CULTURAS E DESPORTOS

 

SUGESTÃO

 

FESTIVAL DAS QUATRO CIDADES

A partir de hoje e até ao dia 31 deste mês, as cidades da Marinha Grande, Montemor-o-Novo, Fundão e Vila Real de Santo António vão reforçar os seus laços culturais ao acolherem as iniciativas programadas para a terceira edição do Festival das Quatro Cidades.

O Festival assume-se como um programa de valorização dos espaços históricos e naturais como componentes cenográficos da acção cultural e como um projecto de formação de públicos que considera o direito do cidadão a um conhecimento multifacetado de novas expressões artísticas, sem deixar de nele incluir formas genuínas de tradição.

Assim, o Festival das Quatro Cidades pretende ser um espaço aberto e plural, capaz de associar a reflexão, a estética e o divertimento.

A edição de 1998 do Festival integra na sua programação actividades culturais ligadas ao cinema, à música, ao teatro, à dança, e conta, entre outras, com a participação de Olga Prats.

O ciclo de cinema é composto por oito películas, destacando-se «Elas», de Inês Galvão Teles; «Tentação», de João César Monteiro; «O Testamento do Senhor Nepomuceno» de Francisco Manso; «Sapatos Pretos» da Atalanta Filmes; «Porto Santo», de Vicente Jorge Silva; «Inês de Portugal», de José Carlos de Oliveira; «Ossos», de Pedro Costa e «Party» de Manoel de Oliveira.

O fado e o folclore de Cabo Verde estarão também presentes ao longo deste mês de troca cultural a quatro cidades. Participe!

 

Espectáculo

«CARMEN»
de Bizet
Operama de Giuseppe Raffa
com participação de Dulce Pontes
2 e 3 de Julho - 22 horas
Praça de Touros do Campo Pequeno

 

 

Que se passa

 

ANIMAÇÃO EM ALBUFEIRA

O Programa de Animação de Rua, organizado pela autarquia local, começa amanhã, às 21 e 30, no Auditório Municipal, com a apresentação do espectáculo «Danças Clássicas e Contemporâneas» a cargo da Associação Cultural Dançar.

A animação de rua prolongar-se-á até o fim do mês. Assim, no sábado, conte com a boa disposição musical da Orquestra Ligeira da Câmara Municipal de Ponte de Sor e, para finalizar a semana, no dia 7, deixe-se contagiar pelos ritmos quentes do Caribe com o Grupo de Dança Brasileira.

As actuações no Largo Engenheiro Duarte Pacheco realizam-se às terças, sextas e sábados, pelas 22 horas.

 

HOMENAGEM NA AMADORA

Até ao dia 5 poderá visitar, na Galeria Municipal, a exposição de pintura em homenagem a Costa Camelo, hoje e amanhã, das 10 horas às 12 e 30 ou das 14 às 18 horas. No fim-de-semana o horário de funcionamento da Galeria vai das 15 às 18 horas.

 

JAZZ EM CASCAIS

Hoje, a partir das 22 horas, caberá ao quarteto de Dianne Reeves abrir a XVII edição do Festival Estoril Jazz / «Jazz num Dia de Verão», no Auditório do Parque Palmela.

 

HITCHCOCK EM COIMBRA

O ciclo de cinema «Alfred Hitchcock – O Filme como Sintoma» encerra esta semana com a exibição de mais uma obra-prima do mestre do suspense. Trata-se de «Psycho», que poderá ver, no Teatro Académico de Gil Vicente, nos dia 4 e 7, nas sessões das 15 horas, das 18 e das 21 e 45; ou quarta-feira, dia 8, às 15 horas e às 21 e 45.

 

CONCERTO EM ESPINHO

O agrupamento musical português com mais projecção internacional, os Madredeus, actuarão ao vivo, amanhã, no Casino de Espinho.

 

LIVROS EM FARO

Decorre, até ao dia 12, a XXII edição da Feira do Livro de Faro, tendo, pela segunda vez, como palco o passeio da doca da cidade, um espaço fronteiro ao Jardim Manuel Bívar, antigo local do evento.

Este ano, a mostra de livros algarvia conta com novos pavilhões, mais funcionais e modernos.

 

FUTURO EM LISBOA

O Festival Mergulho no Futuro já está em marcha. Assim, hoje e amanhã, às 22 horas, o Grande Auditório do Centro Cultural de Belém (CCB) será palco para o espectáculo «Alain Platel – Les Ballets C. de la B.»

Trata-se de uma experiência artística em que a música de Bach é tocada ao vivo por um Ensemble de música barroca, ponto de partida para a criação de imagens de um teatro dançado.

