AUTARQUIAS



ABRANTES
PARQUE INDUSTRIAL

Dando seguimento a uma política de desenvolvimento económico que o executivo camarário tem vindo a implementar e na sequência de um processo negocial longo e difícil, a Câmara de Abrantes adquiriu recentemente uma parcela de terreno no Parque de Abrantes com 12,5 hectares para implantação de indústrias.

Depois de já ter elaborado o projecto de infra-estruturação da zona, a Câmara Municipal prepara também já o lançamento do concurso para execução da 1ª fase de infra-estruturação, no sentido de dotar todos estes lotes com as condições necessárias a uma adequada instalação de empresas.

Com este grande passo em frente, cumpre-se mais um objectivo estratégico da política municipal.




CASCAIS
CÂMARA EDITA ESPÓLIO DE FERNANDO LOPES-GRAÇA

A Câmara Municipal de Cascais vai editar um catálogo do espólio musical de Fernando Lopes-Graça, o compositor mais importante da sua geração, figura marcante da cultura em Portugal e resistente antifascista.

Esta edição do município de Cascais é uma inventariação e catalogação da obra de Fernando Lopes-Graça, permitindo a gestão do acesso à obra do autor, através de um sistema de cópias autorizadas.

Recorde-se que em 1994 o compositor legou, por testamento, todo o seu espólio à Câmara Municipal de Cascais para ser instalado na Casa Verdades de Faria-Museu da Música Portuguesa, e ali ser organizado, catalogado e disponibilizado a músicos, investigadores, estudantes e público em geral.

O catálogo agora editado pela autarquia de Cascais recolhe toda a informação relativa aos documentos musicais do seu espólio conservados no Museu da Música Portuguesa.

Trata-se de um trabalho de referência para intérpretes e estudiosos da sua obra e para todos os interessados no património musical português.


BOMBEIROS DA PAREDE

A Câmara Municipal de Cascais vai atribuir um subsídio no valor de 5 700 contos à Associação de Beneficência e Socorros Amadeu Duarte para a compra de uma auto-escada mecânica.

Esta auto-escada irá permitir aos Bombeiros Voluntários da Parede actuar no combate a sinistros em edifícios de grande altura, bem como actuar em áreas industrializadas, onde por vezes é necessária a sua intervenção.


PRÉMIO DO MAR

A autarquia de Cascais entregou no passado dia 19 o Prémio do Mar «Rei D. Carlos-97», numa cerimónia que decorreu no Museu do Mar.

O galardão foi atribuído a Fernando Alberto Gomes Pedrosa, que foi distinguido pelo seu trabalho intitulado «Os Homens dos Descobrimentos e da Expansão Marítima - Pescadores, Marinheiros e Corsários».

Promovido pela Câmara Municipal de Cascais, o Prémio do Mar «Rei D. Carlos-97», de periodicidade anual, contempla alternadamente trabalhos de investigação histórica sobre os Descobrimentos e Expansão Portuguesa e estudos científicos no âmbito da oceanografia biológica e biologia marítima.



FERREIRA DO ALENTEJO
DESENVOLVIMENTO AGRÍCOLA

Com o título «Desenvolvimento agrícola, sim. Reforma agrária, outra vez, não», a Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo emitiu um comunicado assinado pelo seu presidente Luís Ameixa, no qual toma posição sobre o acto público de abertura de propostas do concurso público internacional, lançado pela EDIA, para o projecto técnico de construção das infra-estruturas de regadio para cerca de novos 4 000 hectares no concelho de Ferreira do Alentejo.

Para o presidente da Câmara, «esta nova área de regadio constitui um primeiro passo de concretização da vertente agrícola proporcionada pelo avanço do empreendimento de Alqueva e irá beneficiar terras, de especial qualidade, até agora exploradas em regime de sequeiro».

Para o concelho de Ferreira do Alentejo e para a sua população, refere o comunicado, «este avanço e o seu pioneirismo constituem motivo de agrado e de expectativas muito positivas».




MATOSINHOS
AUTARQUIA INVESTE EM ACESSIBILIDADES E HABITAÇÃO

A Câmara de Matosinhos, presidida por um dos autarcas-modelo do PS, Narciso Miranda, adjudicou definitivamente a construção de uma via estruturante que ligará Guifões à cidade de Matosinhos para nascente na direcção de Custóias e para norte ligando esta freguesia a Santa Cruz do Bispo através da ponte sobre o rio Leça construída há dez anos.

Para a construção desta via estruturante, a autarquia de Matosinhos vai investir cerca de meio milhão de contos.

Por outro lado, ao nível da recuperação dos «núcleos clandestinos», o município de Matosinhos vai investir cerca de meio milhão de contos para construção das infra-estruturas necessárias à reinserção urbanística e recuperação definitiva - através do respectivo licenciamento - de casas para habitação própria construídas sem licença municipal no fim dos anos 70 e início dos anos 80.

No que respeita à habitação social, a notável obra da autarquia continua. Assim, o executivo camarário adjudicou definitivamente a construção de mais uma centena de fogos sociais em Santa Cruz do Bispo que serão destinados ao realojamento de outras tantas famílias a residir nesta freguesia.

