PS EM MOVIMENTO



Coligação «Mais Lisboa»

ABERTURA DA SEDE DE CAMPANHA
JOÃO SOARES QUER CIDADE MAIS AMENA E FRATERNA

«É necessário que Lisboa seja cada vez mais a cidade amena e fraterna com que os lisboetas sempre sonharam.»

João Soares

O nº12 da Praça do Saldanha, sede de campanha da coligação «Mais Lisboa», foi pequeno para acolher as centenas de personalidades da vida política, cultural e económica que se juntaram na passada terça-feira para ouvir João Soares justificar a candidatura da coligação de esquerda na cerimónia de abertura da sede.

João Soares, que centrou o seu discurso na obra feita em vários domínios, e nos desafios do futuro, enumerou as inúmeras realizações do seu executivo, desde a eliminação das barracas em várias zonas da capital até à devolução ao peão de áreas conquistadas pelo automóvel, passando pelo ambiente, cultura e desporto. «Fizemos obras, mas não mistificamos obras», disse.

Afirmando ser necessário, ao mesmo tempo, «uma cidade mais competitiva e mais solidária», João Soares lembrou que Lisboa tem hoje «uma política que privilegia factores urbanos e sociais».


Cavaco, marialvas e pimbas

Como curiosidade, registe-se a outra candidatura à mesma hora também inaugurava uma sede de campanha. Nesta cerimónia, as notas dominantes, segundo rezam as crónicas dos jornais, foram a «aparição» de Cavaco Silva, para desespero de Marcelo, e a presença, para além dos «habitués» nestas andanças, de destacadas figuras do meio cultural laranja como um fadista marialva e um cantor pimba,

Quanto a esta candidatura, João Soares quase a esqueceu no seu discurso, não deixando no entanto de alertar para o facto de se tratar de uma candidatura «que procura fazer um ajuste de contas com os resultados eleitorais de 1995. É uma candidatura saudosista, de regresso ao passado».

(JCCB)




Acácio Barreiros

OS «CRIMES» DE UMA COLIGAÇÃO DE BLOQUEIO

O candidato do PS à Assembleia Municipal sintrense, Acácio Barreiros, acusou, no passado dia 23, a coligação PC/PSD de querer acabar com o Museu de Arte Moderna de Sintra.

«Se se atreverem a fechar o Museu, eu próprio vou para a rua e convoco uma manifestação de sintrenses», afirmou, categórico, Acácio Barreiros por ocasião da cerimónia oficial de apresentação da sua candidatura.

Apresentando as razões da sua candidatura, Acácio Barreiros manifestou profunda preocupação com a possibilidade de, no próximo executivo camarário, os comunistas e o PSD prolongarem a acção de bloqueio que já desenvolveram ao longo dos últimos quatro anos, adiando ou impedindo a tomada de decisões.

«Assuntos que noutras câmaras são resolvidos em algumas horas, em Sintra chegam a demorar meses, porque o PCP e o PSD acham sempre que falta mais um parecer, mais um estudo, mais um pormenor», disse Acácio Barreiros, acrescentando que «o facto de chegarmos ao final de 1997 sem Plano Director Municipal aprovado é, talvez, o maior dos crimes contra os interesses de Sintra que a coligação PCP/PSD cometeu».

O candidato à Assembleia Municipal de Sintra não deixou passar a oportunidade de apoiar publicamente Edite Estrela, sublinhando que «só uma mulher com a fibra e a força de convicções desta presidente pôde resistir a tudo isto e conseguir fazer avançar projectos essenciais para a modernização do concelho e da qualidade de vida dos sintrenses».

No fim da sua alocução, Acácio Barreiros manifestou publicamente o seu apoio à reeleição de Edite Estrela e pediu aos sintrenses que dêem uma maioria clara à autarca para que esta possa realizar seu programa sem os boicotes que sofreu nos últimos quatro anos.

(MJR)




Açores

COMUNICADO DO SECRETARIADO REGIONAL DO PS/AÇORES

O Secretariado Regional do PS/Açores, reunido em Ponta Delgada, apreciou a actividade governativa, emitindo um conjunto de recomendações, designadamente no âmbito da preparação das propostas de Plano e Orçamento da Região para 1998.

O PS «entende que, tendo em consideração o facto do Governo não dispor de maioria no Parlamento, incumbe aos partidos com assento parlamentar assumirem uma atitude responsável e construtiva na apreciação daqueles documentos, não se limitando a enunciar motivos para se oporem às propostas do Governo ainda antes de as conhecerem».

Assim, o PS/Açores «desafia os partidos da oposição, no quadro das consultas promovidas pelo presidente do Governo, para apresentarem prévia e concretamente os aspectos que gostariam de ver expressos no Plano e no Orçamento, comprovando, dessa forma, a sua boa fé no processo que agora se iniciará».

Por outro lado, o Secretariado Regional do PS «congratula-se pela resposta e eficiente do Governo face aos danos provocados pelo mau tempo na ilha de S. Miguel».

O PS «apela todos os açorianos para que, em conjunto com os serviços governamentais e das autarquias, colaborem na fiscalização das normas legais de prevenção em vigor».

O Secretariado Regional apreciou ainda as linhas gerais a adoptar pelo PS na próxima reunião da comissão de revisão do Estatuto Político-Administrativo, cujo conteúdo será oportunamente divulgado.