Amanhã e no sábado, também às 22 horas, Paulo Ribeiro apresentará a sua nova coreografia «Memórias de pedra – Tempo Caído», explorando raízes ancestrais que configuram a alma do povo português.

Já na próxima semana, mais especificamente, na terça, dia 7, na quarta, dia 8, e na quinta-feira, dia 9, ainda às 22 horas, haverá um momento multimédia nos Armazéns Abel Pereira da Fonseca.

«Granular Synthesis» é uma obra assinada por austríacos que causa vertigem audiovisual e que, segundo a imprensa europeia, marca o nascimento do novo cinema.

Já fora do âmbito do festival actuará, amanhã, no Coliseu dos Recreios, a Banda EVA e, para os amantes da música pop e gospel-soul chegou a oportunidade de ver e ouvir, no sábado, em Alvalade, o espectáculo ao vivo de Whitney Houston.

 

MÚSICA NA MARINHA GRANDE

Integrado na programação do festival «Música em Leiria», promovido pelo Orfeão de Leiria, decorrerá, no Auditório do Sport Operário Marinhense, pelas 21 e 45 de amanhã, um recital para instrumentos de corda em que serão executantes os solistas da Orquestra Gulbenkian, Aníbal Lima (violino), Cecília Branco (violino), Alexandra Medes (viola) e Maria José Falcão (violoncelo).

Do programa deste espectáculo musical – apoiado pela Câmara Municipal da Marinha Grande – constam interpretações de peças de José Vianna da Motta, Wolfgang Amadeus Mozart e Franz Schubert.

 

DESPORTO EM PORTIMÃO

O III Encontro Desportivo Algarve/Andaluzia realiza-se, no dia 4, no Auditório da Biblioteca Municipal, das 10 às 18 horas.

Em foco estarão os temas «O Desporto Contra a Droga» e «Desporto e Turismo».

As competições desportivas integradas no Encontro decorrerão um dia depois, a partir das 9 horas.

As provas de atletismo serão disputadas na Av. Miguel Bombarda. O Pavilhão Gimnodesportivo Municipal acolherá jogos de andebol, enquanto o badminton e o basquetbol serão as modalidades desportivas a apreciar, respectivamente, no Pavilhão Che (Lagoense – Parchal) e no Pavilhão da Escola Manuel Teixeira Gomes.

Também no domingo, a Av. Miguel Bombarda será palco para um corrida de patins, enquanto o Estádio do Portimonense será cenário para uma partida de futebol.

Por fim, e para os amantes dos desportos náuticos, haverá natação na Piscina Municipal e pesca desportiva no Molhe de Portimão.

 

AZULEJOS NO PORTO

Hoje, às 21 e 30, Célia Fontes e José Maria Parra interpretam peças de Bellini, Granados, Schubert e De Falla.

Encontra-se patente ao público, na Escola do Bairro do Lagarteiro (Escola nº 24), uma exposição de azulejos desenhados por crianças.

A sétima edição do programa «Jazz no Parque», da responsabilidade do músico José Nogueira, decorrerá como vem sendo habitual, no Ténis do Parque de Serralves.

A abrir esta edição, no sábado, dia 4, às 18 e 30, será apresentado o agrupamento Chano Domínguez Trio.

 

CAVALOS EM SINTRA

Até ao dia 12 realiza-se, na Alameda dos Combatentes da Grande Guerra – Jardim da Correnteza, a VI Feira do Livro de Sintra, que pode ser visitada de domingo a quinta-feira, das 17 às 23 horas e às sextas-feiras e sábados, das 17 às 24 horas.

A iniciativa, que pretende não só promover a leitura junto da população através de um contacto mais directo com as obras e com os respectivos autores, mas também aproximar os munícipes das mais diversas actividades culturais, está a ser acompanhada de um vasto programa de animação.

Durante o mês de Julho, o Palácio Nacional de Queluz servirá de palco para um espectáculo semanal – às quartas-feiras – da Escola Portuguesa de Arte Equestre. Para obter mais informações telefone para o número 435 89 15.

 

 

POEMA DA SEMANA
Selecção de Carlos Carranca

 

Os que não sabem sorrir,

Os que não sabem cantar,

Não sabem para onde ir

Porque não sabem voltar…

 

Os que aparecem sem esperança,

Os que acreditam sem crer,

Os que acreditam na morte

Sem saber que vão morrer.

 

Todos os que (que são tantos)

Vivem sem morte e sem rumo,

Fantasmas cheios de espanto,

Fumo, fumo, apenas fumo…

 

Os que odeiam e se amam,

Se afastam mas dão as mãos,

Os que calados me chamam

São esses os meus irmãos.

 

Domingos Monteiro