ADMINISTRAÇÃO INTERNA




Aniversário da GNR

A GRANDE APOSTA

«Colocar no patrulhamento das ruas, diariamente, muitos mais homens e mulheres.» Foi este o objectivo anunciado pelo ministro da Administração Interna, Jorge Coelho, para o reordenamento de cerca de 24 mil efectivos da Guarda Nacional Republicana.

Jorge Coelho, que participava na cerimónia que assinalou mais um aniversário da GNR, em frente ao Mosteiro dos Jerónimos, não deixou passar a oportunidade para garantir a intenção do Executivo de «modernizar a estrutura da Guarda e adaptá-la aos novos tempos».

Neste sentido, o Ministério da Administração Interna prevê a criação de um novo regulamento que zele não apenas pela disciplina militar, mas também pelos direitos de cada um dos profissionais da GNR.

Foi também por ocasião das comemorações do 87º aniversário da Guarda que Jorge Coelho reafirmou que «1998 é um ano de grande aposta» no sentido de «reordenar os dispositivos, reorientar os efectivos, continuar a renovar os meios humanos e instalações e finalizar a informatização da GNR».

Jorge Coelho aproveitou igualmente a ocasião para agradecer em nome do Governo o trabalho desempenhado pelo comandante-geral da GNR, general Henrique Godinho, que na véspera proferira o seu último discurso à frente dos destinos da Guarda, sendo substituído nas referidas funções pelo general José Manuel Silva Viegas.

No final do encontro com a GNR, o ministro da Administração Interna apelou aos guardas nacionais republicanos no sentido de zelarem para que «o respeito pelos direitos, liberdades e garantias seja cada vez mais uma realidade» no desempenho das suas funções.