João Soares prometeu no dia 1 de Novembro que até 2001 as barracas acabarão na capital.
«Assumimos o compromisso de acabar com todas as barracas de Lisboa, até ao final do próximo mandato», disse.
O compromisso foi assumido por João Soares durante os trabalhos da Convenção Mais Lisboa, que decorreu numa unidade hoteleira da capital.
O cabeça-de-lista da coligação de esquerda lembrou que em 1990 existiam em Lisboa 20 mil barracas, número que entretanto foi reduzido para metade. Para acabar com as que restam, João Soares disse contar com a ajuda do actual Governo que, sublinhou, «está muito mais aberto para a resolução desta questão».
Um documento intitulado «O futuro que nós começámos», onde se dá conta da obra feita durante o mandato 94-97, constituiu a base de trabalho sobre o qual decorreu a Convenção Mais Lisboa.
21 de Novembro - 20 horas
FIL (pavilhão dois)
Intervenções: Jorge Coelho e Miguel Coelho
Inscrições: FAUL e Secções de Lisboa
O Secretariado da Secção de Almirante Reis organizou no passado dia 31 de Outubro a Grande Noite de Fados, que decorreu nas instalações daquela estrutura do PS.
Uma Grande Noite de Fados que teve um elenco de luxo: Fernando Maurício (O Rei do Fado), Miguel Ramos (vencedor da Grande Noite do Fado), Sofia Glória (A Fadista da Ajuda), Odete Rosa, Fátima Fernandes, Júlia Lopes, Pedro Galveias e Jaime Dias. Todos estes grandes nomes do fado foram acompanhados por Zé Manel (à guitarra) e Manuel Coelho (à viola).
Paralelamente às actuações, os militantes deliciaram-se com caldo verde, chouriço assado, bacalhau assado, febras, broa, pão e vinho.
Foi uma genuína noite de fados que constituiu uma grande jornada de confraternização dos militantes socialistas de uma das mais dinâmicas Secções do PS.
Está mais uma vez de parabéns o Secretariado da Secção de Almirante Reis que tem como coordenador o camarada Miguel Neto Valente.
Mais uma sede de campanha socialista assaltada. Depois de Gondomar foi a vez de Almada. A sede de campanha do candidato socialista à presidência da Câmara de Almada, Torres Couto, foi assaltada.
Foram roubados computadores, faxes e diverso material. Jagunços antidemocratas andam à soltam. Torres Couto, um candidato que incomoda muita gente.
Que a Câmara da Amadora gerida pela CDU está no top da má gestão, desleixo, incapacidade, e imobilismo exasperante. Que a Amadora é um caos urbanístico, onde a habitação social não existe, e onde a qualidade de vida das populações atinge hoje níveis insuportáveis não é novidade para ninguém, a não ser para os mais distraídos ou para as franjas comunistas mais ortodoxas. Por isso, foi com naturalidade que o dirigente nacional do PS Jorge Coelho afirmou no dia 29 de Outubro que «os comunistas deviam ter vergonha de ter o concelho da Amadora no estado em que está».
Jorge Coelho falava na inauguração da sede de campanha do candidato do PS à presidência da Câmara da Amadora, o camarada Joaquim Raposo.
O dirigente nacional do PS classificou a gestão camarária da CDU na Amadora como «a da política de terra queimada», mas advertiu que o voto na direita, mais concretamente no PSD, apenas servirá «para ajustes de contas internos».
E previu que na noite das eleições o «suspense» instalar-se-á na São Caetano, sede do maior partido da oposição, ou seja, «não se sabe quem vai deitar Marcelo abaixo, se é o Valentim que vem do Norte, se é o Menezes que ganha ou não ganha Gaia para a partir dali atacar Lisboa ou se é o Santana que passa por Coimbra ou vem logo para Lisboa - é uma confusão total».
Por seu turno, o candidato do PS, Joaquim Raposo, que lidera uma lista de pessoas competentes e com um projecto modernizador e solidário capaz de inverter o caos instalado na Amadora, lembrou que, enquanto deputado, tinha apresentado no dia anterior, no Parlamento, «alterações à proposta do PIDDAC de 1998, que prevêem a construção de esquadras na Brandoa, Alfornelos, Venda Nova, Casal de S. Brás e Falagueira».
Respondendo às críticas que têm sido feitas sobre os projectos socialistas para o concelho não serem realizáveis, o camarada Joaquim Raposo apresentou algumas das soluções previstas para os financiamentos dessas grandes obras.
