AUTARQUIAS



ABRANTES
COMPUTADORES NAS ESCOLAS BÁSICAS

A Câmara Municipal de Abrantes distribuiu ontem nas escolas do 1º ciclo do concelho um conjunto de equipamentos.

Assim, todas as escolas básicas do concelho passam a ter um computador, uma televisão e um vídeo.

Com a entrega destes equipamentos, o município de Abrantes pretende criar condições nas escolas para que as crianças que as frequentam tenham oportunidade de um contacto mais próximo com as novas tecnologias, numa perspectiva também de utilização destas em termos de aprendizagem de funcionamento destes equipamentos.



ALENQUER
NOVOS EQUIPAMENTOS MECÂNICOS

A Câmara Municipal de Alenquer adquiriu novos equipamentos mecânicos. Visando tornar mais eficaz o serviço de vazamento de fossas domésticas, a autarquia adquiriu um novo esgota-fossas.

Trata-se de um equipamento dotado com características capazes de permitir uma melhor prestação de serviço aos munícipes.

Com o mesmo objectivo, o da melhoria do serviço a prestar, a edilidade adquiriu um carro lava-contentores.




ALMODÔVAR
BORDADOS TRADICIONAIS

A Câmara Municipal de Almodôvar continua a apostar na cultura. Assim, já foi elaborado o projecto «Bordados Tradicionais de Almodôvar» que, numa primeira fase, tem como objectivo a inventariação dos bordados aplicados nos alforges existentes no concelho.

Trata-se de um projecto que nasceu do interesse manifestado pelo director da Escola Nacional de Artes e Ofícios Tradicionais de Amarante em incluir os bordados tradicionais de Almodôvar no currículo do curso de rendas e bordados ministrado por aquele estabelecimento de ensino.

A edilidade de Almodôvar pretende com esta iniciativa que o processo de inventariação forneça um fundo documental possível de assegurar a preservação deste rico património cultural almodovarense.

E, por outro lado, visa contribuir para a rentabilização económica dos bordados tradicionais de Almodôvar, incentivando a transposição dos bordados aplicados nos alforges para outro tipo de artigos e produtos vendáveis ao público.


Integração da criança deficiente

Entretanto, de 17 a 21 de Novembro vai estar patente ao público na Galeria de Exposições do Centro Coordenador de Transportes uma exposição subordinada ao tema «A criança deficiente e a sua integração social, apoio e carinhos».

Trata-se de uma mostra que virá até Almodôvar, pelas mãos do Centro de Paralisia Cerebral de Beja e da Câmara Municipal de Almodôvar.




CASCAIS
A SENHORA DANÇA?

No âmbito da sua política de apoio activo aos idosos, a Câmara Municipal de Cascais organizou no passado dia 30 de Outubro o Baile da Idade de Ouro.

Cerca de 900 idosos participaram nesta iniciativa, demonstram os seus dotes de dançarinos e, acima de tudo, o espírito jovem que ainda mantêm.

Por uma tarde a alegria voltou aos seus rostos e esqueceram por momentos as magras pensões de reforma.

O ambiente foi tão agradável, que até José Luís Judas não resistiu à batida e dançou durante meia hora.

A Câmara de Cascais está mais uma vez de parabéns por esta iniciativa.




FIGUEIRA DA FOZ
AUTARQUIA RECORDOU PADRE AMÉRICO

O 110º aniversário do nascimento do padre Américo não foi esquecido pela Câmara Municipal da Figueira da Foz.

Melo Biscaia, em representação da autarquia, e numa feliz iniciativa dos Serviços Culturais da Câmara Municipal, organizou uma exposição e um colóquio no Auditório Municipal para assinalar esta efeméride.




