A presidente da Fundação Juntos pela Paz, Maria Pia Fanfani, distinguiu, no dia 19, em Roma, o ex-Presidente Mário Soares com o Prémio da Paz, numa cerimónia realizada no Instituto Latini-Americano sediado na capital italiana.
Mário Soares não pôde estar presente por
motivos de sobrecarga de agenda pelo que a sua esposa Maria Barroso
recebeu as honras dedicadas ao ex-chefe de Estado português.
Comunicado da Presidência da República
O Presidente da República, Jorge Sampaio, reiterou no passado dia 16 a sua «inteira confiança» no procurador-geral da República, Cunha Rodrigues, de acordo com um comunicado da Casa Civil da Presidência da República.
Numa audiência concedida pelo chefe de Estado ao procurador-geral da República, Jorge Sampaio exprimiu ainda o seu empenho na continuação de Cunha Rodrigues no exercício das «altas funções que, com tanto mérito e proveito para o País, tem vindo a desempenhar».
A posição de Jorge Sampaio segue-se a idêntica
atitude do primeiro-ministro, António Guterres, que também
no dia 16 reafirmou a confiança do Governo no procurador-geral da
República e manifestou o desejo de que se mantenha em funções.
Coimbra
Coimbra está, mais uma vez, de parabéns. A Câmara Municipal continua a apostar fortemente nos espaços culturais. Depois da criação da Casa Municipal da Cultura, a 26 Outubro de 1993, Coimbra viu os seus espaços culturais alargados com a recuperação do Edifício Chiado, do Refeitório de Santa Cruz e da Torre D'Anto - transformada em «Memória da Escrita».
A abertura ao público da Imagoteca Municipal, no próximo domingo, provisoriamente na Casa Municipal - o seu espaço futuro é o Edifício Chiado - é mais um passo importante na sedimentação de uma política cultural que tem dinamizado positivamente a cidade. A Imagoteca que pretende construir a memória visual da cidade através da reunião e preservação de todo o acervo visual possível, vem, com a sua abertura ao público, permitir «partilhar a memória e reavivar as recordações de todos quantos fizeram esta encantada e quase fantástica Coimbra», afirma Teresa Alegre Portugal, vereadora do Pelouro da Cultura.
Segundo Teresa Alegre Portugal, fica garantida, por parte da Câmara, a preservação e a transmissão de um património comum às mulheres e aos homens que sinalizaram a passagem do Tempo. E, acrescenta, através da recolha, investigação, conservação, divulgação das imagens, pretende-se exercer uma acção educativa e estabelecer um diálogo com o futuro.
(JMV)