CIÊNCIA

CIÊNCIA «ON-LINE»

É a maior fonte de informação sobre o sistema científico e tecnológico português. São cerca de 20 megabits, contendo dados sobre os centros de investigação nacionais, os laboratórios de Estado, as empresas que desenvolvem I&D, os projectos de investigação financiados pelo Ministério da Ciência e da Tecnologia (MCT), a cooperação internacional, os concursos para bolsas de estudo, os programas europeus, a política governamental para o sector, entre muitas outras coisas...

A «home page» do MCT, disponível em http://www.mct.pt, foi actualizada e, desde o passado fim-de-semana, que se organiza em torno de nove grandes capítulos, desdobrados em cerca de 600 itens.

Nas páginas respeitantes à actividade política do MCT, podem ser encontrados o programa de acção, o balanço de actividade, actualizado cada 100 dias, o orçamento de Ciência e Tecnologia (C&T), os protocolos e convénios celebrados, a actividade legislativa do MCT e alguns discursos do ministro Mariano Gago.

Em «Estatística de C&T» encontram-se disponíveis os resultados globais do Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico do nosso país.

No capítulo «Roteiros de C&T», podem ser obtidos dados sobre laboratórios de Estado, unidades de investigação de base universitária, instituições particulares sem fins lucrativos, centros e parques tecnológicos, e estabelecimentos de ensino superior.

Informações sobre os concursos para bolsas de pós-doutoramento, doutoramento e mestrado podem ser encontradas no capítulo «Concursos Abertos».

No item referente à cooperação internacional, nomeadamente a europeia, destaque para a ligação à página Eureka, que possui um motor de busca concebido para encontrar os projectos que envolvem instituições portuguesas.

Há também um grande capítulo dedicado a «Actividades, Programas e Missões», que contém toda a informação respeitante ao projecto Ciência Viva, ao programa Internet nas escolas, à avaliação das unidades de investigação recentemente concluída, à avaliação em curso, dos laboratórios de Estado, à iniciativa nacional para a Sociedade de Informação e até sobre o programa de observações do cometa Hale-Boop, que decorreram no mês passado. Também o programa do ciclo de conferências «A ciência tal que se faz» pode ser consultado a partir da «home page» do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Outra das novidades é a instalação de «motores de busca» em algumas bases de dados.

Existe ainda a possibilidade de obter formulários para concursos, disponibilizando o servidor do MCT «software» especial para a sua conversão.

Por fim, e sendo a interactividade uma das principais características da Internet, o «site» inclui um Fórum, onde são divulgados comentários e análises sobre alguns elementos programáticos, dos quais se destacam as Grandes Opções do Plano para 1997, o sistema de crédito fiscal para empresas que invistam em C&T e o Livro Verde para a Inovação.

PRETO NO VERDE

Um outro Livro Verde, o da Sociedade da Informação, está a ser debatido, um pouco por todo o País e pelos mais variados agentes sociais.

A iniciativa insere-se numa série de actividades, que já passaram, no dia 13, pela Escola Secundária Emídio Navarro, em Almada, e pelo simpósio do Instituto Politécnico de Tomar, destinadas a dar a conhecer o referido documento, recentemente aprovado e apresentado pelo ministro Mariano Gago à Assembleia da República.

Algumas das medidas preconizadas pelo Livro Verde, nomeadamente no sector do ensino, estão já a ser concretizadas, como é o caso da instalação de computadores multimédia, com acesso à Internet, em todas as escolas do 5º ao 12º anos. Esta instalação deverá ficar concluída durante próximo mês. No passado dia 6, eram 1.497 as escolas já confirmadas no Programa Internet nas Escolas, coordenado pelo MCT.

PRÉMIO PARA LOGOTIPO VENCEDOR

Originalidade, planos inovadores e projectos empreendedores estão sempre associados à ciência e às tecnologias. Assim, o ministro José Mariano Gago entregou, no dia 8, no MCT, os prémios do concurso de ideias para a criação do logotipo do programa Ciência Viva.

O júri, que incluía representantes do Centro Português de Design e da Associação Portuguesa de Designers, atribuiu o primeiro prémio, no valor de 500 contos, a Gabriela Gulliver Borralho, e duas menções honrosas, no valor de 150 contos cada uma, a Paulo Ricardo dos Santos e a António José Magalhães Bajanca. Foram apresentados 93 trabalhos a concurso.

Recorde-se que o Programa Ciência Viva é uma iniciativa do MCT que visa dinamizar o ensino experimental das ciências nos ensinos básico e secundário e promover a cultura científica.