FIGUEIRÓ DOS VINHOS
AUTARQUIA ENCERRA MAIS UMA LIXEIRA

A revolução ambiental continua a passo acelerado. A população da freguesia de Várzea Redonda recebeu com enorme satisfação o anúncio do presidente da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, o socialista Fernando Manata, de que a lixeira localizada naquela localidade e onde são depositados os resíduos de todo o concelho, vai ser encerrada no próximo ano.

Várzea Redonda, uma pequena povoação que dista três quilómetros da sede do concelho, foi escolhida para lá serem depositados os lixos, o que desde sempre motivou a revolta e a indignação dos residentes, e que se traduziu em vários protestos.

A Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos tem desde sempre tentado atenuar os efeitos nefastos da lixeira através da implantação de várias medidas na área ambiental.

Assim, a autarquia tem vindo a melhorar o sistema de recolha de lixos, aumentando o número de recipientes por todo o concelho e procedendo à substituição de outros já degradados, distribuindo ao mesmo tempo pelo concelho mais vidrões com vista à recolha selectiva do vidro.




LISBOA
CÂMARA DÁ 75 MIL CONTOS PARA ILUMINAÇÃO DE NATAL

A Câmara Municipal de Lisboa vai disponibilizar 75 mil contos este ano para as iluminações de Natal, abrangendo artérias e monumentos, a partir de 8 de Novembro e até 5 de Janeiro.

A maior fatia do investimento, cerca de 65 mil contos, vai para a União das Associações de Comerciantes do Distrito de Lisboa através de subsídios que, segundo a edilidade alfacinha, representam «um incentivo ao comércio tradicional, uma vez que os comerciantes beneficiam com a iluminação».

Por outro lado, o município destina dez mil contos para a iluminação da Avenida da Liberdade, para o Marquês de Pombal, bem como para o Terreiro do Paço e arco da Rua Augusta que, pela primeira vez, serão iluminados.

Portanto, este Natal Lisboa terá mais luz e mais animação e, acima de tudo, mais solidariedade.



Mais dois Postos de Limpeza

A Câmara Municipal de Lisboa inaugurou no dia 31 de Outubro dois novos Postos de Limpeza, um na Rua Moniz Barreto, para reforçar a capacidade de intervenção na limpeza urbana das Freguesias de Alvalade e S. João de Brito, e o outro na Rua S. Sebastião da Pedreira, para servir a Freguesia do mesmo nome.

A entrada em funcionamento destes dois novos Postos de Limpeza insere-se na política seguida desde há anos pela autarquia alfacinha de, concomitantemente, melhorar sempre o serviço público prestado à população e à cidade na frente de trabalho da limpeza e da higiene urbana, e melhorar a qualidade das condições de laboração, de utilização destas infra-estruturas pelos seus trabalhadores.



Autarquia cede prédio a jovens

Uma cooperativa de habitação jovem vai receber gratuitamente da Câmara Municipal de Lisboa o direito de superfície de um edifício de sete pisos localizado na Praça Luís de Camões, ao Bairro Alto. A área do imóvel poderá ser dividida por 18 fogos.



Searas do Porvir

No passado dia 31 de Outubro, no Palácio Galveias, decorreu a sessão de encerramento das comemorações do cinquentenário da fundação do Movimento de Unidade Democrática Juvenil - MUD Juvenil, uma força política de democratas de vários quadrantes que nos anos 40 e 50 teve um papel de destaque na luta contra o regime fascista de Salazar.

Na cerimónia actuou o Coro da Academia de Amadores de Música. Estiveram presentes velhos resistentes antifascistas.




OVAR
FUNDAÇÃO DO CARNAVAL

O executivo da Câmara Municipal de Ovar aprovou recentemente por unanimidade um projecto de estatutos que dará forma jurídica à Fundação do Carnaval de Ovar.

Trata-se de uma Fundação que será constituída por bens e valores doados pelo município e cujo principal objectivo será a promoção e organização do Carnaval de Ovar, prevendo-se que a Fundação tenha uma sede e serviços de apoio permanentes.