Um esclarecimento de Joaquim Raposo que mostra que o faz falta na gestão camarária da Amadora é imaginação, criatividade e, acima de tudo, vontade e determinação política para resolver os problemas do concelho da Amadora.
Afinal, como Jorge Coelho e Joaquim Raposo demonstraram, o mito da boa gestão comunista não passa de um colossal embuste.
A sede de candidatura de Luís Mina à presidência da Câmara Municipal de Bragança foi inaugurada no passado dia 30 de Outubro. Na ocasião, foi apresentada a Comissão de Honra da candidatura.
O extraordinário futebolista João Pinto, um dos símbolos do Benfica, figura na comissão de apoio à recandidatura de José Luís Judas à presidência da Câmara Municipal de Cascais.
Também o resistente antifascista e ex-presidente do MDP/CDE, José Manuel Tengarrinha, e o grande profissional da televisão e da rádio, Júlio Isidro, estão com José Luís Judas, integrando a lista do PS para a Assembleia Municipal.
Na lista socialista para a Assembleia Municipal, liderada por José Germano de Sousa, surgem ainda João Proença, secretário-geral da UGT, e Jorge Miranda, comandante dos Bombeiros da Parede.
Na lista para a Câmara Municipal, a seguir a José Luís Judas surgem Umberto Pacheco, vereador e presidente da Comissão Política Concelhia do PS/Cascais, e José Jorge Letria, actual vereador da Cultura.
Entretanto, o presidente da Câmara de Cascais, José Luís Judas, referiu como prioridade do seu próximo mandato a concretização total dos processos de realojamento.
Em entrevista ao jornal «A Capital», edição de 30 de Outubro, o autarca sublinha que «não se trata apenas de mudar as pessoas das barracas para casas, mas de conseguir pôr em prática um processo de integração social, reordenando os espaços urbanísticos, num verdadeiro plano de erradicação das barracas».
José Luís Judas salientou ainda neste aspecto que um dos «dramas» que teve nesta gestão foi a forma como pensou o realojamento, porque, sublinhou, «muitas pessoas de Cascais reagiram mal».
A política de realojamento foi pensada, explicou, «não numa lógica de guetos, mas de integração», adiantando que «a meta é construir bairros pequenos, com uma média de 60 fogos, que permita uma maior integração».
Referiu que vai continuar a apostar fortemente na acção social, tendo como prioridade o apoio à terceira idade.
«Vamos implementar um programa de apoio domiciliário aos idosos, através de incentivos à criação de empresas que possam empenhar-se nesse serviço», disse.
Referiu que vai continuar a bater-se pela construção do novo hospital, até porque, frisou, «temos o nosso sistema viário irradiante do novo hospital».
Na área cultural, revelou que quer trazer para Cascais a «Cidade do Cinema», ou seja, «construir em Cascais uma zona de reunião do cinema e multimédia».
Para além de outras vantagens, frisou, «cria muitos postos de trabalho».
No passado dia 1 de Novembro, na sede do Clube de Futebol Os Estombarenses, foi apresentada a lista do PS, liderada por Joaquim Adão, à Junta de Freguesia de Estombar.
A cidade de Évora vai ser palco nos dias 14 e 15 de Novembro de um colóquio sobre «A Agenda 2000 e o desenvolvimento da Região Alentejo».
O colóquio tem como objectivo debater as posições do Partido Socialista Europeu sobre a Agenda 2000 e o desenvolvimento regional do Alentejo, tendo em conta a experiência das autarquias locais e dos órgãos de planeamento regional e a cooperação transfronteiriça com a Estremadura espanhola.
Para o colóquio que decorrerá no Hotel Cartuxa, em Évora, estão já confirmadas as presenças dos deputados Joan Colomi Naval, Manuel Frutos Gama e Carlos Zorrinho, dos secretários de Estado Pina Moura e Álvaro Pimpão, do chefe de gabinete do secretário Estado da Agricultura, António Covas, do governador civil de Évora, Henrique Troncho, do alto-comissário para a Regionalização, Eduardo Cabrita, para além de diversos presidentes de Câmara da região.
Os participantes visitarão o centro histórico de Évora, a Universidade de Évora, e Reguengos de Monsaraz, onde tomarão contacto com projectos desenvolvidos com investimento de fundos comunitários.
O eurodeputado socialista Barros Moura é o candidato do PS à presidência da Assembleia Municipal de Felgueiras.
