CIÊNCIA & TECNOLOGIA 




Financiamento

PROJECTOS DE INVESTIGAÇÃO - TODA A CIÊNCIA EM CONCURSO

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia - organismo do Ministério da Ciência e da Tecnologia responsável pela promoção, financiamento, acompanhamento e avaliação de instituições, programas e projectos de ciência e tecnologia e qualificação de recursos humanos - abriu desde ontem e até 15 de Julho um concurso público para financiamento de projectos de investigação em todos os domínios científicos.

Os projectos a financiar terão a duração máxima de dois anos e o processo de avaliação deverá estar concluído em Dezembro deste ano.

Além dos critérios de avaliação e selecção habituais neste tipo de concursos, passam a ser ainda tidos em consideração os resultados dos projectos realizados anteriormente pelos elementos da equipa de investigação; a disponibilidade da equipa e a não sobreposição de objectivos face a outros projectos em curso em que participem elementos da equipa de investigação; a contenção orçamental relativamente à actividade proposta e a outros financiamentos disponíveis; e o estímulo à actividade científica de jovens investigadores.

Encontram-se ainda abertos, junto da Agência de Inovação, concursos para co-financiamento de projectos de investigação tecnológica aplicada.

Estes projectos deverão incluir, nas respectivas candidaturas, as empresa utilizadoras finais das aplicações tecnológicas propostas.




Alentejo

ESTREMOZ - CENTRO CIÊNCIA VIVA

Estremoz vai ter um «Centro Ciência Viva». A cerimónia de assinatura do protocolo que cria este centro interactivo de ciência decorreu no passado dia 11, com a presença do ministro da Ciência e da Tecnologia, Mariano Gago.

O «Centro Ciência Viva», que ficará instalado no Convento das Maltesas e terá como temática o percurso da formação do planeta Terra até à utilização do mármore pelo Homem, é o resultado de uma colaboração estreita entre o Ministério da Ciência e da Tecnologia, a Universidade de Évora e a autarquia local.

No mesmo dia, à tarde, Mariano Gago esteve presente na assinatura do protocolo de constituição do Observatório de Água.



Observatório da Água

Trata-se de uma iniciativa conjunta dos ministérios da Ciência e da Tecnologia, do Ambiente e da Agricultura, da Universidade de Évora e da CCR do Alentejo.

O Observatório da Água tem como fundamento a importância da água como recurso estratégico para o desenvolvimento social e económico da Região Mediterrânea Transfronteiriça.

Pretende-se constituir um fórum de estudo, discussão e educação, no domínio da água e do ambiente, que congregue instituições, cientistas, técnicos e todos os interessados nesta matéria.