Os lisboetas têm mais 700 novos lugares para estacionar na Baixa. O presidente da Câmara de Lisboa, João Soares, inaugurou no passado dia 18 um novo parque de estacionamento subterrâneo no Martim Moniz.
Trata-se de uma infra-estrutura construída sem quaisquer custos para o município por uma empresa privada que, em contrapartida, fica concessionária da sua exploração.
Segundo a autarquia lisboeta, «a abertura do parque, com a capacidade de 720 lugares, vem criar condições de maior acessibilidade à Baixa, cumprindo o compromisso assumido, em especial, com os comerciantes e dando um novo impulso ao processo de revitalização desta zona».
A Câmara de Lisboa recorda que «a Praça do Martim Moniz, uma área da cidade durante décadas votada ao abandono, foi objecto de uma acção profunda de requalificação, visando ultrapassar as sequelas que 40 anos de indefinição e caos urbano produziram no local. Os resultados estarão, dentro de semanas, à vista dos lisboetas».
O jardim do Campo Grande tem árvores novas. Desde o passado dia 16 que a Direcção Municipal de Ambiente e Espaços Verdes da Câmara Municipal de Lisboa está a substituir 25 árvores que se encontram em más condições sanitárias e constituem perigo para a circulação.
Valorizar paisagisticamente esta zona da cidade é o objectivo do município.
As espécies a substituir são uma olaia, nove tílias-de-folhas-pequenas, duas tílias-prateadas, um plátano híbrido, quatro acácias-bastardas, um lingustro, cinco freixos e dois choupos brancos.
A Câmara de Lisboa, presidida por João Soares, atribuiu os nomes de Sam Levy e Sidónio Serpa a duas ruas da capital.
Na passada sexta-feira, dia 17, realizou-se na freguesia de Carnide a cerimónia de descerramento da placa toponímica do arruamento a que foi dado o nome de Sidónio Serpa.
Sidónio Serpa, falecido em 1991, foi um atleta singular, um desportista notável e uma das figuras do desporto que mais projecção teve a nível nacional e internacional.
Distinguiu-se na modalidade de hóquei em patins. Foi campeão do mundo e da Europa, vencedor de duas Taças das Nações, campeão de Portugal por três vezes e campeão de Lisboa por seis vezes.
Além do hóquei em patins, dedicou-se ainda ao atletismo, basquetebol, boxe, futebol, ténis-de-mesa, remo, ténis, equitação, voleibol, ginástica, voos no trapézio, ciclismo e natação.
Recebeu ao longo da sua vida inúmeras distinções e condecorações. Um caso ímpar no desporto nacional.
Quanto a Sam Levy, a Câmara Municipal de Lisboa deliberou atribuir o seu nome a uma artéria da cidade, como reconhecimento do seu passado e obra na sociedade portuguesa.
Sam Levy, cuja família foi vítima da Inquisição e obrigada a fugir para a Turquia, regressou a Portugal em 1941 onde readquiriu a nacionalidade portuguesa.
Personalidade de vulto da Cultura portuguesa, cimentou amizades e admiração de todos os agentes da cidade de Lisboa e de Portugal, desde os vários Presidentes da República, da Câmara de Lisboa, até aos mais humildes cidadãos.
Traduziu, em verso, «Os Lusíadas» para francês, obra notável e referida nas mais variadas instituições e objecto de rasgados elogios pela presidente do Gabinete de Estudos Camonianos.
O município de Lisboa inaugurou no dia 15 um centro de recuperação de animais silvestres que construiu no Parque Ecológico de Monsanto.
Para assinalar a inauguração do centro, uma águia-de-asa-redonda e um mocho galego foram libertados.
Este novo centro surgiu de uma necessidade real do Parque Ecológico, ao qual recorrem muitos lisboetas quando encontram animais selvagens feridos ou doentes, sobretudo aves.
O eurodeputado e candidato do PS à presidência da Câmara Municipal de Almada, Torres Couto, encerrará no dia 25 o colóquio subordinado ao tema «Vencer o racismo e a xenofobia - um desafio de todos», que decorrerá numa unidade hoteleira da Costa da Caparica.