Natural do Porto, onde nasceu há 53 anos, o prestigiado eurodeputado socialista considera, no entanto, Felgueiras a sua verdadeira terra natal.
Trata-se de um concelho de maioria socialista, que tem actualmente mais de 40 mil eleitores.
O camarada António José Seguro, secretário nacional do PS para as Autarquias, esteve presente no dia 1 de Novembro, na Lourinhã, na abertura da sede de candidatura do PS.
Afinal o défice democrático não existe só na Madeira. Na Maia, um autarca dinossauro teme a candidatura do socialista Manuel dos Santos e recusa debater com ele os grandes problemas da Maia.
Democrata desde sempre, Manuel dos Santos, candidato do PS à presidência da Câmara Municipal da Maia, acusou no dia 3, num comunicado, Vieira de Carvalho de ter «parado no tempo ao recusar-se a debater com todos aqueles que legitimamente o contestam», prestando assim «um péssimo serviço à população que diz servir».
«O sr. dr. tem medo e envolve o medo que tem na recusa em debater, como é seu dever em regime democrático (pensou nisto sr. Presidente?) com todos os candidatos alternativos ao seu poder», denuncia Manuel dos Santos.
No comunicado, o candidato socialista diz conhecer bem os métodos usados por Vieira de Carvalho para se manter à frente da Câmara Municipal e que são «favoritismo, compadrio, demagogia, ameaças e perseguição e fraude política».
Em equipa que ganha não se mexe. Por isso, em Mira, João Reigota e João Manuel Prina recandidatam-se, respectivamente, à presidência da Câmara Municipal e à presidência da Assembleia Municipal.
Quanto aos candidatos do PS às Assembleias Municipais, eles são Gabriel de Oliveira Cruz (Carapelhos); João Santos Palmela (Mira); Manuel Miranda Milheirão (Praia de Mira) e Diamantino Marques Castelhano (Seixo).
Os deputados socialistas algarvios deslocaram-se no dia 3, segunda-feira, a Monchique, onde tiveram uma reunião de trabalho com o presidente da Câmara, Carlos Tuta, sobre as medidas em curso para atenuar os efeitos causados pela intempérie que assolou recentemente o concelho.
Realizou-se nos dias 24 e 25 de Outubro a II Convenção Socialista de Oeiras, que decorreu no Auditório do Taguspark.
Em ano de eleições autárquicas, a Convenção assumiu uma acrescida importância, pois para além da discussão de várias matérias que ao Partido dizem respeito, a temática autárquica assumiu um papel relevante.
Na Convenção foram apresentados todos os candidatos do PS ao concelho de Oeiras. Elisa Damião, candidata do PS à presidência do município de Oeiras, conta com uma equipa de gente que faz, que conhece os problemas do concelho e capaz de protagonizar um projecto de desenvolvimento solidário.
O presidente do PS, o camarada Almeida Santos, esteve presente no dia 31, no Cine-Teatro Ovarense, onde decorreu a apresentação da lista dos candidatos do PS à Câmara Municipal de Ovar, cujo cabeça-de-lista é Armando França que se recandidata à presidência.
Almeida Santos não poupou elogios à «obra feita» de Armando França e atribuiu a supremacia do PS na maioria das Câmaras à «genuína defesa do municipalismo» feita pelos socialistas desde antes do 25 de Abril.
«Nunca nos resignámos a que os presidentes de Câmara fossem escolhidos a dedo pelo ditador», lembrou.
O dirigente nacional do PS Miranda Calha participou, no dia 1 de Novembro, no almoço de apresentação dos candidatos socialistas à Câmara Municipal de Pinhel, que se realizou no Celeiro, no centro da vila.
O cabeça-de-lista é o camarada António Cavalheiro.
O presidente do município do Porto, Fernando Gomes, acusou no dia 29 o PSD de querer, «tal como Salazar, que os mortos votem» no referendo sobre a regionalização.
«O PSD está a contar com os abstencionistas como parceiros e, tal como Salazar, quer que os mortos votem», afirmou Fernando Gomes, no final de uma reunião do Conselho Municipal de Segurança.
Mónica Schaefer, cidadã alemã residente na ilha do Porto Santo, é uma das candidatas na lista do PS/Madeira às próximas eleições autárquicas.
Residente em Porto Santo há uma década com o marido, sem experiência política, afirma-se «simpatizante» da pessoa e obra do actual presidente do município, Góis Mendonça, que se recandidata ao cargo nas eleições de 14 de Dezembro.
