MEMÓRIAS




«Acção Socialista», 17 de Abril de 1980

PS VOLTA AO LARGO DO CARMO

O «Acção Socialista» noticiava na sua edição de 17 de Abril de 1980 que o PS iria comemorar o «Dia da Liberdade» no Largo do Carmo, o local onde Marcelo Caetano se rendeu ao jovem capitão Salgueiro Maia.

«Uma salva de morteiros e foguetes assinalará, às zero horas do próximo dia 25 de Abril, o movimento libertador que restituiu ao povo português a democracia e a liberdade, durante as comemorações que o PS vai organizar», lia-se no órgão oficial do PS, que lembrava que as celebrações organizadas pelos socialistas principiavam na véspera com um espectáculo no Coliseu dos Recreios, em que participariam, além do grande intérprete da música francesa, Herbert Pagani, diversos artistas portugueses de grande popularidade.

Destaque nesta edição para a transcrição de uma intervenção de Salgado Zenha no V Colóquio Internacional sobre a Convenção Europeia dos Direitos do Homem, realizado em Francoforte e organizado conjuntamente pelo Conselho da Europa e pelo Governo da RFA.

«A defesa da democracia é hoje uma tarefa vital para todos nós. É desejável uma maior aproximação de toda a Europa na defesa da democracia. Portugal, graças à Revolução de Abril, é hoje um país onde há liberdade e segurança», afirmava Salgado Zenha.

(JCCB)




QUEM DISSE?

«A França acolheu os nossos emigrantes com simpatia e nós somos muito sensíveis a isso, mas não se deverá esquecer que os portugueses têm contribuído largamente para o desenvolvimento económico da França.»

João Lima