AGRICULTURA




Desenvolvimento rural

EM SEIA CAPOULAS SANTOS INAUGURA ZONA AGRÁRIA

O secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, inaugurou no passado dia 4 as novas instalações da Zona Agrária de Seia.

Recorde-se que a criação das Zonas Agrárias, uma em cada um dos 275 concelhos do continente, é uma das medidas que decorrem no âmbito da profunda reforma orgânica que o Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pecas tem vindo a implementar, e cujo principal objectivo é colocar os técnicos junto dos agricultores e das populações rurais para prestação de apoio técnico e informativo.

É nas Zonas Agrárias que, antes do final de Abril, estará em funcionamento o Sistema de Informação aos Agricultores através das Zonas Agrárias (SIAZA) via Internet, que ficará igualmente disponível para os agricultores e suas organizações.

Ainda em Seia (Vila Chã), Capoulas Santos visitou as futuras instalações de uma fábrica de enchidos, que produzirá produtos característicos da região da Serra da Estrela.

Com um montante de investimento de cerca de cem mil contos, esta unidade agro-industrial empregará 21 pessoas.

Na ocasião, Capoulas Santos realçou a importância deste projecto para a economia da região e para um desenvolvimento sustentado.



Brucelose

Entretanto, o Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas emitiu no dia 7 um comunicado sobre os recentes casos de brucelose em Cabril, no concelho de Montalegre.

«Não obstante a relatividade do problema em termos de sanidade animal, uma vez que se trata de uma pequena região que regista também, desde 1992, uma evolução decrescente da incidência da doença nos animais, mas tendo em conta que se tem vindo a revelar, nos últimos três anos, um aumento de casos humanos confirmados», o Ministério da Agricultura decidiu «reforçar as medidas de controlo através de um plano de acção excepcional».

Segundo o comunicado, do plano constam o abate imediato dos 81 animais seropositivos já identificados (7 e 8 de Abril), a realização de novas colheitas de sangue para exame sorológico a todo o universo ovino e caprino da freguesia do Cabril (até 17 de Abril), a análise laboratorial das colheitas de sangue efectuadas (até 21 de Abril) e o abate sanitário de todos os animais positivos (até 30 de Abril).

Até à conclusão deste plano de acção, o Ministério da Agricultura esclarece que fica interdito o trânsito de animais nos termos a definir por edital da Direcção Regional de Agricultura de Trás-os-Montes.

(JCCB)