PS EM MOVIMENTO



PS/AÇORES
IX CONGRESSO
A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR

A reeleição de Carlos César sem um único voto contra ou abstenção para mais um mandato à frente do PS/Açores e a criação de um órgão estatutário de consulta integrado por independentes e que gerou alguma contestação, foram as notas dominantes do IX Congresso Regional do PS/Açores, que decorreu nos dias 30 e 31 de Maio em Ponta Delgada.

Neste Congresso, o primeiro com os socialistas no poder, Carlos César, chefe do Governo regional e líder incontestado dos socialistas açorianos, apenas ouviu críticas sobre a alegada sobrevalorização dos independentes na vida do partido e no Governo Regional.

Ganhar mais autarquias nas próximas eleições locais nas ilhas foi um dos objectivos traçados pelo Congresso que decorreu sob o lema «Cumprir para vencer».

No discurso que proferiu, Carlos César lançou um repto ao PSD/Açores para que se decida em relação ao tipo de oposição que quer fazer para que «com ele também se possa trabalhar».

Quanto ao Governo de António Guterres, o líder do PS/Açores apelou à solidariedade nacional para com as ilhas e voltou a defender a importância da Lei das Finanças Locais.

Por seu turno, Jorge Coelho, ao encerrar o IX Congresso do PS/Açores, criticou duramente o projecto de lei das Finanças Locais do PSD, sublinhando que a sua aprovação comprometeria o desígnio nacional de Portugal integrar o pelotão da frente da moeda única.

«Ninguém queira obrigar o PS a governar contra o que é o seu projecto», disse.

Jorge Coelho acusou ainda o PSD de estar sistematicamente a boicotar as reformas do Governo.

(J. C. Castelo Branco)

PS/SEIXAL
NOVAS FREGUESIAS
SÓ COM O ENVOLVIMENTO DA POPULAÇÃO

A Comissão Política Concelhia do Seixal do PS emitiu recentemente um comunicado em que considerou que os projectos de lei do PCP e do PSD que propõem a criação de três novas freguesias - Miratejo, Cruz de Pau e Torre da Marinha -, alterando as limitações de Corroios, Amora, Arrentela e Paio Pires, «não reúnem as condições previstas na Lei para a sua aprovação».

«O PS não contesta a eventual necessidade ou interesse de "reorganizar administrativamente" o Concelho do Seixal, mas não pode deixar de reprovar a forma processual de tempo e prazos, bem como o conteúdo dos respectivos projectos de lei. Ao entregarem nestas datas (24/04/97 e 09/05/97) os documentos em causa, o PCP e o PSD sabiam que não seria possível, quer aos eleitos quer à população, uma discussão séria e atempada das alterações propostas às suas freguesias», explicaram os socialistas do Seixal.

Segundo o comunicado, o PS não defende o imobilismo, mas também não pode deixar que os políticos decidam da vida das populações sem prévia consulta junto das mesmas.

«Ao contrário do que alguns militantes do PCP afirmam, os projectos de lei estão válidos e em andamento, facto que nos leva a alertar a população para a necessidade de intervir e participar nas discussões que se avizinham sobre as suas áreas administrativas, quer através das suas Assembleias de Freguesia, Municipal e Câmara Municipal, quer mediante abaixo-assinados que se encontram neste momento a circular, e que visam chamar a atenção do órgão legislativo da vontade das populações», alertaram os socialistas seixalenses no fim do referido documento.

(MJR)

PS EM MOVIMENTO
AÇORES
CONGRESSO REGIONAL DA JS

Realizou-se no passado fim-de-semana, em Ponta Delgada, o III Congresso da JS/Açores. Discussão e análise de propostas credíveis para a resolução dos imensos problemas que afectam os jovens do arquipélago e a eleição Vasco Cordeiro para a liderança da JS/Açores foram as notas dominantes da reunião magna dos jovens socialistas, que foi encerrada pelo líder do PS/Açores e presidente do Governo Regional, Carlos César, também ele um antigo e destacado membro da JS.

De salientar que Carlos César foi eleito presidente honorário da JS/Açores. O primeiro e único, até agora.

BENELUX
COLÓQUIO

O secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Vitalino Canas, encerrou no dia 25 de Maio o colóquio promovido pela Federação do PS/Benelux, subordinado ao tema «A participação dos cidadãos nacionais no estrangeiro na eleição do Presidente da República».

Vitalino Canas, que se comprometeu a transmitir as conclusões do colóquio aos órgãos nacionais do PS, disse que «se o PSD impedisse a revisão constitucional, ficaria com o ónus de ser o responsável pela impossibilidade de voto dos emigrantes».

