NOTÍCIAS
PS
TITO DE MORAIS HOSPITALIZADO
Manuel Tito de Morais, presidente honorário e fundador do PS, insígne democrata e resistente antifascista, encontra-se desde a passada terça-feira internado no serviço de pneumologia 1, do Hospital Pulido Valente, em Lisboa.
Ao camarada Manuel Tito
de Morais, grande referência
moral e cívica de todos os socialistas, o «Acção
Socialista» expressa os votos sinceros de um rápido restabelecimento.
SOLIDARIEDADE SOCIAL E FAMÍLIA
O Departamento Federativo de Pessoas Idosas do PS de Viseu emitiu, no dia 24 de Fevereiro, um comunicado em que chama a atenção para a necessidade de se implementar uma política de solidariedade social para com os mais velhos.
No documento assinado pelo camarada Afonso Pereira Marques, sublinha-se que «a situação dos idosos constitui um dos problemas sociais mais graves das sociedades europeias, em geral, e da sociedade portuguesa, em particular».
O comunicado afirma que a situação da terceira idade é «um dos indicadores mais expressivos da solidariedade de uma sociedade».
«Atenta a proporção da população idosa que deixou a actividade económica corrente, importa apoiar a sensibilização da sociedade para o facto de que, ao abandonar o circuito produtivo, o idoso não cessa a capacidade de dar o seu contributo à sociedade», refere ainda o documento, acrescentando que «o processo de envelhecimento pode ser prevenido ou reduzido, intervindo na melhoria das condições de vida (habitação, saúde, lazeres, instrução, transportes) e das condições de trabalho (segurança, higiene e saúde laboral, horários de trabalho)».
Depois de estabelecer que as projecções estatísticas da OCDE revelam um crescimento progressivo da população idosa para as próximas décadas, o comunicado conclui com a reivindicação de que «neste domínio, cabe ao Estado criar as condições necessárias para que as famílias e as comunidades locais possam prestar aos idosos o apoio de que precisam».
(Maria João Rodrigues)
BEM BARREIRO EM MOVIMENTO
A Comissão Política Concelhia do Barreiro do PS assumiu, colectivamente, um difícil, mas estimulante desafio: a conquista de uma maioria socialista nas autárquicas de 1997.
Passadas mais de duas décadas de gestão comunista, com a ajuda do PSD nos últimos três anos, a aliança vodka-laranja mais uma vez a funcionar, é hoje, mais do que nunca, um imperativo cívico e um desejo colectivo a conquista de uma maioria rosa que relance o Barreiro na senda do desenvolvimento, na base de um projecto moderno e credível. .
Durante vários meses, de Março a Setembro de 1997, os socialistas barreirenses vão debater os principais problemas do concelho de forma a elaborar-se projectos credíveis capazes de transformar o concelho num pólo de desenvolvimento e garantir uma efectiva qualidade de vida dos seus cidadãos.
A iniciativa que pretende ser um grande fórum permanente de debate chama-se Bem - Barreiro em Movimento e a cerimónia oficial de lançamento decorreu no dia 4, no Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro.
A cerimónia foi presidida pelo deputado socialista José Magalhães e contou com as presenças dos camaradas Alberto Antunes, presidente da Federação de Setúbal do PS, e Aires Rodrigues, presidente da Concelhia de Setúbal do PS, para além de destacados dirigentes locais e numerosos e dedicados militantes.
(J. C. Castelo Branco)
FEDERAÇÃO DE BRAGANÇA DEBATE EURO
Inserida na campanha nacional
de informação
e divulgação do euro, a moeda única dos europeus no
próximo milénio, a Federação Distrital de Bragança
do PS organiza amanhã, no Auditório Paulo Quintela, em Bragança,
um colóquio com as participações de Francisco Assis,
porta-voz do PS, e Carlos Lage, eurodeputado socialista.
CONCELHIA DO BARREIRO COMEMORA ANIVERSÁRIO DA TOMADA DE POSSE DE SAMPAIO
O Secretariado da Comissão Política Concelhia do Barreiro do PS vai realizar um grande jantar comemorativo do 1º aniversário da tomada de posse de Jorge Sampaio como Presidente da República.
A iniciativa decorrerá na Quinta do Porto da Romagem,
em Coina, Barreiro, no próximo domingo, pelas 20 horas. Esta grande
jornada de confraternização e de comemoração
de um momento alto da nossa democracia terá animação
cultural, com a actuação de diversos artistas barreirenses
e de figuras de relevo no panorama cultural nacional, e intervenções
políticas de dirigentes socialistas locais.
ENCONTRO NACIONAL DE SOCIALISTAS DA EDP
A Coordenadora das Secções de Acção Sectorial da Energia do PS realizou no dia 22 de Fevereiro um Encontro nacional de socialistas das empresas do Grupo EDP, que decorreu no anfiteatro Paulo Quintela, da Faculdade de Letras de Coimbra.
Os participantes neste encontro debateram a política de recursos humanos da EDP e o novo figurino desta empresa.
Defenderam uma política de recursos humanos da empresa assente em critérios de competência, na valorização das pessoas, na sua formação, na sua mobilidade inter-empresas e na participação e identificação com os objectivos da empresa.
A clarificação dos contratos de trabalho dos trabalhadores colocados nas empresas de serviços versus empresas nucleares, o reforço da cultura da empresa, procurando maior envolvimento de todo o pessoal e o rejuvenescimento dos quadros superiores e técnicos especializados, através de admissões selectivas, foram outras das medidas defendidas no encontro.
Uma reunião em que foram diagnosticados exaustivamente
os problemas da empresa e perspectivadas as soluções de forma
a garantir uma eficaz gestão das empresas do Grupo EDP numa óptica
moderna de empresa com elevados índices de produtividade e dimensão
social.
SECÇÃO DE OLIVEIRA DO DOURO/VILAR DE ANDORINHO DEBATE PODER LOCAL
O Secretariado da Secção de Oliveira do Douro/Vilar de Andorinho promove durante este mês um ciclo de conferências, que pretende ser um ponto de encontro entre todos os militantes da Secção e de discussão de temas actuais e de grande importância na sociedade portuguesa.
O primeiro grande debate, inserido no ciclo de conferências, a realizar amanhã, pelas 21 e 30, será subordinado ao tema «Poder Local», e contará com a presença do deputado socialista José Barradas e Silva.
Entretanto, no dia 14, estará em análise a «Política Educativa», um debate que contará com a participação do deputado e director do «Acção Socialista» Fernando de Sousa.
Ambos os debates realizar-se-ão no Salão
Nobre da Junta de Freguesia de Oliveira do Douro.