A SEMANA

 

GUTERRES INAUGURA NOVA PONTE SOBRE O SADO

O primeiro-ministro, António Guterres, ao inaugurar a nova ponte sobre o Sado, no dia 14, referiu que a excepcional rapidez da sua construção teve apenas em vista servir os que no Verão se dirigem ao Algarve e não qualquer motivo eleitoralista.

António Guterres falava na inauguração da nova Ponte de Alcácer do Sal e do troço Alcácer/Grândola da auto-estrada do Algarve, uma obra complexa devido às preocupações ambientais e que foi concluída em apenas oito meses, para estar pronta antes do «pico» do turismo algarvio.

Tal rapidez, «que muitos consideravam impossível», não teve motivações eleitoralistas até porque «não há eleições à vista», mas procurou evitar, «antes de meados de Julho e sobretudo antes de Agosto, para os que se dirigem ao Algarve, a perspectiva dos engarrafamentos de Alcácer na ligação entre os dois troços de auto-estrada que já existiam», explicou.

Entretanto, recordou que as preocupações ambientais, que actualmente têm na Europa uma acuidade muito maior do que no passado, pesaram também no planeamento de uma obra que visa servir uma região, o Algarve, cujo desenvolvimento vive do turismo.

E «a questão da travessia do Sado era uma das mais delicadas questões ambientais que existiam na nossa rede rodoviária», disse Guterres, que se encontrava acompanhado pela ministra do Ambiente, Elisa Ferreira, além do titular da pasta do Equipamento, João Cravinho, e altos responsáveis da Brisa e da JAE.

«Se nós repetíssemos aqui os erros em termos de atropelo ambiental cometidos na travessia da Serra Daire e Candeeiros na auto-estrada do Norte, isso desencadearia inevitavelmente na Europa um movimento fortemente negativo em relação ao turismo algarvio», frisou.

Não podendo correr esse risco, o Governo teve que «simultaneamente garantir a rapidez no acesso ao Algarve e o cumprimento das normas ambientais e de desenvolvimento sustentável», disse.

A travessia do Sado agora inaugurada consiste numa ponte com duas faixas, à qual em Fevereiro de 1999 vai ser acrescentado um segundo tabuleiro paralelo, também com duas faixas, passando a partir de então cada um dos tabuleiros a servir um dos dois sentidos da auto-estrada.

Entretanto, respondendo a perguntas dos repórteres, o ministro João Cravinho disse, no local, que dentro de quatro semanas vai ser lançado o concurso público internacional para a duplicação do IP5, o que permitirá dotar esta via de «duas faixas separadoras, com todas as condições de segurança e iluminando as suas grandes deficiências».

 

LÍDERES DA CPLP LANÇARAM PRIMEIRA PEDRA DO IILP

A primeira pedra do edifício onde funcionará o Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP) foi lançada na Cidade da Praia pelos representantes dos sete Estados da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Esta resolução foi tomada terça-feira na primeira sessão de trabalho da II Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CPLP, que terminou com a aprovação dos principais documento que a reunião do Comité de Concertação Permanente (CCP) preparou durante dois dias.

Segundo o ministro da Educação, Ciência, Juventude e Desporto de Cabo Verde, José Luís Livramento, a sede do IILP será construída na Achada de Santo António, frente à embaixada de Portugal e à Assembleia Nacional cabo-verdiana.

Entre os pontos mais importante aprovados terça-feira, destacam-se os relatórios de actividade do Brasil (país que até agora presidia ao CCP) e do secretariado-executivo, a criação de um grupo de trabalho para tratar as propostas concretas deste órgão, uma resolução sobre liberdade de circulação de pessoas, um acordo de cooperação no ensino superior e um Acordo Geral de Cooperação.

O Conselho de Ministros que decorreu na Cidade da Praia contou com a participação do Presidente da República, Jorge Sampaio, do primeiro-ministro, António Guterres, e do ministro dos Negócios Estrangeiros, Jaime Gama.