AUTARQUIAS

 

Resolução da Junta Metropolitana de Lisboa

CRIAÇÃO DA REGIÃO DE LISBOA E SETÚBAL

A Junta Metropolitana de Lisboa aprovou no dia 29, por unanimidade, uma resolução elegendo como objectivo central e imediato da sua actividade «a promoção de iniciativas tendentes à criação em concreto da Região Metropolitana de Lisboa e Península de Setúbal, através do seu envolvimento num profundo processo de debate e esclarecimento dos cidadãos».

Na resolução, proposta pela Câmara Municipal de Lisboa, é invocado um «défice democrático» na administração regional que estaria a dificultar a resolução de problemas concretos da Área Metropolitana de Lisboa.

Segundo o texto aprovado, correm aqui «múltiplas e, por vezes, descoordenadas intervenções de um grande número de organismos desconcentrados de ministérios, institutos e empresas públicas».

Para a Junta Metropolitana de Lisboa, esta situação não permite «um desenvolvimento regional socioeconómico harmonioso».

Na resolução refere-se que «a forma como decorreu a recente realização de grandes e importantes obras que podem trazer uma visibilidade nova e qualitativamente superior para o núcleo central da região, é bem demonstrativo daquilo que afirmamos».

Para a Junta Metropolitana de Lisboa, «com o mesmo dinheiro ou, muito provavelmente, com menos, ter-se-iam feito as mesmas obras respeitando os prazos, mas não dando tantos incómodos para as populações, se as dezenas de entidades actuantes tivessem efectivamente sido dirigidas a partir de um único órgão regional democrático».

(JCCB)

 

ABRANTES
GEMINAÇÃO COM S. NICOLAU

Depois do estabelecimento de laços com a cidade francesa de Parthenay, a Câmara Municipal de Abrantes prepara-se para assinar um protocolo de geminação com o município cabo-verdiano de S. Nicolau.

Assim, desde o passado dia 30 está em Abrantes uma delegação do município de S. Nicolau, liderada pelo seu presidente Benvindo Oliveira.

O protocolo de geminação será assinado no dia 7, pelas 18 horas, na Câmara Municipal de Abrantes.

 

ALBUFEIRA
FESTA DA MÚSICA

No passado dia 21 Albufeira teve ao longo do dia animação musical para todos os gostos em dois palcos situados em diferentes pontos da cidade.

Tratou-se da Festa da Música, uma iniciativa conjunta da Câmara de Albufeira e da Delegação Regional do Algarve do Ministério da Cultura.

Assim, nos dois palcos os habitantes de Albufeira e os numerosos visitantes que por esta altura visitam aquela cidade puderam apreciar um vasto programa que incluiu os mais diversos géneros, desde a música filarmónica ao rock, passando pela etnográfica.

 

AMADORA
BIBLIOTECA PITEIRA SANTOS

A Câmara da Amadora, presidida pelo socialista Joaquim Raposo, vai construir a biblioteca municipal Piteira Santos, num terreno junto à Casa Aprígio Gomes, próximo da Academia Militar na Amadora.

Trata-se de uma forma de homenagear o historiador e resistente antifascista, que em vida esteve fortemente ligado ao crescimento da cidade.

O objectivo da autarquia é construir uma infra-estrutura com algumas condições elementares, tanto para os utentes como para os funcionários.

 

CASCAIS
VISITAS GUIADAS

A Câmara Municipal de Cascais está a organizar um conjunto de visitas guiadas ao património do concelho.

A última realizou-se no passado dia 28 e foi subordinada ao tema «Santo António em Cascais».

As visitas, gratuitas, são abertas à população e realizam-se num autocarro da autarquia.

Têm periodicidade mensal, com interrupção no mês de Agosto.

 

COIMBRA
HOMENAGEM A LUIZ GOES

Luís Goes, um dos maiores intérpretes de sempre do fado de Coimbra, vai ser alvo no sábado, dia 4, de uma justa homenagem promovida pela Câmara Municipal de Coimbra.

No decorrer da homenagem, Luís Goes receberá das mãos do presidente da edilidade, Manuel Machado, a medalha de ouro da cidade de Coimbra.

O elogio de Luís Goes estará a cargo de Carlos Carranca.

 

FAFE
NOVO HORÁRIO DA PISCINA

A piscina municipal de Fafe vai ter um horário especial de Verão, durante os meses de Julho e Agosto.

Além do novo horário, está prevista a abertura daquela infra-estrutura ao domingo, encerrando à segunda-feira.

