MILITANTE SOCIALISTA

Página da Comissão Política Concelhia de Lisboa


ESTADOS GERAIS DO MILITANTE EM LISBOA

A Comissão Política Concelhia de Lisboa está a realizar os Estados Gerais do Militante. Esta realização foi um dos principais compromissos eleitorais da actual CPCL, dado verificar-se no PS uma profunda ausência de debate e reflexão entre os militantes, que se tem traduzido numa subalternização do Partido e dos seus militantes a todos os níveis, incluindo o governamental.

De todo o modo, a democracia representativa assenta num sistema de Partidos. A estabilidade das sociedades e o aprofundamento dos valores e cultura civilizacional do mundo ocidental passa pela existência de partidos fortes, cada vez com mais militantes activos e conscientes. Estes assumem-se conjuntamente com as Secções, como catalizadores da actividade do partido, com todos os protagonismos possíveis, procurando que a sua acção, organizada e informada, contribua decisivamente para uma maior e melhor informação e formação dos indivíduos como cidadãos.

O fortalecimento dos partidos e a estabilidade das sociedades passa pela existência de militantes independentes de todo o tipo de interesses, tanto do poder económico, como do poder religioso assumindo uma postura laica e progressista tendo como objectivo a tolerância, a liberdade, a crítica construtiva, a democracia, a igualdade, a justiça social e a liberdade.

Para a CPCL o militante é um indivíduo que se juntou a outros homens e mulheres na defesa de um conjunto de valores comuns. Os verdadeiros independentes são assim os militantes, pois foram eles que abdicaram de algo, em troca desses valores comuns.

A perenidade das instituições e dos sistemas políticos assenta desta forma na existência de partidos políticos, formados por militantes livres e independentes, os quais devem funcionar como verdadeiras escolas de cidadania, potenciando o conhecimento universal crítico dos seus militantes e incutindo-lhes valores essenciais ao exercício da cidadania e ao aprofundamento da democracia.

Os Estados Gerais do Militante servem assim para difundir e desenvolver esta cultura de militância que queremos consolidada no Partido Socialista.

As centenas de militantes que já aderiram a esta iniciativa estão divididos em 14 grupos temáticos que são as Acessibilidades, o Ambiente, as Autarquias/Descentralização Administrativa, a Cidadania/Militância, as Comunicações, a Cultura/Ciência Urbana, o Desporto/Associativismo, a Economia, a Educação, o Emprego/Segurança Social, a Função Pública, a Habitação, a Saúde e a Segurança. Estes grupos têm como locais de trabalho e reunião as diversas sedes do PS no Concelho de Lisboa.

Estamos a procura realizar, nas mais de 50 reuniões já efectuadas, uma reflexão séria e não mediática, prolongada no tempo, motivadora da participação dos militantes e geradora do mais amplo e profundo debate interno.

Inovámos em grupos como a Cidadania/Militância e nas Autarquias/Descentralização Administrativa, pois para nós é importante que os militantes debatam e pensem sobre as formas de aprofundamento da democracia e da militância e também sobre a descentralização de competências que deve ser realizada em todos os órgãos de gestão política nomeadamente nas Freguesias da Cidade de Lisboa. Mais do que apressarmos a criação de novos órgãos do poder, importa reestruturarmos algumas competências, descentralizando-as para os orgãos mais próximos do cidadão, e inovar na divisão administrativa da cidade.

Com os Estados Gerais do Militante estamos nesta, e noutras áreas, a difundir a independência do militante e a transformar o PS em Lisboa num amplo fórum de debate e participação e a criar um Partido de Militantes, ideia temática básica da nossa candidatura.

Estamos a cumprir os nossos objectivos!

António José Morais

Coordenador do Estados Gerais do Militante

Secretariado CPCL

EDITORIAL

A partir de hoje, e com uma periodicidade mensal, o Acção Socialista passará a contar com mais um contributo que irá certamente reforçar a divulgação do órgão oficial do P.S. junto dos militantes do nosso partido.

Este contributo traduz-se numa página designada por MILITANTE SOCIALISTA, da responsabilidade do Secretariado da Comissão Política Concelhia de Lisboa, e pretende, dentro do âmbito do Concelho de Lisboa, dar a palavra a todos os nossos camaradas.

O ano de 1997 reveste-se de particular interesse para o Partido dado o "combate" autárquico que se aproxima. As perspectivas de aliança da direita devem ser assumidas como um estímulo e união de todos os socialistas em torno de um objectivo comum, que é o de prosseguir com as políticas socialmente justas para todo o Concelho de Lisboa.

Esta e outras matérias como a habitação, a segurança, a saúde, a educação o ambiente, os transportes, as redes viárias e a Expo, são alguns dos temas sobre os quais gostaríamos de conhecer as opiniões dos militantes do PS. Só com a troca de ideias poderemos corrigir eventuais disfuncionamentos e melhorar continuamente as nossas performances.

Manuel Tito de Morais Oliveira

AO TRABALHO

Ao iniciarmos esta forma original de cooperação com o "Acção Socialista", fruto da "arte e engenho" do Manuel Tito de Morais Oliveira por parte da CPCL e do José Viegas Por parte do AS estamos, não só, a tentar honrar um compromisso assumido durante a campanha eleitoral - o de promovermos um espaço informativo e opinativo da responsabilidade do Secretariado da Concelhia - como também a, pela nossa parte, assumir o compromisso de apoiar o jornal do Partido Socialista, divulgando-o pelas secções e fomentando a sua assinatura. Os militantes do P.S. precisam de um espaço próprio de informação, formação e debate. Naturalmente, o Acção Socialista deve ser esse espaço.

Os militantes do PS no Concelho de Lisboa podem contar connosco para, também através desta folha, promovermos o debate de ideias, promovermos em suma o espírito dos Estados Gerais do Militante do PS. Estamos a trabalhar em diversas frentes:

- na frente autárquica - apoiando a coligação por Lisboa, e os nossos autarcas socialistas e, consequentemente, o reforço do PS.

- na frente da formação - lançando cursos de formação autárquica para (essencialmente) potenciar novos autarcas e cursos de marketing e dinamização política para secretariados das secções e JS Concelhia.

Promover reuniões debates sobre a História do PS que contarão com a colaboração, entre outros, dos camaradas Tito de Morais, Manuel Alegre, Almeida Santos e António Reis.

- na frente opinativa/debate político - através dos Estados Gerais do Militantes e dos sucessivos debates da actualidade política.

- na frente organizativa - reforçando o papel político dos secretariados das secções e a sua consequente participação na vida política do Partido.

- na frente exterior - assumindo, frontalmente, atitudes políticas respeitantes à nossa área de intervenção.

- Na área social - intervindo em conjunto com os nossos autarcas, deputados e governantes em zonas e sectores sensíveis da nossa cidade.

Seremos sempre Solidários construtivamente críticos. Temos orgulho em ter colocado a Concelhia do PS de Lisboa no mapa político.

Miguel Coelho