas, que a autarquia instalou em todo o concelho estão a ter uma grande receptividade da população. Proteger a saúde e o ambiente é o objectivo de mais esta iniciativa louvável da edilidade presidida pelo socialista Joaquim Couto.

«Quando gastas, as pilhas derramam o seu conteúdo tóxico (mercúrio, chumbo, etc.). Se estiverem misturadas com o lixo ou abandonadas na natureza, esses elementos tóxicos acabam por ser arrastados pelas chuvas e vão contaminar os rios, os solos e os lençóis de água subterrâneos que abastecem as nascentes e poços.» Extracto dos anúncios publicados pela Câmara de sensibilização das populações.




SINTRA
LIVROS PARA TODOS

A Festa do Livro Antigo, Usado e em Saldo, que decorreu de 14 a 16 de Novembro no átrio do edifício do Turismo, na vila de Sintra, constituiu um assinalável êxito.

Os milhares de visitantes puderam adquirir livros de todos os géneros a preços acessíveis a todas as bolsas.

Esta iniciativa foi organizada pelo Alfarrabista Martinho e contou com o apoio da Câmara Municipal de Sintra.



Música ao fim da tarde

No passado fim-de-semana realizaram-se mais dois «Concertos de Fim de Tarde», no Palácio de Valenças.

No sábado, do programa constou um recital de piano, por uma solista da Orquestra Metropolitana de Lisboa, Savka Konjikusic.

No domingo, realizou-se um recital de vila e piano, por solistas da mesma orquestra: Istvan Raincsák, viola, e José João Santos, piano.



Rampa da Pena

O trânsito também está na primeira linha das preocupações da autarquia presidida por Edite Estrela. Por isso, a rampa da Pena reabriu no passado dia 17 nos dois sentidos.

A edilidade considerou que o seu encerramento não se justifica nesta época do ano, uma vez que o número de turistas que visita o palácio da Pena diminuiu, comparativamente com o período de Verão.


Desenvolvimento desportivo

A autarquia de Sintra assinou no dia 14 um contrato-programa de desenvolvimento desportivo com o Real Sport Clube.

O contrato-programa tem por base o «princípio de desporto para todos» e o reconhecimento do papel do Rela Sport Clube como instituição fundamental para o desenvolvimento do concelho.

O contrato agora assinado vai possibilitar o arrelvamento do actual campo de futebol, no valor de 60 mil contos, e a construção de uma pista de atletismo em piso sintético, no valor de 80 mil contos.

Trata-se de uma medida com um impacto social muito importante, prevendo-se uma intensa utilização das novas infra-estruturas.



Autocarros para as Juntas de Freguesia

No passado dia 15 realizou-se a cerimónia de bênção dos autocarros das Juntas de Freguesia de Sintra e a entrega simbólicas das chaves.

Na cerimónia que decorreu na Igreja de Santa Maria, em Agualva-Cacém, a presidente do município, Edite Estrela, entregou as chaves aos presidentes das Juntas de Freguesia, e os veículos foram benzidos pelo padre Antunes.

Recorde-se que os 14 autocarros foram oferecidos pelo município às freguesias do concelho e visam proporcionar uma melhor qualidade de vida às populações residentes.

Estes veículos farão o transporte dos munícipes, especialmente de jovens e idosos.




TOMAR
INAUGURADA BIBLIOTECA MUNICIPAL

O novo edifício da Biblioteca Municipal de Tomar - António Cartaxo da Fonseca foi inaugurado no dia 15.

Teresa Gil, presidente do Instituto do Livro e das Bibliotecas, esteve em Tomar em representação do ministro da Cultura na inauguração deste novo espaço para a cultura tomarense.

Trata-se de um edifício que, para além do espaço bibliográfico, possui uma sala de exposições e um auditório com 182 lugares.

Os utentes poderão contar com 30 mil volumes disponíveis (23 mil na secção de adultos e 7 mil no sector infanto-juvenil) e 400 CD, 15 CD-Rom e 300 vídeocassetes no sector de audio e vídeo.




VILA DO CONDE
AS PESSOAS ESTÃO PRIMEIRO

Para Mário Almeida, presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, as pessoas estão primeiro.

Em entrevista concedida ao «Jornal de Vila do Conde», o autarca refere: «Se for reeleito, antes de tudo, vou continuar a preocupar-me com o problema individual das pessoas. Com os seus dramas familiares, com a sua falta de habitação condigna e com o desemprego. Tudo farei para ajudar a ultrapassar tais dificuldades.»

Acrescentou que no centro das suas atenções «estão sempre as pessoas doentes e as portadoras de deficiência, os idosos e as crianças que justificam a nossa afectividade e os nossos cuidados».

Na entrevista, Mário Almeida passa em revista os principais problemas de Vila do Conde e as principais realizações desde a habitação social à recolha seleccionada dos lixos, passando pelo novo hospital para Vila do Conde e a futura Escola Superior de Tecnologia e Gestão.

O autarca socialista, com tantos anos de serviço, evidenciou ser um homem com enorme entusiasmo e firme convicção num futuro de qualidade para Vila do Conde.




VILA NOVA DE FAMALICÃO
MAIS GENTE COM CASA

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão quer vender um conjunto de habitações que lhe foram cedidas pela Fundação Salazar.

O presidente da edilidade, Agostinho Fernandes, quer vender as casas ainda antes do Natal e, por isso, o processo está a ser conduzido com rapidez.

O autarca, que vai ao encontro dos moradores que pretendem comprar as casas a preços reduzidos e com facilidade de acesso ao crédito, está disposto a interceder junto das entidades bancárias para que o processo seja facilitado.




Administração do Território

IGAT - INSPECÇÕES E INQUÉRITOS SUSPENSOS ATÉ ÀS AUTÁRQUICAS

«Com vista a evitar que a actividade da Inspecção-Geral da Administração do Território (IGAT) possa ser invocada como elemento perturbador do funcionamento das autarquias em período pré-eleitoral, determino que aquela Inspecção suspenda as acções inspectivas e inquéritos a partir do dia 14 do corrente mês.» Assim reza o texto do despacho assinado, no dia 11, pelo ministro do Equipamento, Planeamento e Administração do Território, João Cravinho, acrescentando que «de igual modo não serão despachados os processos remetidos pela IGAT que tenham entrado no meu gabinete depois do dia 1 de Novembro».

Assim, todas os inquéritos e inspecções do IGAT ficarão suspensos até 14 de Dezembro, data em que se realizarão as eleições autárquicas, à semelhança do acontecido em anteriores períodos eleitorais em favor da transparência.