O eurodeputado socialista José Apolinário e o alto-comissário para os Imigrantes e Minorias Étnicas, José Leitão, abrem de manhã os trabalhos do colóquio, seguindo-se um debate cruzado sobre «Os jovens e o racismo» moderado pela jornalista Helena Mendonça, que terá comentários e participação dos eurodeputados socialistas.
De tarde, estará em discussão um painel sobre «Políticas e medidas no combate ao racismo e à xenofobia», moderado pelo jornalista José Teles. Intervêm no painel Barros Moura, eurodeputado do PS; Alcinda Tolentino, presidente da Associação Cabo-Verdiana; Arnaldo Andrade, do Gabinete de Migrações da UGT; Fernando Ka, presidente da Associação Guineense; e Celeste Correia, deputada do PS.
O processo de adjudicação da empreitada de construção do novo lanço do IP-6 Abrantes/Mouriscas foi finalmente visado pelo Tribunal de Contas.
A Junta Autónoma de Estradas (JAE) está assim em condições de proceder ao auto de consignação da empreitada com a empresa construtora, o que significa que esta obra, fundamental para o concelho de Abrantes e para a região vai poder, a muito curto prazo, ter o seu início.
Por outro lado, também já foi publicado na imprensa nacional, pela JAE, o concurso público internacional no âmbito da União Europeia para a elaboração do estudo prévio do lanço IC9 - ligação entre o nó do IP6 Abrantes e o IC13, que inclui a nova ponte Abrantes/Tramagal.
Após um período de contactos intensos entre o município de Abrantes e o Ministério do Equipamento, do Planeamento e da Administração do Território, esta antiga ambição de Abrantes está já numa nova fase: a da execução do estudo prévio, o que mostra um rápido andamento deste complexo processo com vista à sua execução.
Duas das maiores ambições estratégicas do concelho de Abrantes estão, pois, prestes a ser uma realidade.
A Esplanada 1º de Maio, em Abrantes, já dispõe de um conjunto de abrigos que permitem aos utentes esperarem comodamente pelos autocarros.
Para além destes abrigos o município colocou um quiosque que vai ser cedido à Rodoviária para que esta possa vender bilhetes longe das instalações do Centro Coordenador de Transportes.
De salientar que também já se encontram devidamente instalados cerca de 42 outros espaços de abrigo distribuídos pelas freguesias do concelho e em particular na zona urbana da cidade.
A população do sertanejo lugar da Uz, freguesia de Vilar de Cunhas, Cabeceiras de Basto, festejou no passado dia 18 a chegada à povoação de uma nova estrada.
Votado durante anos ao ostracismo e com a população a viver num isolamento completo e doloroso, Uz viu, finalmente, chegar o progresso e os efeitos da civilização, através de uma estrada condigna que a Câmara Municipal deste concelho acaba de construir.
Distante cerca de 30 km da sede do concelho, Uz é uma povoação muito antiga, localizada em plena serra com óptimos recursos para a pecuária, actividade principal que ali tem mantido alguma população, apesar da desertificação registada nas últimas décadas.
Prosseguindo uma política implementada desde 1994 de romper com o isolamento de mais de 40 aldeias afastadas dos principais centros do concelho de Cabeceiras de Basto, o executivo municipal até agora já construiu estradas para 13 povoações nas mesmas condições da Uz.
A população desta aldeia sente-se honrada pela satisfação desta velha pretensão e não se cansa de aplaudir aqueles que protagonizaram o evento.
A Câmara Municipal de Cascais, presidida pelo socialista José Luís Judas, aprovou o loteamento de 13 bairros de génese ilegal nas freguesias de Alcabideche, Parede e São Domingos de Rana, onde residem cerca de 250 famílias.
A Câmara Municipal de Ferreiro do Alentejo adjudicou à empresa Desitejo os trabalhos de desratização nas cerca de 1 300 tampas de colectores, na lixeira municipal e em todos os focos existentes no concelho.
Os trabalhos a realizar nesta megaoperação consistem em três tratamentos gerais a efectuar ao longo de uma ano, bem como a necessária assistência intercalar.
