A SEMANA

 

MANUEL ALEGRE TEVE ALTA

O deputado e vice-presidente da Assembleia da República, Manuel Alegre esteve internado até ontem no Serviço Intensivo da UTIC do Hospital de Santa Maria, em Lisboa devido a uma indisposição sofrida no passado sábado.

Durante o seu internamento o poeta, Manuel Alegre, teve visitas de António Guterres, Mário Soares, Maria de Jesus Barroso e do Comandante Gomes Mota entre vários amigos. Devido aos seus problemas de saúde cardiovasculares os cardiologistas que acompanham habitualmente Manuel Alegre decidiram fazer-lhe novos exames clínicos ao coração.

Encontrando-se já em casa em repouso, Manuel Alegre, reinicia na próxima semana as suas actividades normais.

 

SEGURANÇA É GRANDE APOSTA DO GOVERNO

O primeiro-ministro considerou ontem, em Portalegre, a segurança como «uma das grandes apostas do Governo» e recordou que na actual legislatura a GNR e a PSP foram reforçadas com mais de 5.800 novos elementos.

Na cerimónia de compromisso de honra do curso de formação de praças da GNR, realizada nas instalações do Agrupamento de Instrução, em Portalegre, António Guterres recordou que as forças de segurança passam a contar com mais 662 novos guardas (300 dos quais serão colocados no interior).

«Trata-se de um esforço sem paralelo no combate ao crime», explicou Guterres. De acordo com o primeiro-ministro, estão em construção, ou em fase de concurso, 90 novas instalações para a GNR e PSP, forças que, em conjunto, vão reforçar o patrulhamento das praias com mais dois mil agentes.

 

IVA: ISENÇÃO PARA VOLUME DE NEGÓCIOS ATÉ 2.000 CONTOS SEM ALTERAÇÃO

O Governo vai deixar sem alteração a isenção do IVA para contribuintes cujo volume de negócios não ultrapasse os 2.000 contos, refere um esclarecimento do Ministério das Finanças ontem divulgada.

Este esclarecimento surge na sequência da manchete do Diário de Notícias de ontem, segundo a qual o Ministério das Finanças pretende acabar com esta isenção - que abrange cerca de 500 mil contribuintes - tendo inscrito esta directiva no Orçamento de Estado (OE) para 1999.

«É falso que a isenção do artigo 53 do código do IVA vá acabar», refere o ministério, acrescentando que «não existe, nem se encontra prevista, qualquer decisão do Governo sobre esta matéria».

Segundo o esclarecimento do Ministério das Finanças, «existem apenas meros trabalhos técnicos tendentes a melhorar as acções de fiscalização a esse tipo de contribuintes, como forma de combate ao mercado paralelo e de evitar distorções de concorrência».

Acrescenta que «apenas se encontra prevista no Orçamento de Estado para 1998 a obrigação de o Governo apresentar um relatório sobre o assunto à Assembleia da República do n.7 do artigo 34 da Lei OE/98».

 

MARIANO GAGO APRESENTA PROGRAMA «GEOLOGIA NO VERÃO»

O ministro da Ciência e Tecnologia, Mariano Gago, apresentou ontem, na cerimónia de comemoração dos 150 anos da 1ª Comissão Geológica, em Lisboa, o programa de divulgação «Geologia no Verão» destinado ao público em geral.

«Passeios geológicos» (visitas guiadas por geólogos a formações geológicas que contribuem para a compreensão dos processos geológicos, como grutas e afloramentos rochosos) e a sensibilização para a importância social e económica da exploração dos recursos minerais (caso das minas) constam do programa.

Nesta iniciativa está envolvido o Instituto Geológico e Mineiro (IGM), herdeiro da Comissão Geológica. Participam, igualmente, o Ministério da Ciência e da Tecnologia (MCT) e os Departamentos de Geologia das Universidades do Minho, Porto, Trás-os-Montes e Alto Douro, Aveiro, Coimbra, Lisboa, Nova de Lisboa, Évora e Algarve, assim como o Museu Nacional de História Natural.

Estas instituições organizarão visitas guiadas a pontos de interesse nas áreas onde desenvolvem a sua investigação científica no domínio das geociências. Algumas empresas mineiras associaram-se também ao programa, permitindo visitas organizadas às suas minas.

Na Costa Vicentina (Sudoeste Algarvio) haverá outra acção, coordenada pelo Laboratório de Investigação de Rochas Industriais e Ornamentais da Universidade de Évora, destinada à observação da deformação das rochas nas praias de arriba e as marcas dos sedimentos marinhos.

Um laboratório móvel estará equipado com uma exposição interactiva que possibilitará ao público fazer experiências sobre o dobramento e fracturação de materiais analógicos (areia de praia, gesso e silicone) capazes de simularem a deformação das rochas.