Dando continuidade à política activa de apoio às instituições de solidariedade social do concelho, a Câmara decidiu apoiar a construção do Lar do Centro de Apoio à Terceira Idade em S. Mamede de Infesta e o Centro Social de Leça do Balio.




OVAR
PROTOCOLO COM COOPERATIVA DE HABITAÇÃO

A Câmara Municipal de Ovar assinou no passado dia 22 um protocolo de cooperação com a Habitovar-Cooperativa de Habitação.

Este protocolo tem como objectivo principal assegurar a qualidade ambiental e de vida na zona de expansão a norte da cidade de Ovar, na qual os espaços verdes cedidos ao domínio público pelo loteamento da Habitovar assumem um papel significativo.




PORTO
DESENVOLVIMENTO DO VALE CAMPANHÃ

A vereadora da Câmara Municipal do Porto, Maria José Azevedo, esteve no dia 20 na Casa das Glicínias, onde procedeu à abertura da Feira das Associações e das Modalidades do Vale Campanhã e apresentou o Guia das Associações do Vale.

Paralelamente à Feira das Associações e Modalidades, que decorreu nos dias 20 e 21 na Casa das Glicínias, realizou-se o Festival Viva o Desporto.



SANTARÉM
JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO

No âmbito das Jornadas Europeias do Património, vai decorrer de 28 de Setembro até ao dia 5 de Outubro uma exposição/mostra, na Sala Virgílio Arruda da Biblioteca Municipal, sobre o notável trabalho da Câmara de Santarém na área da conservação e restauro do património scalabitano.




SANTO TIRSO
ZONA DESPORTIVA DA TROFA

A exposição dos projectos para construção da Zona Desportiva da Trofa, um mega-empreendimento desportivo da Câmara de Santo Tirso, está desde o passado dia 19 patente ao público na Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado.

Um pavilhão multiusos com capacidade para 20 mil espectadores, uma piscina coberta, um polidesportivo, dois campos de ténis e um enorme parque de lazer são alguns dos equipamentos da Zona Desportiva da Trofa, que implicará um investimento de 800 mil contos.

Entretanto, na passada terça-feira, dia 23, o primeiro-ministro, António Guterres, acompanhado do ministro da Administração Interna, Alberto Costa, visitou as obras em fase de conclusão do novo quartel da GNR em Santo Tirso.

Esta obra, executada em terrenos cedidos pela Câmara de Santo Tirso e cujo projecto foi também custeado pela autarquia, irá servir de comando aos corpos da GNR de Santo Tirso, Valongo, Vila do Conde e Póvoa de Varzim.




SINTRA
NOVOS CARTAZES

«Juntos vamos continuar Sintra» é o «slogan» de um dos novos cartazes da presidente da Câmara de Sintra e candidata do PS às próximas autárquicas, Edite Estrela, que desde o passado dia 23 estão nas ruas do concelho.

Noutros cartazes são referidas as obras de grande envergadura em curso no concelho de Sintra.




GAFANHA DA NAZARÉ VAI TER EXTENSÃO DE SAÚDE

A Câmara Municipal de Ílhavo e a Administração Regional de Saúde de Centro assinaram um protocolo para a construção, na vila da Gafanha da Nazaré, de uma Extensão de Saúde.

Na cerimónia da colocação da pedra do edifício que fica situado junto de centro cultural daquela vila, estiveram presentes o representante do governador civil de Aveiro, Humberto Rocha, presidente da Câmara de Ílhavo, alguns vereadores, o presidente da Junta de Freguesia, Manuel Sordo, o delegado de saúde e o director do Centro de Saúde, respectivamente, João Resende e Silva Santos.

O presidente da Administração Regional de Saúde, Júlio Reis, afirmou que Humberto Rocha tem sido um grande defensor do município e, sublinhou, «um bom ponta-de-lança porque tem metido muitos golos e só na área da saúde meteu dois magníficos golos».

Este novo edifício está orçamentado em 150 mil contos, tendo a autarquia cedido o terreno e executará as infra-estruturas, no valor de 30 mil contos, sendo a execução da obra da responsabilidade da Sub-região de Saúde de Aveiro.

(Carlos Duarte - correspondente em Ílhavo)



JARDIM BOTÂNICO DA AJUDA RESTAURADO

Depois de uma operação plástica de restauro que durou dois anos, o Jardim Botânico da Ajuda reabriu as suas portas ao público, no passado dia 15.

Datado do século XVIII, esta reserva de flora global conta com uma colecção botânica de 600 espécies, estando já construídos 1 100 canteiros de exibição.

Pioneiro no seu desenho especial para invisuais, o espaço do Jardim Botânico da Ajuda engloba projectos de restauração e comércio, prometendo visitas guiadas para escolas a partir de Outubro e concertos ao ar livre num anfiteatro de relva.

Plantas de origens tão diversas como África, América, Austrália, China, Europa Central e Atlântica, Japão, Mediterrâneo e Região Macarronésica chegaram à Ajuda, como a outros jardins botânicos do mundo, através de um «correio de sementes».

Propondo um passeio por «um espaço vivo e vivido», o Jardim Botânico da Ajuda só exige aos seus visitantes uma entrada no valor simbólico de 250 escudos, todos os dias, excepto quartas-feiras, a partir das 9 horas até ao pôr-do-Sol.