CULTURAS E DESPORTOS




SUGESTÃO


SEMANA DA JUVENTUDE

A cultura ibérica está em frenesi na capital do Guadiana. O Festival «Movimentos Culturais à Beira do Guadiana» dedica a sua segunda semana à juventude, começando com uma noite de poesia, a animar, hoje, pela poetisa Fátima Murta.

Amanhã realiza-se um espectáculo com o grupo Soul of Science e no dia 23 exibir-se-ão os Nus Três Pauzinhos, um agrupamento musical formado por jovens de Vila Real de Santo António.

O desporto também estará presente no fim-de-semana, com as provas do já tradicional Grande Prémio de Vila Real de Santo António, a contar para o Campeonato Nacional de Velocidade em Motonáutica.

Ainda no dia 24, referência para uma prova de escalada de parede, na Praça Marquês de Pombal.

No domingo à noite será indispensável assistir ao «show» dos Vide Versus, enquanto no dia 27 será a vez de inaugurar uma mostra dos trabalhos que participaram no concurso «O rio que nos une».

De hoje a oito dias realizar-se-á uma conferência sobre o tema genérico «Cidades fronteiriças e desenvolvimento local», em que irão participar diversos especialistas em estratégia de planeamento urbano.

Para finalizar a Semana da Juventude, na quinta-feira, dia 28, está previsto um espectáculo folclórico com a participação do Grupo Etnográfico Santo António de Arenilha e da Tuna da Associação Cultural de Vila Real de Santo António.




22 DE MAIO - EXPO'98
Inauguração da última Exposição Mundial do milénio
Vá ver de perto como são os oceanos na
EXPO'98



PINTURAS SOBRE PORCELANA
Exposição de Lourdes Abraços
Inauguração: 25 de Maio - 19 horas
Teatro Maria Matos




QUE SE PASSA


CINEMA EM ALBUFEIRA

Amanhã, às 21 e 30, o Grupo Cénico Quatro Ventos apresentará o seu novo trabalho no Auditório Municipal, Trata-se de «RTX», de António Gedeão. O espectáculo estará em cena, igualmente, nos dias 23, 30 e 31.

Entre o dia 25 e o dia 29, o Auditório Municipal vai acolher o 26º Festival Internacional de Cinema do Algarve.

Para além dos filmes a concurso, serão exibidas duas fitas destinadas às crianças. Trata-se de «Anastásia» (dia 25, às 15 horas) e de «Bean, um autêntico desastre» (dia 27, às 15 horas).

No âmbito do concurso, vão ser exibidas 42 curtas-metragens originárias de diversos países, com sessões diárias a partir das 21 e 30.




FALATÓRIO EM CASCAIS

Amanhã, às 21 e 30 não perca mais uma «Conversas de Cascais» com António Manuel Espanha, no Museu Condes de Castro Guimarães.

Até ao dia 29, o Posto de Turismo acolherá a exposição de aguarelas de João Sousa Marques.

A mostra poderá ser visitada de segunda a sábado, das 9 às 19 horas, ou nos domingos e feriados, das 10 às 18 horas




LIVROS EM COIMBRA

Hoje, às 18 horas será lançado o livro «Pela Voz de Calipso», de Leocádia Regalo, na Casa Municipal da Cultura.

Amanhã, no mesmo local e à mesma hora, Regina Anacleto falará sobre «Surrealismo em Portugal», no âmbito da iniciativa intitulada «Curso Livre de História da Arte».

Até ao dia 26, poderá visitar, no Edifício Chiado, a exposição «Fado de Coimbra: Memória Fonográfica - Anos 50». Este evento insere-se no programa de homenagem a Luís Goes.

A partir do sábado, dia 23, e até ao dia 6 de Junho, o Parque Manuel Braga será palco da 15º edição da Feira do Livro de Coimbra. Trata-se de um certame onde participarão vários editores e livreiros, num total superior a 30 pavilhões.

Por fim, na quarta-feira, dia 27, não perca a oportunidade de participar na conferência da Casa Municipal da Cultura, que decorrerá a partir das 21 e 45, sob o tema «A Casa Portuguesa - Tradições».




TEATRO EM GUIMARÃES

«Será que vai nevar no Natal?» é o título do filme de Sandrine Veysset que poderá ver, hoje, às 21 e 30, no Auditório da Universidade do Minho.

A partir de amanhã e até ao dia 29, às 15 e 30, ou às 21 e 30, veja e escute «Gritos», no Cinema São Mamede.

