SAÚDE

 

Organização de serviços

TROCA DE PERITOS COM ESPANHA

A coordenação das estratégias de Portugal e Espanha na área da saúde, ao nível da União Europeia e da Organização Mundial de Saúde, foi o principal objectivo da cimeira que reuniu, no dia 21, em Lisboa, os ministros dos dois países.

O encontro da ministra da Saúde, Maria de Belém, e do seu homólogo espanhol, José Manuel Romay Beccaría, terminou com a assinatura de um protocolo sobre organização dos serviços de saúde.

O protocolo, entre o Instituto de Gestão Informática e Financeira do Ministério da Saúde e a Secretaria Geral do Ministério da Saúde e do Consumo de Espanha, pretende o estabelecimento de uma classificação idêntica nos dois países para os chamados grupos de diagnóstico homogéneo, disse à Imprensa fonte oficial.

Os grupos de diagnóstico homogéneo são a base pelo qual se estabelecem os custos dos serviços de saúde, definindo-se nomeadamente que percentagem do erário público se vai pagar a cada hospital, em função dos serviços que presta aos utentes.

O protocolo prevê também o intercâmbio e a uniformização de bases de dados de informação de saúde entre os dois Estados ibéricos.

Medidas que vão ter repercussões a longo prazo na qualidade dos serviços prestados, já que «a grande pecha do sistema de saúde português é a falta de organização».

Os dois ministros debateram ainda questões relacionadas com a investigação na área da saúde e o protocolo assinado prevê igualmente o intercâmbio de especialistas e peritos no referido sector.