CULTURAS E DESPORTOS




SUGESTÃO

A PRIMAVERA DO LIVRO

Já se vêem as 171 «barraquinhas» amarelas no Parque Eduardo VII. Os turistas menos informados pensarão que se trata de mais um evento constitutivo da Exposição Mundial de Lisboa. Na verdade, trata-se da Feira do Livro que, hoje mesmo, abre as suas portas ao público amante da leitura com mais dez postos de exposição e venda relativamente ao ano passado.

Subordinada ao tema «Lisboa - Caleidoscópio de Culturas», a presente edição da Feira do Livro, um certame que anualmente ajuda a colorir a Primavera com as tonalidades do saber, contará com a presença de novas editoras.

Assim, até ao dia 17 de Maio não perca a oportunidade de percorre os 171 «stands» da Feira e descobrir o que de novo há no mundo da leitura.

Os horários de abertura ao público são os habituais: de segunda a sexta-feira abre às 16 horas e aos sábados, domingos e feriados às 15, encerrando às 23 horas de domingo a quinta-feira e às 24 horas nos restantes dias.

(MJR)





QUE SE PASSA



ARQUEOLOGIA EM ABRANTES

Os amantes da História têm razões para satisfação, é que na Galeria de Arte Municipal, a exposição de Arqueologia, integrada por objectos arqueológicos oriundos, quase na sua totalidade, do concelho ficará patente ao público até ao dia 26, fazendo com que os visitantes se envolvam numa viagem através dos tempos, desde o Paleolítico, passando pelo Neolítico, Catolítico, Idades do Bronze e Ferro, Período Romano, Idade Média, e culminando no século XVIII.

Entretanto, saiba que a data de encerramento da exposição de Mário Cesariny, «O Navio de Espelhos» (patente na Biblioteca Municipal António Botto), foi alterada, passando para o dia 8 de Maio.

Também alterada foi a data de realização da encenação de poemas do autor de «Girassóis-Crime», que passou para 6 de Maio, às 21 e 30, na Biblioteca Municipal




EXPOSIÇÃO HISTÓRICA EM AVEIRO

Integrada nas Iniciativas Culturais da Universidade de Aveiro decorre, até ao dia 30, na Biblioteca desta instituição de ensino superior, uma mostra de fotografias inéditas, livros, artigos de opinião, cartazes, entre outros documentos que ilustraram os factos mais marcantes da vida de Costa e Melo, desde a I República até aos nossos dias.

Mário Soares, Jaime Cortesão, Rodrigues Lapa, Mário Sacramento, Álvaro S. Neves serão alguns dos autores que expressaram em documentos toda uma vida do homem que sempre lutou por um Portugal mais justo e mais solidário.

(Carlos Duarte)




BELAS-ARTES EM CASCAIS

Uma colectiva de pintura, desenho, escultura e gravura encontra-se patente ao público, até ao dia 3 de Maio, na Galeria de Arte do casino Estoril.




CONCERTO EM COIMBRA

Curso livre de história de arte é o nome dado à iniciativa cultural da Casa Municipal da Cultura que hoje, às 18 horas, nos traz «A Arquitectura da Companhia de Jesus da Índia», de Pedro Dias.

No dia 28, às 21 e 30, o mesmo espaço cultural conimbricence estará reservado para o concerto de piano e canto de Augusto Mesquita e Isabel Melo Silva (soprano), respectivamente.

Um dia depois, ainda na Casa Municipal da Cultura, será a vez de reapreciar a série «Arquitectar» que, desta feita exibirá o filme «Habitação Colectiva», às 21 e 45.




FILME EM GUIMARÃES

Hoje, às 21 e 30, poderá conhecer «O Sabor da Cereja», no Auditório da Universidade do Minho. Trata-se do mais recente trabalho cinematográfico do realizador Abbas Kiarostami.

Se aprecia pintura não deixe de passar pela Sociedade Martins Sarmento para apreciar as obras de Fina Rosa, patentes ao público até ao fim do mês.




DANÇA EM LISBOA

Hoje e amanhã, no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, «Anjos, Arcanjos, Serafins, Querubins e Potestades» dançarão sob a orientação coreográfica de Olga Roriz, a partir das 21 e 30

Também amanhã, as novidades nos cartazes de cinema serão três: «Spice World - O Filme», de Bob Spiers, que promete enlouquecer os nossos jovens adolescentes, enquanto «Ponette», de Jacques Doillon e «Meia-Noite no Jardim do Bem e do Mal», de Clint Eastwood, entreterão o resto dos cinéfilos.



LIVRO EM PORTIMÃO

Hoje é o Dia Mundial do Livro que, na Biblioteca Manuel Teixeira Duarte será integralmente consagrado ao tema «Leitura Solidária», incluindo uma maratona da Biblioteca, exposições, animação musical com «Negros de Luz» (quarteto vocal, quarteto de cordas, piano e percussão), muita leitura e cidadania.