Além dos órgãos sociais normais, a Fundação terá uma Comissão Executiva do Carnaval, cujas funções se prendem com a programação e organização do Carnaval.

Com esta iniciativa, a Câmara de Ovar, presidida pelo socialista Armando França, pretende proporcionar individualidade jurídica e autonomia, num contexto de responsabilidade que será partilhada pelos órgãos municipais e pela cidade.

De salientar que a Fundação terá assento, por direito próprio, na Fundação Europeia de Cidades com Carnaval.

O presidente da Câmara Municipal de Ovar, Armando França, considerou que «este é um passo gigantesco na criação de estruturas perenes e sólidas do Carnaval de Ovar, bem como para a sua projecção internacional».




PORTO
FERNANDO GOMES É AUTARCA DO ANO

A Casa da Imprensa atribuiu ao presidente da Câmara do Porto, Fernando Gomes, o Prémio Bordalo de Autarca do Ano 1996.

O prémio foi entregue no dia 31 de Outubro a Fernando Gomes, no Coliseu do Porto, no decurso da Grande Noite do Fado.

De salientar que foi a segunda vez que Fernando Gomes obteve esta distinção da Casa da Imprensa.

Com efeito, já em 1991 o presidente da edilidade do Porto recebeu o Prémio Bordalo para o melhor autarca.


Os 120 anos da Ponte D. Maria

Na passada terça-feira, 4 de Novembro, os 120 anos da Ponte D. Maria foram comemorados com três iniciativas de relevo, em que participaram o presidente da Câmara do Porto, Fernando Gomes, e os ministros do Planeamento e da Cultura, respectivamente, João Cravinho e Manuel Maria Carrilho, além de outras individualidades.

Assim, o programa comemorativo constou da inauguração no Museu dos Transportes da exposição de material alusivo à Ponte D. Maria, e no espaço da exposição procedeu-se à apresentação do projecto de comboio turístico e histórico entre o Museu dos Transportes e as Caves que utilizará a Ponte D. Maria.

Os convidados deslocaram-se ainda junto à Ponte D. Maria, na Av. Gustavo Eifel, para inaugurar a sua iluminação decorativa.

A Ponte Ferroviária Maria Pia, desactivada desde 1991 pela entrada em funcionamento da Ponte de S. João, completa 120 anos.

A forma escolhida encontrada para novamente lhe dar vida passa pelo projecto do comboio turístico e histórico, que deve funcionar já no próximo ano, transportando pessoas entre o Museu dos Transportes e a Zona das Caves do Vinho do Porto, num percurso de 1,8 km que utiliza o túnel sob o Centro Histórico do Porto desactivado há muitos anos.

Com vista a valorizar a imagem da Ponte Maria Pia, como marco do engenho e mestria dos homens e remate do Centro Histórico Património Mundial, o município do Porto decidiu proceder à sua iluminação, à semelhança do que acontece com os principais monumentos da cidade.




SANTO TIRSO
PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO COM A AIP

Foi assinado na passada terça-feira, dia 4, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, um protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal de Santo Tirso, a Associação Comercial e Industrial de Santo Tirso (ACIST) e a Associação Industrial Portuense (AIP).

O protocolo agora assinado visa aprofundar a cooperação entre as três instituições, sobretudo, ao nível empresarial, quer trocando experiências quer procurando unir os empresários em torno de um objectivo comum: vencer os desafios permanentes colocados ao desenvolvimento das regiões.




SINTRA
MÚSICA CLÁSSICA NAS ESCOLAS

Bethoven, Mozart, Ravel, entre outros, vão passar a ser familiares aos alunos que frequentam as escolas do concelho de Sintra.

Durante este ano lectivo vão decorrer animações musicais da Orquestra Metropolitana de Lisboa, em vários estabelecimentos de ensino do concelho de Sintra.

