Expo’98

 

Expo’98 - Motivo de orgulho nacional

«TIMES» ELOGIA EXPOSIÇÃO PORTUGUESA

O jornal «Times» elogia na sua edição de 28 de Junho a Expo’98 considerando que os responsáveis pela exposição prevista para o final do milénio em Greenwich (Leste de Londres) têm muito a aprender com a Exposição Mundial de Lisboa.

Os organizadores do «Millenium Dome», afirma o jornal, deviam visitar urgentemente a Expo’98, pois a exposição mundial de Lisboa criou a atmosfera que o Governo britânico quer para o «Dome».

O «Millenium Dome», uma cúpula de oito hectares de área, sem qualquer coluna ou suporte interior, custará cerca de 233 milhões de contos.

Peter Mendelsohn, ministro sem pasta do Executivo de Tony Blair, está incumbido deste projecto que visa deste modo comemorar a entrada no III milénio.

Marcus Binney, jornalista do «Times» que visitou a Expo’98, afirma que sobressaem três coisas: a beleza dos artefactos e obras de arte, o valor do excelente filme encomendado especialmente em três dimensões e o vigor e energia dos elencos das representações por artistas e grupos.

Binney salienta a existência de «edifícios muito impressionantes», nomeadamente a Estação Ferroviária do Oriente, que se assemelha a uma catedral sem paredes, com os seus arcos ogivais e abóbadas de vidro.

Também o Pavilhão de Portugal é notabilizado pelo articulista inglês, que nomeia a sua pala. O artigo elogia ainda o Pavilhão turco com a barcaça do Sultão Abdul Aziz, tal como uma gigante gôndola com remos embutidos em marfim e cujos ornamentos são em ouro sólido.

O «Times» critica, todavia, o Pavilhão Britânico pela falta de gosto, nomeadamente uma instalação «ridícula» que mostra as ilhas britânicas cobertas por chapéus de chuva que se abrem e fecham, acompanhado por um filme que tenta mostrar o Reino Unido como «o país mais moderno do mundo».

«Como podem, mecenas sérios como o Barclays Bank, Johnnie Walker, British Petroleum, Rover e a Uniliver financiar coisas tão triviais, incluindo a apresentação de um estudo da Antárctica Britânica de maneira tão breve que é mesmo insultuosa?», questiona o jornal.

O «Times» salienta ainda a «soberba exposição» de arte religiosa no Pavilhão da Santa Sé, que celebrou o seu dia na passada segunda-feira, dia 29 de Junho.

O diário inglês salienta ainda o facto das peças desta mostra serem, na sua maioria, de igrejas portuguesas.

As igrejas britânicas que pensam como deviam usar a área espiritual do «Millennium Dome» deviam visitar a Expo’98, sugere ainda o jornal, que salienta a grande popularidade do Pavilhão de Macau, que a Disney se ofereceu a comprar e reedificar na Florida.

«O Pavilhão dos Oceanos é uma nova versão dos castelos rodeados por fossos ou valas e com torres de vidro nos cantos», afirma o jornal, referindo de seguida o «brilhante toque» que representam os «vulcões-fonte», cones de onde saem erupções de água.

«A Expo’98 é muito mais do que uma feira», frisa o jornal, «pois tem a atmosfera de um festival que o Governo britânico procura dar ao "Millenium Dome"».