AUTARQUIAS



CABECEIRAS DE BASTO
FOTOGRAFIA

O júri designado para apreciar os trabalhos fotográficos do concurso de fotografias promovido pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto acaba de seleccionar as melhores fotos e, consequentemente, os seus autores.

O primeiro lugar coube a Maria João Abreu, de Fafe, que recebeu um prémio de 100 contos.

Trata-se do II Concurso Nacional de Fotografia que visou divulgar e promover o vasto e diversificado património cultural e natural existente no concelho, sensibilizando, ao mesmo tempo, a comunidade para a necessidade da sua preservação e conservação.

LISBOA
QUADRAS DE SANTO ANTÓNIO

«Santo António no seu tempo/também andou pelo mar», é o mote obrigatório do tradicional concurso de quadras populares de Santo António, anualmente organizado pelo município alfacinha e pelo Grupo «Amigos de Lisboa».

Cada concorrente poderá apresentar até um máximo de três quadras, apresentadas a concurso separadamente, escritas num postal dos CTT remetido até ao dia 27 de Junho ao Grupo Permanente de Trabalho - Departamento de Património Cultural, Palácio Ulrich, Rua Silva Carvalho, nº240, r/c d. 1250 Lisboa.

Aos autores das quadras classificadas em 1º, 2º e 3º lugares são atribuídos, respectivamente, os prémios de 60, 50 e 40 mil escudos.

PORTO
DEMOLIÇÃO DE 41 BARRACOS

O presidente da Câmara do Porto, Fernando Gomes, esteve no dia 6 junto ao Hospital de S. João para assistir à demolição de mais 41 barracos e visitou ainda o bairro pré-fabricado onde foram realojadas as famílias.

De sublinhar que este novo bairro pré-fabricado foi construído em colaboração com a Faculdade de Engenharia.

Concretizada esta demolição, a próxima acção já prevista de demolição de barracos realizar-se-á em Aldoar.

Recorde-se que nos últimos cinco anos foram realojadas mais de 1.700 famílias que viviam em barracos e casas de ilha, nomeadamente na ilha de Vilar, ilha das Antas, barracos da vila miséria em S. João de Deus, barracos de Augusto Lessa em frente ao campo do Salgueiros, barracos da Pasteleira, barracos da Mitra, barracos da Corticeira e Guindais, ilha dos Açores, e ilha da Rua Cantor Zeca Afonso.

Entretanto, e no que respeita aos requerimentos para a colocação de propaganda, a Câmara Municipal do Porto esclareceu numa nota à Imprensa que «tiveram já resposta os requerimentos existentes na Câmara relativamente à colocação de painéis de propaganda partidária». Nuns casos o município não achou qualquer inconveniente para a colocação nos locais requeridos e nos que achou inconvenientes sugeriu sempre outros locais para a sua colocação.

O comunicado refere ainda que «o PSD/Porto foi notificado a pagar à Câmara Municipal 1.054 contos relativos às despesas de remoção feitas pelos serviços municipais, de estruturas de painéis não identificadas, mas que o PSD veio a reclamar como sendo de sua propriedade». 

LISBOA

A Câmara Municipal de Lisboa comemorou o Dia Mundial do Ambiente em Monsanto, através da iniciativa «Monsanto Desporto Jovem».

Tratou-se de uma iniciativa de carácter ambiental-desportivo que incluiu, entre outras actividades, percursos pedestres com paragens em locais de importância biológico/ambiental; escalada, tiro com arco e rappel.

Miguel Torga tem desde o dia 6 uma rua com o seu nome na cidade de Lisboa. Assim, a antiga Rua A à Rua de Campolide passará a denominar-se Avenida Miguel Torga.

O presidente da Câmara de Lisboa, João Soares, ofereceu no dia 8, no Palácio Galveias, um almoço aos noivos dos «Casamentos de Santo António», bem como aos pais e padrinhos.

SINTRA
MERCADO DE CASAL DE CAMBRA

No dia 7 de Junho celebrou-se o primeiro aniversário do Mercado de Casal de Cambra.

A animação da festa de aniversário esteve a cargo do Grupo de Teatro Tapa-Furos, que apresentou a peça «Aventura Suburbana» e do Grupo de Música Popular Portuguesa Fruta da Terra.

Edite Estrela visitou no dia 6 a Novartis, correspondendo assim a um convite formulado por esta empresa.

A Novartis resultou da fusão das empresas Ciba Geigy e Sandoz e desenvolve a sua actividade nas áreas dos produtos farmacêuticos, agrícolas e alimentares.

A nova empresa ao escolher o concelho de Sintra para concentrar todas as suas instalações que se encontravam dispersas por vários pólos da cidade de Lisboa revela uma grande confiança nas potencialidades de Sintra, a exemplo de outras empresas que têm escolhido o concelho para se instalar.