O município pretende, com esta iniciativa, desenvolver o gosto pela música clássica junto dos jovens, possibilitando-lhes, também, um contacto informal com os músicos.



Sessão de informação comunitária

Integrado no Programa de Informação ao Cidadão, a Câmara Municipal de Sintra, em colaboração com o Centro de Informação Jacques Delors, organizou no dia 30 de Outubro, no Espaço Cultural da Junta de Freguesia de Algueirão-Mem-Martins, uma sessão de informação comunitária.


Eléctrico chega à Ribeira de Sintra

Depois do troço entre o Banzão e a Praia das Maçãs, o eléctrico chegou à Ribeira de Sintra.

A primeira viagem desta carreira, agora alargada, teve início no passado dia 30 de Outubro, com partida às 14 horas da Praia das Maçãs.

Antes, a empresa concessionária dos transportes colectivos no concelho de Sintra, a Stagecoach, apresentou novos autocarros com uma viagem entre a Estalagem de Colares e a Praia das Maçãs.



TV CABO

A edilidade de Sintra e a TV Cabo Tejo assinaram no passado dia 31 de Outubro um acordo de colaboração, numa cerimónia que decorreu nas instalações da TV Cabo Tejo, no Tagus Park.

É atribuição das autarquias locais a promoção e melhoria da qualidade de vida das respectivas populações, zelar pela cultura e lazer, bem como estabelecer formas de cooperação com entidades que prossigam, nas suas áreas, actividades de manifesto interesse social e público.

Assim, dado que a televisão por cabo é um elemento de desenvolvimento sociocultural, educacional e recreativo e, portanto, um factor de aumento da qualidade de vida, a Câmara Municipal de Sintra considerou necessário desenvolver mecanismos de colaboração e cooperação com a TV Cabo, de forma a permitir uma maior rapidez na instalação das infra-estruturas e a permitir alcançar os objectivos a que se propõe.



VILA DO CONDE
CÂMARA CONTRA VANDALISMO

A Câmara Municipal de Vila do Conde tem vindo a opor-se à colocação de propaganda partidária no núcleo antigo da cidade, com o objectivo de defender os valores patrimoniais e ambientais.

Contudo, esta política não impediu um acto de vandalismo. Foram feitas pinturas nas belas fachadas dos edifícios da Câmara Municipal, do Centro Municipal de Juventude, do Auditório Municipal e Pavilhão de Desportos, não só na parte rebocada como também no granito.

A autarquia participou já este grave atentado ao Ministério Público. «Vote Delfim Maia, PSD» e «Ass. JSD» eram as inscrições.



VILA NOVA DE FAMALICÃO
NOVO COMPLEXO DESPORTIVO

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão está já a elaborar um projecto para a construção de um novo complexo desportivo na freguesia de Oliveira S. Mateus. As obras de construção arrancarão no próximo ano.

O projecto, a edificar no Parque do Quinteiro, em Oliveira S. Mateus, terá uma piscina coberta, pista de atletismo, polivalente e parque de merendas.

Recorde-se que recentemente foi inaugurado o pavilhão gimnodesportivo de Delães.



VILA POUCA DE AGUIAR
INTENSA ACTIVIDADE CULTURAL

A Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar tem desenvolvido uma intensa actividade cultural. Assim, os aguiarenses têm tido ao seu dispor uma grande quantidade de actividades culturais de diversa índole.

Assim, há a destacar a realização da Feira das Cebolas e da III Mostra Terras de Aguiar.

Quanto à Feira das Cebolas, tradicionalmente estruturada a partir da necessidade de comercialização do precioso bolbo hortícola, a Feira tem tido, desde sempre, uma componente muito especial ligada ao gado bovino, ovino e cavalar de que o popular Concurso Hípico assume um significado muito próprio.

Por outro lado, a 3ª edição da Mostra Terras de Aguiar demonstrou mais uma vez as capacidades produtivas do concelho em diversos sectores da actividade empresarial.