MEMÓRIAS



«Acção Socialista», 8 de Novembro de 1979

TONI NAS LISTAS DO PS

A presença de Toni, então futebolista do Benfica, mas que, anos mais tarde, como treinador, levaria o clube da águia a mais uma final da Taça dos Clubes Campeões Europeus, nas listas do PS à Câmara Municipal de Lisboa, era uma das notícias de primeira página do «Acção Socialista» de 8 de Novembro de 1979.

Nesta edição falava-se ainda do grandioso comício do PS no Pavilhão dos Desportos em que participaram os principais líderes socialistas de todo o mundo, mas os motivos de interesse eram muitos, a começar por um artigo de opinião de Willy Brandt intitulado «Os sociais-democratas alemães e a resistência ao nazismo», e passando por uma entrevista com o camarada Miranda Calha.

O órgão oficial dos socialistas noticiava ainda que Mário Soares percorria o País «no meio de grande entusiasmo popular», nomeadamente no Porto, onde o então líder do PS afirmou: «Ficámos com a grata impressão de que o Porto é muito mais PS do que pensávamos. Sabíamos que sempre foi um bastião da República. Ficámos agora a saber que também o é do socialismo em liberdade.»

Destaque ainda para uma reportagem sobre uma conferência organizada pela FAUL, na qual foi sublinhado que a lei das comissões de trabalhadores era um passo rumo ao socialismo democrático.

(JCCB)




QUEM DISSE?

«Penso que em Portugal o socialismo é a única via capaz de criar o mínimo material e espiritual para todos.»

Leopold Senghor