Em declarações à Agência Lusa, Góis Mendonça sublinhou que a integração de Mónica Schaefer na lista é, acima de tudo, «uma questão simbólica».
Acrescentou que a realidade chamada União Europeia pressupõe o exercício de direitos, como o da cidadania, em qualquer país do espaço europeu.
A sede de candidatura de Paula Lopes, candidata socialista à presidência da Junta de Freguesia da Torre de Dona Chama, em Bragança, foi inaugurada no dia 1 de Novembro.
No passado dia 1 de Novembro, os candidatos do PS à autarquia de Silves visitaram a feira local. Para além do contacto com a população, os candidatos do PS ouviram os comerciantes.
Depois das listas terem sido aprovadas em assembleia geral de militantes, o cabeça-de-lista do PS à Câmara de Tavira, José Baía, já iniciou a pré-campanha eleitoral.
Na lista para a Câmara de Tavira, a seguir a José Baía surgem Eduardo Dias, Humberto Puga e Maria José Mestre.
A lista para a Assembleia Municipal é liderada por Jorge Valente, seguido de Vítor Palmeira, Barata Pires e Ludgero Falcão.
O mandatário das listas é Carlos Santos.
A sede de campanha situa-se na Rua José Pires Padinha, e o candidato socialista José Baía tem já em distribuição um «mailing» onde explica aos tavirenses as suas principais ideias e propostas para o concelho.
Entretanto, o plano de visitas de José Baía a todas as freguesias urbanas e rurais já está pronto e vai ser posto em prática. Estão também agendados diversos debates em todas as freguesias.
O dirigente nacional do PS Jorge Coelho esteve presente no dia 31 de Outubro no jantar de apresentação do candidato socialista Jacinto Leandro à presidência da Câmara Municipal de Torres Vedras, que se realizou no Clube Artístico Comercial.
No seguimento da intensa actividade de contactos com a população e forças vivas, Maria da Luz Rosinha, candidata do PS à presidência da Câmara Municipal de Vila Franca, no passado dia 1, sábado, visitou a Misericórdia de Alhandra e participou num magusto na Póvoa de Santa Iria, e esteve presente na apresentação dos candidatos do PS à Assembleia de Freguesia de Vialonga, que decorreu na Casa do Povo.
No dia 3, segunda-feira, esteve presente na apresentação da Comissão de Honra da sua candidatura, que se realizou no Clube Vilafranquense.
O PS/Vila Real iniciou no dia 3, na freguesia onde obteve os piores resultados nas eleições de 1993, Larnas d´Olo, um vasto programa que irá fazer com que o seu candidato à presidência da autarquia, Ascenso Simões, possa contactar, pessoal e directamente, com cerca de 60 por cento do eleitorado vila-realense.
O PS/Olhão organiza amanhã, sexta-feira, um cocktail de apresentação das listas socialistas candidatas à Câmara Municipal e Assembleia Municipal de Olhão, que decorrerá no restaurante «O Franguinho», na Estrada Nacional 125.
A sessão de apresentação das listas contará com a presença do camarada José Apolinário, presidente do PS/Algarve. O candidato do PS à presidência da Câmara, Francisco Leal, fará uma intervenção.
A Secção do PS/Pontinha realiza no sábado, dia 8, uma Festa de S. Martinho, que decorrerá na escola primária nº 2 do Falcão.
A iniciativa conta com as presenças dos camaradas José Guerreiro e Menezes Rodrigues, respectivamente, candidatos do PS à Junta de Freguesia da Pontinha e Câmara Municipal de Loures.
O magusto terá início às 15 horas e constará de castanhas, água-pé e outros petiscos. A entrada é livre.
No próximo sábado, dia 8, realiza-se na escola preparatória C+S a sessão de apresentação dos candidatos do PS à Câmara Municipal de Vimioso.
Ainda no mesmo dia, será inaugurada a sede de candidatura do camarada José Miranda à presidência do município de Vimioso, no Bairro de São Sebastião, nesta vila, que contará com a presença do camarada Armando Vara, secretário nacional do PS.
Os camaradas António José Seguro e Armando Vara vão estar presentes no domingo, dia 9, na inauguração da sede de candidatura de Ricardo Paninho à presidência da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães.
Realiza-se hoje, na sede do PS em Santo António, a sessão de apresentação da candidatura do camarada Eusébio Rodrigues à presidência da Freguesia de São Roque, no Funchal.
Pelas 20 horas tem início um jantar da candidatura no restaurante
«A Parreira», que contará com a presença do camarada
Mota Torres.