Entretanto, no sentido do aprofundamento do projecto de Governo dos Açores sufragado em Outubro passado, o Secretariado Regional «decidiu promover a realização da II Convenção para Uma Nova Autonomia, cujos trabalhos decorrerão a partir do dia 17 de Janeiro próximo, estando previsto o seu encerramento a 14 de Março».

A II Convenção debruçar-se-á sobre a avaliação da política do VII Governo Regional e sobre as perspectivas dos Açores no quadro da União Europeia.




APELAÇÃO
APRESENTAÇÃO DE CANDIDATOS

José Henriques Alves é o candidato do PS à Junta de Freguesia da Apelação. A cerimónia de apresentação da candidatura, organizada pela Secção do PS/Apelação, vai decorrer no próximo dia 27 no Largo 25 de Abril. Destaque no programa de apresentação para a presença de dirigentes concelhios do PS e para um baile abrilhantado pelo conjunto Nova Imagem.

Militante activo do PS, José Henriques Alves tem uma larga experiência política e autárquica, adquirida através da sua actividade como responsável local do PS, como membro da Assembleia de Freguesia e, ainda, como membro da Assembleia Municipal.

José Henrique Alves lidera uma equipa de candidatos à Assembleia de Freguesia constituída por pessoas competentes e animadas pelo dever e responsabilidade cívica de servir e promover o bem-estar das populações.




GAIA
PS APRESENTA QUEIXA-CRIME CONTRA SÍLVIO CERVAN

O PS/Gaia vai apresentar em tribunal uma queixa-crime por difamação contra o líder do PP/Porto, Sílvio Cervan, pelas suas declarações na passada semana aos microfones da TSF, durante um debate entre os líderes distritais dos quatro principais partidos.

Cervan afirmou que há «indícios notórios» de corrupção em Gaia, município presidido pelo PS, uma afirmação que os socialistas gaienses desafiam o dirigente popular a provar.

No mesmo dia em que o líder popular proferiu a afirmação, o PS/Gaia emitiu um comunicado desafiando-o a prová-la, adiantando que caso não o fizesse seria alvo de uma acção judicial.

«Findo o prazo, vamos cumprir o que prometemos, ao contrário do deputado Sílvio Cervan, que não apresentou provas», afirmou uma fonte do PS/Gaia à Agência Lusa.




GONDOMAR
PEDRO BAPTISTA CRITICA MAJOR

Na cerimónia de abertura da sede de candidatura do socialista Pedro Baptista à presidência da Câmara de Gondomar as críticas ao actual presidente da autarquia, Valentim Loureiro, foram a nota dominante.

Particularmente duro esteve Pedro Baptista que acusou o major de não ter «uma única ideia», acrescentando que «debaixo das roupagens democráticas, apareceram os farrapos de um ditadorzeco de meia tigela».

Destaque para as presenças na abertura da sede de candidatura da militante histórica do PS Beatriz Cal Brandão, que preside à Comissão de Honra da candidatura, e do líder do Grupo Parlamentar do PS, Francisco Assis.



GUIMARÃES
FESTA

O PS/Guimarães promoveu no passado dia 20, no Restaurante «Jordão», uma festa de apresentação dos seus candidatos à Câmara Municipal e Assembleia Municipal para as próximas eleições autárquicas.

Destaque para a presença de destacados dirigentes nacionais e regionais do PS.




SANTARÉM
APRESENTAÇÃO DOS CANDIDATOS SOCIALISTAS

Os dirigentes nacionais do PS Jorge Coelho, António Vitorino e António José Seguro vão estar presentes na apresentação oficial dos candidatos do PS aos 21 concelhos do distrito de Santarém, no próximo dia 27, sábado, às 15 horas, na Escola Profissional de Salvaterra de Magos.

Entretanto, e porque se trata de um exemplo emblemático da cultura ribatejana, o PS organiza e patrocina a I Grande Corrida de Toiros com início às 17 horas. Com toiros da ganadaria Vinhas, o cartel de luxo conta com os cavaleiros Emídio Pinto, Luís Rouxinol, José Manuel Duarte e José Luís Cochicho e ainda com os Forcados Amadores de Montemor.



VILA POUCA DE AGUIAR
CANDIDATOS DO PS AO CONCELHO

O Mercado Municipal em Vila Pouca de Aguiar foi palco no passado dia 20 da cerimónia de apresentação dos candidatos do PS a este concelho nas eleições autárquicas de Dezembro.

Destaque para as presenças de Mário de Almeida, presidente da ANMP, Fernando Gomes, dirigente nacional do PS e presidente da Câmara do Porto, e Vera Jardim, ministro da Justiça.

O candidato à Câmara Municipal é o camarada Carlos Ambrósio que se recandidata.




VILA FRANCA DE XIRA
PROJECTAR O FUTURO

A presidente da Comissão Política Concelhia do PS de Vila Franca de Xira e candidata à presidência da Câmara, Maria da Luz Rosinha, encerrou no passado dia 20 o IV Encontro Projectar o Futuro, no Pavilhão Municipal do Desporto e da Juventude, no Forte da Casa.

Indústria, comércio e serviços, e turismo foram os temas dos três painéis que estiveram em debate. Destaque para a participação, entre outros, de Manuel dos Santos e Henrique Neto, deputados do PS, e de Jaime Serrão Andrez, secretário de Estado do Comércio e Turismo.