A adjudicação inclui ainda mão-de-obra, matérias-primas e todos os encargos inerentes à actividade da empresa.
O primeiro tratamento terá início no dia 27 e, paralelamente, serão distribuídos à população folhetos informativos sobre a campanha de desratização.
No passado dia 17, na sede da Área Metropolitana do Porto (AMP), foi assinado um protocolo entre a AMP, representada pelo seu presidente, Fernando Gomes, a Câmara Municipal de Matosinhos, representada pelo seu presidente Narciso Miranda, e o Automóvel Clube de Portugal, representado pelo seu presidente César Torres, com vista à realização do Rali de Portugal nas edições de 1998, 1999 e 2000.
Um festival de sabores representativos de todas as regiões do País é o que espera os milhares de visitantes do Festival Nacional de Gastronomia, 17ª edição, que decorre em Santarém até ao dia 2 de Novembro, na Casa do Campino.
Os 5 500 comensais que conseguiram bilhete poderão apreciar as iguarias de várias regiões de Portugal.
Os que não conseguiram bilhete, poderão optar pelas tasquinhas presentes noutra área do certame, que espera receber, pelo menos, os mesmos 150 mil visitantes do ano passado.
O espaço das tasquinhas é bastante característico. As tasquinhas são cavalariças, cujas manjedouras, que acolheram cavalos ao serviço da Feira do Ribatejo, servem agora, depois de ligeiramente alteradas, de balcão para os comes-e-bebes.
O executivo camarário apresentou no passado dia 17, sexta-feira, em conferência de Imprensa, o Plano Geral de Abastecimento de Água ao concelho de Santo Tirso.
Trata-se de um plano que a autarquia decidiu elaborar para fazer face às insuficiências verificadas no abastecimento de água a algumas freguesias do concelho de Santo Tirso.
A solução do problema passa pela empresa Águas do Cávado, empresa na qual a Câmara de Santo Tirso é membro do Conselho de Administração, que será responsável pela captação, tratamento e entrega da água, que, proveniente do rio Cávado, chegará ao município de Santo Tirso.
A Semana Interactiva organizada pela Câmara Municipal de Santo Tirso é já um assinalável êxito.
Trata-se de uma iniciativa original pensada como a forma de uma autarquia orientar, escolar e profissionalmente, os seus jovens munícipes estimulando-lhes, ao mesmo tempo, a vontade de participar na inventariação e na resolução dos principais problemas socais com que são confrontados diariamente.
Com o espectáculo de som e luz «Coca Cola Show Tour/97» abriu no passado sábado, dia 11, na Praça 25 de Abril, a Semana Interactiva.
Até ao dia 19 a praça ver-se-á transformada num enorme palco, sobre o qual se desenrolarão os mais diversos acontecimentos, que vão de uma feira de exposições até aos concertos de musica rock, passando pelos workshops, pelos desportos radicais, pelos ateliers de artesanato, e pelos ateliers da criação, culminando com a segunda parte do espectáculo «Coca Cola Show Tour/97».
O lanço das Curvas da Idanha, na estrada nacional 250, foi aberto na passado dia 16.
Projectada e executada pelo Departamento de Obras Municípios da Câmara Municipal de Sintra, durante este mandato, a obra, que foi iniciada em Maio deste ano, fica agora concluída.
O custo total da obra foi de 90 mil contos e incluiu o movimento de terras, drenagem, pavimentação, passeios, remodelação de condutas de água, iluminação pública, infra-estruturas telefónicas, sinalização e semáforos com controlo de velocidade.
É um lanço completamente novo, que evita uma série de curvas apertadas e estreitas, causadoras de vários acidentes rodoviários.
Trata-se de uma obra de grande importância local, ambicionada pelas populações há mais de uma década.
«Autonomia e gestão escolar» é o nome do seminário que a autarquia de Sintra organizou nos passados dias 18 e 19, no Centro Paroquial de Rio de Mouro.
Com a realização deste seminário, a edilidade pretendeu proporcionar às Associações de Pais e aos encarregados de educação a possibilidade de formação e discussão, visando uma participação mais activa e efectiva na vida escolar.
A Associação de Solidariedade Social das Mercês vai realizar mais uma vez a tradicional Feira das Mercês.