Mas se o terror não é o género cinematográfico que mais lhe agrada, então poderá optar por um épico realizado por Randall Wallace. Trata-se de «O homem da máscara de ferro», em exibição no Auditório da Universidade do Minho, na terça-feira, dia 26, às 21 e 30.

O Paço dos Duques de Bragança será palco, este sábado, a partir das 16 e 30, de um concerto a cargo do Grupo de Sopros da Academia de Música Valentim Moreira de Sá.

A peça «A princesa dos olhos d'água» será representada, no Ginásio do Lar de Santa Estefânia, às 10 e 30 e às 14 e 30 da terça-feira, dia 26, pelo Teatro Art'Imagem.




RECITAIS EM LISBOA

São duas as fitas que debutam esta amanhã nas salas de cinema lisboetas. Trata-se de «Noivo de Aluguer», de Glenn Gordon Caron, e de «Escândalos do Candidato», de Mike Nichols.

No domingo a Sé Patriarcal será palco para as interpretações de João Pedro Oliveira. O organista recriará, a partir das 16 e 30, obras de Marcel Dupré, as suas próprias e as composições de Maurice Duruflé.

Dois dias depois, pelas 19 horas, serão ouvidos os clássicos de Penderecki e Bach no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, com a actuação do violoncelista Ivan Monighetti.




DESPORTO EM ÓBIDOS

Óbidos vai acolher, durante o fim-de-semana, a terceira prova do circuito nacional do troféu MTB'98 para bicicletas de todo-o-terreno, na disciplina de cross-country (prova em circuito).




TECELAGENS EM PORTIMÃO

A Câmara Municipal promove, hoje, amanhã e no domingo, dia 24, a representação da peça «Peregrinar», apresentada pelo Grupo de Expressão Dramática da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes.

O espectáculo decorrerá na Antiga Lota, às 21 e 30.

Maria José Ventura expõe, até ao dia 31, no Antigo Mercado Municipal, os seus mais recentes trabalhos em pintura e tecelagens. A mostra poderá ser visitada entre as 11 e as 13 horas ou das 15 às 20 horas, de segunda-feira a sábado.




CICLO NO PORTO

No sábado, às 18 e 30 não deixe de ir à Fundação de Serralves para apreciar o «Ciclo Ligeti 2», que contará com as actuações de um trio de violino, trompa e piano, numa recriação memorável das obras de Beethoven, de Arvo Pärt e de György Ligeti.

O Ballet Gulbenkian actuará, no Teatro Rivoli, às 21 e 30 de quarta-feira, dia 27.




COLECTIVA DE PINTURA EM SINTRA

O ciclo de colóquios que enriquecem o IX Festival de Teatro Amador prosseguem este sábado, às 18 horas, no Salão da Igreja de Santa Maria de Agualva.

As peças «A Estrada do Pregador», pelo grupo Mem Martins SC; «Leandro, Rei da Helíria», pelo Antígona; e «A Situação Definitiva», a cargo do grupo Acto, estarão no centro do debate.

A partir do dia 23 estará patente ao público uma exposição colectiva de pintura de Maria dos Anjos Pereira, Lúcia Ribeiro e Irene Dias, no átrio do Centro Comercial do Mercado Municipal de Rio de Mouro.

Esta mostra pode ser visitada todos os dias, até 14 de Junho, das 10 às 22 horas.




FESTIVAL EM VILA DO CONDE

A partir da segunda feira, dia 25 e até ao fim do mês, o Auditório Municipal ficará reservado para palco do II Festival de Teatro e Dança de Vila do Conde.




MÚSICA EM VILA FRANCA DE XIRA

O Quarteto de Cordas Rossini actuará, no domingo, dia 24, às 18 horas, na Igreja das Cachoeiras.




EXPOSIÇÕES EM VILA NOVA DE CERVEIRA

Pinturas a óleo e aguarelas estarão em exibição na Casa do Turismo a partir deste sábado, dia 23.





POEMA DA SEMANA
Selecção de Carlos Carranca



«Se os caminhos se quebrarem...»

Se os caminhos se quebrarem

saberei roubar as pedras!

Se o longo lago secar

saberei esconder as lágrimas

entre as margens reveladas!

Se as margens se limitarem

serão os meus limites

e pela noite mais negra

leves trotes de cavalo

trarão noites infinitas.

Ó alma sem escuridão,

ó iluminada de breves

relâmpagos destruindo,

guarda o fogo guarda o fogo

consumindo os dias leves!

Ó dias passai velozes,

vosso destino é quebrar,

que eu sou o calmo vampiro

que das coisas destroçadas

devora o que sobejar.




«Água-Memória»

Maria Alberta Menéres