No sábado, o Antigo Mercado Municipal engalanar-se-á para albergar as comemorações da Revolução dos Cravos. É que às 21 e 30 o Grupo de Teatro Experimental de Lagos encenará «Sabina Freire».

O Dia Mundial da Dança - 29 de Abril, será assinalado por iniciativas da Associação Cultural Dançar, no Pavilhão Gimnodesportivo.




ENCONTRO EM SANTO TIRSO

A Feira das Tasquinhas deste ano realiza-se, a partir de amanhã, prolongando-se até ao dia 3 de Maio.

O evento destina-se à divulgação e promoção da gastronomia regional durante dez dias, no Parque D. Maria II.

Nos dia 25 e 26 realizar-se-á a quinta edição do Encontro Nacional Motard/Cultura.

Repartido por dos dias, sábado e domingo, este evento promete proporcionar a todos os participantes uma agenda bem cheia com a recepção dos participantes no posto de Turismo para entrega de lembranças, com um passeio cultural, uma prova de vinhos, um jantar na Feira das tasquinhas, uma concentração de motards na Praça do Município e, para terminar, com um almoço de encerramento seguido de muita animação, da entrega dos troféus, de sorteios e até de viagens de helicóptero.




ÁFRICA EM SINTRA

As «Semanas Escolares Africanas» são um projecto pedagógico de educação intercultural que pretende oferecer aos jovens em idade escolar um conhecimento novo e amplo sobre diferentes culturas, a fim de criar um relacionamento mais saudável entre todos.

A decorrer, até amanhã, em várias escolas do concelho, desta vez coube à Escola Básica 2,3 de Albarraque acolher mais uma semana escolar africana.

Assim, hoje, das 10 às 12 horas visite a exposição alusiva ao tema em questão para depois, das 14 às 16 horas poder apreciar o atelier de olaria, teatro, dança e batuque.

Amanhã o período compreendido entre as 13 e as 14 horas poderá ser preenchido a admirar e provar os manjares africanos numa mostra gastronómica à qual se seguirá o espectáculo final marcado para as 14 e 30.

Entretanto, se apreciar os trabalhos do pintor Rui Pinheiro, não deixe passar a oportunidade de visitar a sua mais recente exposição, patente até ao dia 13 de Maio, na Galeria Municipal do Museu Regional, de segunda a sexta-feira, das 9 e 30 às 12 horas e das 14 e 30 às 19 horas. Aos fins-de-semana e feriados a mostra estará aberta das 14 e 30 às 19 horas.

Mas se são as pinturas de Franco Charais as obras artísticas que lhe suscitam mais emoção, então passe pela Galeria Municipal de Fitares. No segundo piso poderá apreciar os mais recentes trabalhos deste pintor, de quarta a domingo - incluindo feriados -, das 16 às 22 horas.





POEMA DA SEMANA
Selecção de Carlos Carranca
 

País de Abril é o sítio do poema.

Não fica nos terraços da saudade

não fica em longes terras. Fica exactamente aqui

tão perto que parece longe.

Tem pinheiros e mar tem rios

tem muita gente e muita solidão

dias de festa que são dias tristes às avessas

é rua e sonho é dolorosa intimidade.

País de Abril fica na mágoa de o sabermos perto

e todavia rodeado de fronteiras

País de Abril tem verdes vinhas todavia

estão cercados de muros os caminhos da vindima.

Não procurem nos livros que não vem nos livros

País de Abril fica no ventre das manhãs

fica na mágoa de o sabermos tão presente

que nos torna doentes sua ausência decretada.

País de Abril é muito mais que pura geografia

é muito mais que estradas pontes monumentos

viaja-se por dentro e tem caminhos como veias

- os carris infinitos dos comboios da vida.

País de Abril é uma saudade de vindima

é terra e sonho e melodia de ser terra e sonho

território de fruta no pomar das veias

onde operários erguem as cidades do poema.

Não procurem na História que não vem na História.

País de Abril fica no sol interior das uvas

fica à distância dum só gesto os ventos dizem

que basta apenas estender a mão.

País de Abril tem gente que não sabe ler

os avisos secretos do poema.

Por isso é que o poema aprende a voz dos ventos

para falar aos homens do País de Abril.

Os amantes não podem de mãos dadas

encher as ruas de maçãs e barcos

amar não podem os amantes que o amor

tem estranhas sentinelas no País de Abril.

País de Abril tem estranhas sentinelas.

Todavia seus ventos ensinam aos homens

que não se pode proibir os homens de viver.

País de Abril tem ventos ilegais.

Mais ensinam que o mundo é do tamanho

que os homens queiram que o mundo tenha:

o tamanho que os ventos dão aos homens

quando sopram à noite no País de Abril.

In «A Praça da Canção»

Manuel Alegre