Com a presença do deputado do PS Carlos Luís, os socialistas do Benelux aprovaram uma resolução em que consideram que «a participação dos cidadãos portugueses nos actos eleitorais para a eleição dos titulares dos órgãos de soberania deverá ser genericamente alargada a todos os cidadãos nacionais residentes no estrangeiro que possuam uma ligação efectiva com a comunidade nacional».

Uma «ligação efectiva» que se deve traduzir, segundo os socialistas do Benelux, «numa vontade de participação na vida política e social do País», deverá ser aplicada com base em «elementos objectivos», o primeiro dos quais é o «acto de inscrição voluntária no recenseamento».

Para os socialistas, «a inscrição no recenseamento desses cidadãos constituirá uma presunção de capacidade eleitoral que se deduz da intenção de participar activamente na vida política nacional».

No que respeita ao direito de voto, os socialistas do Benelux consideram que «deverá, em regra, ser exercido presencialmente junto das embaixadas e dos serviços consulares de Portugal». 

COIMBRA
JORNADAS SOCIALISTAS

O Secretariado da Federação de Coimbra e a Comissão Concelhia de Oliveira do Hospital organizaram conjuntamente no passado fim-de-semana, em Oliveira do Hospital, as I Jornadas Socialistas do Vale do Alva e do Alvoco.

Os participantes mantiveram contactos e reuniões de trabalho com diversas organizações desportivas, culturais e sociais da região.

MAÇÃO
CANDIDATOS AO MUNICÍPIO

O camarada António José Seguro, secretário nacional do PS para as Autarquias, esteve presente no domingo no lançamento dos candidatos socialistas à Câmara Municipal do Mação, distrito de Santarém, durante um almoço que decorreu em Cardigos, no pavilhão desportivo dos Galitos. 

PONTINHA
BOLETIM

A Secção da Pontinha continua a editar o seu boletim. Uma iniciativa a todos os títulos louvável. Na edição de Maio, destaque para um excelente artigo sobre o rendimento mínimo, uma promessa eleitoral que o Governo do PS está a cumprir. No artigo, o articulista sublinha que o PS/Pontinha se sente indignado pelo facto da junta de freguesia local nada ter feito no sentido de entrar no projecto, o que levaria a que neste momento alguns moradores já beneficiassem deste projecto emblemático do Executivo socialista.

QUELUZ
PS JÁ TEM CANDIDATO

A Secção de Queluz do PS já tem candidato à presidência da Junta de Freguesia de Queluz. A escolha recaiu em Armando Santos, 57 anos, director de uma companhia de seguros, com uma vasta experiência política e sindical. 

VALONGO
BRAGA LINO É CANDIDATO

«A minha candidatura não é contra ninguém», afirmou o candidato do PS à presidência da Câmara de Valongo, na sessão de apresentação da sua candidatura, que se realizou no Centro Social de Ermesinde.

Na sessão de apresentação da candidatura de Braga Lino, empresário, ex-professor da Faculdade de Engenharia do Porto, ex-mandatário concelhio de Jorge Sampaio e ex-membro da comissão administrativa de Valongo após o 25 de Abril, estiveram presentes os ministros da Solidariedade Social, Ferro Rodrigues, e da Economia, Augusto Mateus, e o secretário de Estado adjunto da Presidência do Conselho de Ministros, Pina Moura.

Na sua intervenção, Braga Lino afirmou estar convicto «que pode dar um contributo para que o concelho de Valongo tenha a oportunidade de recuperar do descalabro a que tem estado sujeito».

«Não venho contra ninguém porque penso que os anteriores e actuais responsáveis pelos destinos do concelho deram o melhor do seu empenho e saber para honrar o mandato que lhes foi confiado», disse.

VILA DA FEIRA
CANDIDATURA DE ANTÓNIO CARDOSO

O camarada Jorge Coelho, secretário-coordenador da Comissão Permanente do PS, deslocou-se ontem a Vila da Feira, onde participou no lançamento da candidatura de António Cardoso à presidência da Câmara Municipal de Vila da Feira, que decorreu numa unidade hoteleira local.

VILA FRANCA
COMISSÃO POLÍTICA CONCELHIA

Numa nota à Imprensa, a Comissão Política Concelhia do PS/Vila Franca de Xira, liderada pela camarada Maria da Luz Rosinha, congratulou-se com a votação, por unanimidade, dos projectos de lei aprovados na Assembleia da República, relativos à elevação a vila das freguesias do Sobralinho e Alhandra.