Assim, desde ontem, dia 1, e até ao final de Agosto, a piscina municipal abrirá diariamente ao público, de terça a domingo, em quatro turnos de duas horas. De manhã, das 8 às 10 horas e das 11 às 13 horas. De tarde, das 15 às 17 horas e das 18 às 20 horas.

O preço de entrada individual por turno continua a ser de 300 escudos.

 

FARO
FEIRA DO LIVRO

A já tradicional e indispensável Feira do Livro continua a animar as noites farenses.

Instalada no Passeio da Doca, a Feira do Livro de Faro, que encerra no dia 12 de Julho, dispõe de 30 stands representando prestigiadas editoras e livreiros, onde se poderão encontrar - a preços muito convidativos - as melhores obras literárias.

De salientar ainda que algumas entidades, como a Câmara Municipal de Faro, a UNICEF e a Amnistia Internacional, estão presentes com pavilhão próprio.

 

MIRANDA DO CORVO
TÉCNICAS DE LEITURA ENCENADA

No quadro da política que tem vindo a implementar de privilegiar as actividades culturais no concelho, e, sobretudo, na sua biblioteca municipal, a Câmara de Miranda do Corvo, presidida pelo socialista Jorge Cosme, promoveu recentemente duas iniciativas inovadoras.

Assim, a primeira iniciativa, «Técnicas de leitura encenada», uma acção de formação destinada a professores do concelho, ministrada por Paulo Lages, actor formado pelo Conservatório Nacional, decorreu no dia 15, na biblioteca municipal.

 

Em Torno do Sol

A segunda iniciativa, ainda na biblioteca municipal, realizada no dia 19, foi uma palestra subordinada ao tema «Em Torno Do Sol», proferida por João Manuel Fernandes, astrónomo do Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra.

A palestra incluiu projecções de diapositivos e observações astronómicas com auxílio de telescópios.

 

OVAR
CONSELHO LOCAL DE EDUCAÇÃO

O Executivo da Câmara Municipal de Ovar, reunido no dia 18, aprovou uma proposta de criação do Conselho Local de Educação do Município.

Trata-se de um importante órgão que tem como objectivo fundamental o envolvimento nas complexas tarefas da educação dos seus principais agentes e actores como cooperantes do poder local.

 

«Falar Inglês... a brincar»

A autarquia aprovou ainda um inovador e importante projecto de ensino da língua inglesa para alunos do 1º ciclo do ensino básico.

Trata-se do projecto «Falar Inglês... a brincar», que a DREC embora aprovando a iniciativa, não o comparticipou financeiramente.

 

PORTO
INAUGURADA A BIBLIOTECA ESCOLAR

Na passada terça-feira, 30 de Junho, a vereadora da Habitação da Câmara do Porto e o presidente da Fundação para o Desenvolvimento do Vale Campanhã visitaram a Escola do Bairro do Lagarteiro, onde inauguraram uma exposição de azulejos desenhados pelas crianças e uma biblioteca denominada «Lagarto Sabichão» que passa a funcionar neste estabelecimento de ensino.

 

SINTRA
EDUCAÇÃO AMBIENTAL

«Entra na Onda da Reciclagem» e «O Espanta Mau Ambiente» são os nomes dos dois concursos inter-escolas realizados pela Câmara Municipal de Sintra, destinados a promover comportamentos pró-ambientais relacionados com a reciclagem e a reutilização de resíduos sólidos urbanos.

Assim, no dia 25, decorreu a atribuição de prémios às escolas participantes, no Palácio Valenças, em Sintra, local onde também se encontram expostos os trabalhos realizados pelas escolas do 1º ciclo do ensino básico e da educação pré-escolar envolvidas.

Estes concursos, que contaram com o apoio da SUMA - Serviços Urbanos e Meio Ambiente, inserem-se no âmbito do projecto de educação ambiental da autarquia e tiveram como principal objectivo gerir a introdução de rotinas pró-ambientais no seio dos estabelecimentos de ensino, mas também ao nível da comunidade alargada (família, comerciantes, feirantes, empresas).

 

As crianças e a floresta

O Serviço Municipal de Protecção Civil de Sintra realizou no dia 18, na Peninha, uma acção de sensibilização para crianças sobre a problemática dos fogos florestais.

As actividades, em que vão participar cerca de 200 crianças de escolas primárias do concelho, tiveram início de manhã, com a acção de sensibilização para a problemática dos fogos florestais e informação sobre a actividade temática das instituições que compõem a Comissão Especializada em Fogos Florestais.