O certame, que atrai sempre milhares de visitantes, mesmo de fora do concelho, decorrerá no recinto da feira, na Tapada das Mercês, de 18 de Outubro a 2 de Novembro.
A autarquia de Sintra realiza amanhã, às 11 e 15, uma reunião e entrega simbólica de equipamentos aos bombeiros do concelho, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Sintra.
Recorde-se que no dia 12 de Dezembro de 1995 foi estabelecido, em reunião camarária com as associações de bombeiros do concelho, um protocolo designado por «Programa de Apoio ao Associativismo e Voluntariado em Bombeiros», que engloba cinco subprogramas com dotações anuais financeiras, num valor total de 250 mil contos.
Correspondendo a um anseio dos bombeiros, o município atribui-lhes durante este ano equipamento moderno, dotado de condições específicas de segurança individual, designadamente capacetes integrais e casacões de fibras especiais de resistência ao fogo, em número de 15 conjuntos por cada corpo de bombeiros, num total de 135.
Foi também aprovada a ampliação de dois quartéis (Agualva-Cacém e Montelavar), bem como a aquisição de duas viaturas de combate a incêndios, três ambulâncias e diverso equipamento.
O Governo dos Açores, presidido pelo socialista Carlos César, vai construir nos próximos quatro anos, 350 fogos no concelho da Ribeira Grande, ilha de S. Miguel.
O anúncio foi feito pelo director regional da Habitação, Ricardo Silva, durante uma conferência de Imprensa realizada em Ponta Delgada.
Ricardo Silva adiantou que esse plano implicará um investimento público de dois milhões de contos.
As novas habitações serão criadas no âmbito dos programas governamentais de autoconstrução e de realojamentos de famílias com habitações degradadas.
O director regional do sector anunciou também que Rabo de Peixe, freguesia da Ribeira Grande que se debate com graves problemas sociais, é contemplada com 209 fogos.
Estes programas estão já em curso em outros concelhos açorianos, casos de Ponta Delgada, Lagoa e Praia da Vitória.
Segundo explicou Ricardo Silva, o Governo Regional, presidido pelo socialista Carlos César, investiu até Outubro 200 mil contos nos diversos programas de apoio à habitação.
A Câmara Municipal de Vila do Conde, presidida pelo socialista Mário de Almeida, apoia de alma e coração o Rendimento Mínimo Garantido (RMG). Por isso, informou todos os munícipes que se achem com direito ao RMG para se dirigirem às antigas instalações da Casa dos Pescadores visando o preenchimento da sua candidatura.
Apesar de ser uma medida do Governo, a edilidade está empenhada em colaborar activamente com todos aqueles que justifiquem a necessidade de apoio social por integrarem famílias em situação de carência económica.
Recorde-se que este projecto governamental não só garante a satisfação das necessidades mínimas como faculta a integração das pessoas que o possam fazer no mercado de trabalho.
Trata-se de uma verdadeira aposta na reinserção social e de combate à pobreza.
A permanente colaboração entre a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia continua a dar excelentes resultados.
Nas mais variadas intervenções definidas pelas Juntas para resolverem problemas das suas populações, sempre houve o apoio da autarquia.
Agora, foram transferidos 60 mil contos para as Juntas de Freguesia referentes a trabalhos de pavimentação em Arcos, Ferreiró, Labruge, Macieira, Mindelo, Parada, Touguinhó e Vairão. Infra-estruturas em Fornelo e Gião e equipamentos em Guilhabreu, Junqueira e Tougues, e alargamentos em Outeiro e abrigos em Vale do Pinheiro.
O Banco Alimentar Contra a Fome vai arrancar em Coimbra com uma campanha de recolha de produtos alimentares nos dias 6 e 7 de Dezembro, assegurando a distribuição de géneros no Natal.
Nesse sentido, foi assinado no dia 18, sábado, um protocolo de colaboração entre a Câmara de Coimbra, o banco e o Centro Regional de Segurança Social do Centro.
Presentes na cerimónia o presidente da autarquia, Manuel Machado,
e o secretário de Estado da Inserção Social, Rui
Cunha.