SAÚDE

 

LISBOA - REDE HOSPITALAR EM CRESCIMENTO

A política de desenvolvimento da rede hospitalar na região de Lisboa vai ganhando forma. Até ao ano 2002 a zona Oriental e Central da sub-região de Saúde de Lisboa vai ser apetrechada com mais três hospitais com localização já definida.

Os hospitais periféricos de Loures e Vila Franca de Xira e o hospital central de Todos-os Santos vão ser uma realidade num futuro próximo.

Com a construção destas três novas unidades hospitalares, em localizações estratégicas em termos de prestação de cuidados de saúde, caracterizadas por uma linha programática virada para o que se entende por um hospital de «futuro», nomeadamente com condições de oferecer novas formas de hospitalização, dotadas de meios complementares de diagnóstico de elevado nível tecnológico, designadamente nas áreas de informação, imagens e técnicas laboratoriais irá contribuir, decisivamente, para um cenário diferente em toda a área nos cuidados de saúde a prestar a partir do ano 2002.

A abertura destas três unidades, aumentará substancialmente a oferta da prestação de cuidados de saúde, permitindo o redimensionamento e encerramento de alguns hospitais centrais de Lisboa, cujas estruturas estão actualmente desadequadas à missão que lhes compete na rede hospitalar.

Assim, os hospitais centrais de Santa Maria e Pulido Valente serão redimensionados devido à diminuição substancial da sua área de influência directa e da diminuição da «pressão» sobre a urgência, desenvolvendo-se na actividade programada e na prestação de cuidados de alta diferenciação técnica.

Os hospitais de São José e Curry Cabral serão redimensionados de modo a prestarem cuidados de saúde essencialmente na sua área de influência directa.

Prevê-se ainda com o encerramento progressivo dos hospitais de Santa Marta, Capuchos e Desterro.