CIÊNCIA & TECNOLOGIA 



Escolas e cientistas em diálogo

OS DIAS DA INTERNET

O Programa Internet na Escola, uma iniciativa do Ministério da Ciência e da Tecnologia (MCT), ligou já 1 600 escolas do 5º ao 12 anos à Internet, no início do ano lectivo. Agora, estas escolas podem usar activamente a rede como recurso educativo, comunicar entre si e participar activamente no «Netdays».

O ministro da Ciência e da Tecnologia, Mariano Gago, participou, no dia 20, no Algarve, na demonstração do Programa Internet na escola e as suas potencialidades educativas.

A visita começou, pelas 11 horas, no Departamento de Informática da Universidade do Algarve (UA), em Faro, onde se situa o Ponto de Presença da Internet que dá apoio técnico e disponibiliza serviços da Internet às 74 escolas da região algarvia abrangidas pelo referido programa.

Cientistas da UA responderam, no âmbito do «Netdays Europe», a questões colocadas por alunos dos estabelecimentos de ensino da região.

Uma hora e meia mais tarde, Mariano Gago deslocava-se ao Centro Ciência Viva de Faro, junto à doca, onde algumas turmas de escolas locais trabalhavam nos temas ali oferecidos, nomeadamente através da Internet.

Nesta ocasião, foi ainda apresentada a página «Web» da Unidade de Apoio à Rede Telemática, organismo do MCT que coordena o referido programa. Esta página funciona como apontador dos recursos educativos e científicos disponíveis na Internet, visando que os professores e alunos possam encontrar, com rapidez e segurança, informação para os seus trabalhos escolares.

Mas, o Algarve é apenas um dos lugares onde a comunidade científica está em contacto directo com os estudante dos ensinos básico e secundário.

Durante a semana do «Netdays Europe», grupos de estudantes e docentes das escolas de todo o País colocaram questões aos cientistas, no âmbito de áreas científicas específicas.

Recorde-se que o «Netdays Europe'97» é uma iniciativa da Comissão Europeia, no âmbito do Plano de Acção «Aprender na Sociedade de Informação» que pretende incentivar a organização e dinamização de actividades baseadas na utilização pedagógica das tecnologias de informação e comunicação, envolvendo parcerias entre os sectores público e privado.

O objectivo central do «Netdays» é a motivação para a utilização da Internet como instrumento de ensino e aprendizagem, por forma a gerar novas rede e formas de comunicação entre escolas da Europa.

Neste sentido vão também as iniciativas promovidas pelo MCT. Promover actividades de articulação entre investigadores e escolas do ensino não-superior, contribuir para o desenvolvimento da cultura científica e tecnológica dos jovens, estimular a utilização da telemática enquanto suporte para a aprendizagem, incentivar o desenvolvimento de competências para a resolução de problemas, são as metas traçadas para o projecto «Escolas e Cientistas em Diálogo», que é apenas uma das iniciativas do Programa Internet na Escola.

«Uma aula com a Internet na Escola» foi, assim, uma outra actividade deste programa que decorre até hoje, no Fórum Picoas de Lisboa. Tratou-se de uma demonstração de como a rede pode ser um recurso educativo poderoso, por forma a contribuir para o esclarecimento de alunos e professores sobre as potencialidades da Internet.

Até ao sábado, dia 25, decorrerá, na FIL, a Inforpor, no âmbito da qual estará patente ao público um «espaço Internet na Escola».



MTC LIGOU 1 600 ESCOLAS À «NET»

Entretanto, foi já concluída a instalação em todas as escolas do Continente, públicas e privadas, do 5º ao 12º ano de escolaridade, de um computador multimédia, ligado à rede mundial de informações, através de linhas RDIS. Os terminais encontram-se localizados nas bibliotecas dos estabelecimento de ensino.

O acesso à Internet é assegurado pela Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade (RCTS), que abrange as instituições de investigação científica, universidades, politécnicos e escolas básicas e secundárias, incluindo instituições de formação profissional.

Está em curso a extensão desta rede às bibliotecas municipais, museus e arquivos.

O programa não envolve custos adicionais para as escolas, pois cobre os custos de instalação e das chamadas de ligação à Internet, permitindo, igualmente, a comunicação entre as escolas, apoiadas regionalmente por centros de apoio técnico localizados em universidades e centros de investigação científica.

O Programa Internet na Escola está a ser, também, alargado às escolas do 1º e 4º anos do ensino básico, prevendo-se que, até ao ano 2000, todas as salas de aula terão pelo menos um computador multimédia com ligação à «Net».




Iniciativa EUREKA

PRESIDÊNCIA PORTUGUESA
GUIMARÃES E PORTO ACOLHEM PRIMEIRAS REUNIÕES

Portugal, que assumiu em Junho passado e por um período de um ano, a presidência da iniciativa EUREKA, tem um programa que se pauta pela descentralização na organização de diversas iniciativas em diferentes cidades do País.

As primeiras reuniões oficiais da presidência portuguesa testemunham esta orientação. Assim, Guimarães acolheu nos dias 21 e 22 a reunião de coordenadores nacionais de projectos da Iniciativa EUREKA. Um dos tópicos em discussão são os novos procedimentos para a certificação de projectos, fazendo ainda parte da agenda o financiamento privado de projectos EUREKA.

Por outro lado, hoje e amanhã, no Porto, realiza-se a reunião de altos representantes, na qual será apreciado o relatório dos coordenadores de projectos e discutidas as iniciativas da presidência portuguesa.

A coordenação da presidência portuguesa é da responsabilidade do ministro da Ciência e da Tecnologia, Mariano Gago, sendo desenvolvida em colaboração com os ministros da Economia e dos Negócios Estrangeiros, de acordo com um despacho conjunto.

A EUREKA é uma iniciativa de Investigação e Desenvolvimento (I&D), que congrega 25 países europeus e a Comissão Europeia.